ESPORTES



Ciclistas rondonenses são campeões da 

4ª Ultramaratona Pata  de Onça


Rondonenses comemoram bons resultados em uma das provas mais difíceis do País 
CRÉDITO: Divulgação

Os representantes da Associação Rondonense de Ciclismo e dos grupos Amigos do Pedal e Pedalindas tiveram uma participação vitoriosa na 4ª Ultramaratona Pata de Onça. Considerada uma das provas mais difíceis do ciclismo brasileiro, ela foi disputada neste final de semana (09 e 10) nas cidades de Nova Andradina, Taquarussu e Bataiporã, no Mato Grosso do Sul.
Foram dois ouros para os competidores de Marechal Cândido Rondon. Marlise Berwig e Suzana Konzen ficaram em 1º lugar na categoria Dupla Feminina; e Marcelo Konzen foi o campeão da categoria Master B1.
André Freitag e Rosangela Schmitz terminaram em 5º lugar na categoria Dupla Mista; e Andrei Michel Kuntz e Douglas Thomas classificaram-se em 9º na Dupla Masculina.
Sergio Luis Birck, inscrito na categoria Master C, participou do primeiro dia da competição, mas não largou na última etapa.
A 4ª Ultramaratona Pata de Onça foi uma prova que exigiu muita concentração e esforço físico dos competidores, que tiveram que percorrer 250 quilômetros por estradas rurais. O trajeto foi dividido em duas etapas: 150 km no sábado (09) e o restante no domingo (10). Segundo os atletas, a prova teve grande grau de dificuldade, especialmente no primeiro dia. O terreno arenoso, os ventos fortes e o calor tornaram a prova um desafio de superação.
O evento foi promovido pelo Pata de Onça Bike Clube em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo.

(Assessoria de Comunicação – Cristiano Viteck – 11.09.2017)


---------------------------------------------


Rui Barbosa se classifica para segunda fase do Mundial Escolar de Basquete

Em uma partida já anunciada como sendo uma das mais difíceis da competição, a equipe masculina de Marechal Candido Rondon, representando o Colégio Luterano Rui Barbosa, não conseguiu vencer os anfitriões Croácia. O jogo realizado na manhã desta terça-feira (02) foi eletrizante do início ao fim marcado por um ritmo muito forte de ambas as equipes.

A equipe do Rui Barbosa teve a vantagem da partida até os segundos finais do primeiro tempo quando a equipe croata passou a bloquear mais as bolas brasileiras na pequena área e contra-atacar de maneira explosiva. Final do primeiro tempo Brasil 25 x 27 Croácia. Mas, foi só na volta do intervalo que a equipe guerreira brasileira enfrentaria um adversário ainda mais forte. O árbitro húngaro, Petar Gyuris.

As faltas cometidas pelos brasileiros eram cada vez mais frequentes e, muitas vezes causadas por um falso entendimento da arbitragem que chegou inclusive a interromper um ataque do Brasil para atender o atleta croata que se queixava de dores e não participava de nenhum lance.
E, com essa forcinha a mais, a equipe masculina brasileira teve sua primeira derrota numa partida encerrada em 59x50.

Amanhã, 03 de maio, a equipe rondonese enfrenta pelas oitavas de final a Alemanha. Você pode acompanhar esse jogo, ao vivo, às 05h30, horário de Brasília pela fan page ISF WSC BasketBall.



Patrícia Schulz
Assessoria de Comunicação Colégio e Faculdade Luterana Rui Barbosa

45 99991-0095

-------------------------------


Rondonense vence em campeonato regional de skate realizado em Toledo

Marlon, ao centro, tendo ao lado o segundo e terceiro colocados e os organizadores do evento.

O skatista rondonense Marlon Carvalho venceu neste domingo, 23, o 3º Street Skate Toledo, na categoria Iniciante. O campeonato foi promovido pela CUFA Toledo/PR e pelo Skate Clube de Toledo, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer daquele município. 

O evento contou com 68 competidores, que disputaram o título em 4 categorias, sendo elas Mirim, Iniciante, Amador e Feminino. Participaram representantes de 12 municípios e 3 diferentes estados.


Marlon, de 15 anos, é estudante do Colégio Estadual Frentino Sachser e conquistou o primeiro lugar em sua estreia na categoria. Até então, ele competia na categoria mirim, na qual é o atual campeão rondonense, título conquistado no último evento desta modalidade esportiva no município, realizado ainda no ano passado.

