terça-feira, 1 de novembro de 2022

NOTA CONJUNTA PSOL/PT/PDT

 

NOTA CONJUNTA

 PSOL/PT/PDT

As direções dos partidos acima mencionados que, em Marechal Cândido Rondon, compuseram a coligação de apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva eleito, ontem, presidente da República vêm, à público, se manifestar sobre os trágicos fatos ocorridos em nosso município ao longo da noite do dia 30/10 para o dia 31/10/2022, e no decorrer deste.

Nosso país, nos últimos 04 anos, vivenciou uma política oficial de estimulo à divisão interna e à proliferação do ódio. Ao mesmo tempo que famílias eram divididas e amizades desfeitas, as instituições da República eram atacadas pelo mandatário maior e por diversos dos seus apoiadores. Em nível local, este discurso capturou a subjetividade de grande parte da população de nosso município.

Marechal Cândido Rondon não escapou da sanha violenta, com notáveis e irrefutáveis crimes de violência e vandalismo, que tomou conta do país desde a noite de domingo, 30 de outubro, depois da confirmação do TSE do resultado das Eleições presidenciais dando a vitória ao candidato do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva.

O que a população de Marechal Cândido Rondon assistiu acontecer ontem e hoje, dia 31, em nossa cidade, é reflexo deste processo. Vimos depredação de veículos, agressões físicas, até mesmo, tentativa de linchamento. Ações motivadas por um discurso que alimentou o ódio social nos últimos quatro anos e que, infelizmente, foi reproduzido por algumas das autoridades locais em diversas ocasiões.

É preciso que as autoridades rondonenses, o Poder Executivo, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário e, também, a imprensa local, se pronunciem sobre os fatos ocorridos, condenando veemente os mesmos e que àqueles que agiram de forma a executar e, incentivar, as agressões e depredações e os demais atos criminosos sejam responsabilizados.

É preciso, também, que se inicie – urgentemente – em nosso município, um movimento que busque reatar, minimamente, o pacto social. Não é possível, em uma sociedade civilizada, em uma República Democrática, que as autoridades mantenham um discurso – e ações – de forma a estimular a sociedade à cisão.

Nosso município é conhecido por ter uma população trabalhadora e hospitaleira, infelizmente, os fatos vivenciados ontem, onde um setor radicalizado – e minoritário – da população agiu de forma a agredir quem pensa diferente e impedir que a Democracia fosse celebrada, manchou o nome de nossa cidade.

Neste sentido, as direções do PT, PSOL e PDT, vêm à público repudiar o ocorrido, exigir a apuração criteriosa dos fatos e a punição dos envolvidos, e lembrar as autoridades dos três poderes e a imprensa de que a radicalização extrema do discurso político junto à sociedade, só faz rasgar o tecido social e, no fim, nos torna, a todos  nós, vítimas em potencial neste processo.

 

Assinam esta nota conjunta:

Direção Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL/MCR)

Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT/MCR)

Direção Municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT/MCR)

 

Marechal Cândido Rondon – 31/10/2022