Foto: https://www.facebook.com/skateclubeeesportesradicaisdetoledo/?fref=ts


 --------------------------------------------------


Ginásio Ney Braga recebe novo piso

        O Ginásio de Esportes Ney Braga, principal praça esportiva coberta de Marechal Rondon, recebeu a instalação de um novo piso, em polipropileno. A colocação do novo material foi concluída neste final de semana, patrocinada pela Copagril, cuja equipe de futsal estreia no próximo sábado (22) na Liga Nacional-2017.
        Uma parceria foi estabelecida entre a cooperativa e a administração municipal rondonense, com a cessão do piso ao município até pelo menos o final deste ano. O acordo foi firmado entre o prefeito Marcio Rauber e o presidente da AACC –Associação Atlética e Cultural Copagril, Jaime Vilani.
        No início deste ano, por determinação do chefe do Poder Executivo, uma comissão técnica avaliou as condições de conservação da quadra do Ney Braga. A comissão foi formada pelo engenheiro Daniel Benetti; 2º tenente do Corpo de Bombeiros, Lucas Schlogl; José Eduardo Santana, representando a AACC; Cristiano Metzner, secretário municipal de Esportes e Lazer e o coronel Welyngton Alves da Rosa, secretário municipal de Segurança e Trânsito. O laudo técnico apontou que “o piso de madeira da quadra do Ginásio de Esportes Ney Braga oferece risco vital aos praticantes e sua troca é essencial e emergencial para previnir a integridade física de qualquer pessoa que esteja utilizando a mesma”. Com base nesse parecer, o prefeito Marcio Rauber iniciou a tomada de medidas para resolver a questão, quando então o presidente da AACC propôs uma solução ágil e interessante para o município.
        Conforme explicou o prefeito, “havia a necessidade da troca do piso do ginásio de forma urgente, uma vez que a Liga Nacional está por começar, e o processo licitatório por parte do município não estaria concluído em curto espaço de tempo”. Marcio Rauber lembrou que, além disso, as equipes de base de diversas modalidades esportivas e a própria comunidade de Marechal Rondon estavam impedidas de utilizar o ginásio, dada a precariedade em que se encontrava o piso da quadra. “Como a cooperativa se prontificou em fazer o investimento, buscamos a forma legal de viabilizar a parceria, desonerando os cofres públicos e beneficiando não só a equipe da Copagril, mas, principalmente os atletas das nossas equipes de base”, destacou.
        O presidente da AACC, Jaime Vilani, por sua vez, mostrou-se satisfeito com a receptividade da administração municipal. Segundo ele, se fosse preciso aguardar o processo licitatório por parte da prefeitura, “certamente a equipe da Copagril teria que transferir os seus jogos da Liga Nacional para outras cidades, o que frustraria a torcida rondonense”.

        Vilani ressaltou que a quadra do Ney Braga, do jeito que se encontrava, realmente oferecia riscos à integridade dos atletas, com dezenas de frestas, ferpas e parafusos salientes, como mostrou o laudo da comissão de vistoria. “Alguém poderia se ferir gravemente, e por isso propusemos esse acordo ao prefeito Marcio Rauber, até como forma de gratidão por todo o tempo em que a equipe da Copagril vem utilizando o ginásio em suas competições oficiais”, concluiu.
Jogos da Copagril pela Liga Nacional são a principal atração no Ney Braga (Foto: Divulgação)

-------------------------------------------------------

Karatecas rondonenses participam de competição em Capanema


A cidade de Capanema, no sudoeste do estado, sedia neste sábado (08) a abertura oficial do calendário de competições da Federação Estadual de Karatê Interestilos do Paraná (FEKIP). Na ocasião, será realizada a 1° Copa Capanema de Karatê Interestilos, que será disputada nas categorias individuais de kata e kumite masculino e feminino, e as categorias de kata equipes (6 a 10 anos e 11 a 14 anos) e kumite, equipes revezamentos (6 a 10 anos e 11 e 12 anos) masculino e feminino.
Marechal Cândido Rondon estará participando deste evento com 10 atletas nas disputas individuais e 04 equipes kata e kumite, pela Academia Liberdade Karatê Shotokan(ALKS),dirigida pelo shihan Atílio Guiosi, faixa preta 6° dan.

A equipe rondonense conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).

--------------------------------------------------------

Reunião discute projeto de lei municipal de incentivo ao esporte e parcerias

 Reunião entre integrantes da Secretaria de Esportes, Câmara de Vereadores e Unioeste. Foto: Cristiano Viteck

Marechal Cândido Rondon poderá ter, em breve, uma lei municipal de incentivo ao esporte, com o objetivo de criar meios para a captação de recursos e fortalecer o setor. O assunto foi um dos temas de reunião na tarde de hoje (24), na Secretaria Municipal de Esportes. Participaram o chefe da pasta Cristiano Metzer (Suko) e o diretor Diogo Schneider; o professor do curso de Educação Física da Unioeste, Alberto Madureira; o vereador Nilson Hachmann e seu assessor Douglas Berwig, além dos assessores dos vereadores Arion Nasihgil e Valdir Port (Portinho), Maxion Souza e Diogo Louback, respectivamente.
Durante discussão sobre orçamento e recursos para o setor esportivo, Suko anunciou que está em fase de finalização o projeto de lei de incentivo à Cultura, a ser encaminhado em breve à Câmara pelo Poder Executivo. “Para agilizar a votação assim ele que chegar à Câmara, no que depender dos vereadores, estamos dispostos a dar todo o apoio”, garantiu o vereador Nilson.
Poucos municípios do Paraná já possuem esta legislação. Entre eles está Toledo, que assim vem conseguindo recursos extras para investir nas mais diversas modalidades.
Por outro lado, Suko informou que no Paraná não existe lei estadual de incentivo ao esporte, embora vários debates sobre o tema tenham ocorrido. Como forma de se somar a esta reivindicação da classe esportiva, foi sugerido que o Poder Legislativo rondonense encaminhe ofício ao governador Beto Richa solicitando que envie o projeto o quanto antes para apreciação na Assembleia Legislativa.
Também na pauta da reunião esteve a possibilidade de ampliação dos convênios entre o município e a Unioeste. Um deles é visando a reativação do projeto de hidroginástica para a terceira idade. A universidade, segundo o professor Madureira, poderá disponibilizar a piscina e alunos para auxiliarem nas atividades. Ao governo municipal caberá oferecer um profissional –que já está sendo viabilizado – para coordenar os trabalhos.
Na avaliação dos presentes, a reunião foi positiva para estreitar o relacionamento entre Secretaria de Esportes, Câmara e Unioeste para novos projetos serem viabilizados e oferecidos à comunidade.


 Fonte: Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 24.03.2017