MCRONDON


Conferência Municipal de Cultura acontece hoje em Marechal Rondon

25 de Janeiro de 2023 às 07:45

Agentes culturais e pessoas ligadas à cultura estão sendo convidados a participar



O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Marechal Cândido Rondon e a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, promovem hoje, dia 25, a 4ª Conferência Municipal de Cultura, no pavilhão alemão, no parque de exposições.

O evento iniciará às 19h, com credenciamento. A abertura solene está marcada para as 19h30, seguida da leitura e aprovação do regimento interno da conferência.

Às 20h30 acontecerá uma palestra virtual com André Avelino da Silva, da Secretaria de Cultura do Paraná, que falará sobre o desenvolvimento de projetos artísticos e culturais. Na sequência, acontecerão as mesas temáticas, onde seis eixos temáticos serão abordados: artes cênicas, artes plásticas, artesanato, música/literatura, patrimônio cultural e políticas culturais. Os temas serão amplamente discutidos e os resultados irão compor o Plano Municipal de Cultura. Por isso, pede-se que os agentes culturais ligados a estes eixos participem da programação, dando sugestões e propostas. A última pauta da programação é a discussão, apresentação e aprovação do novo Plano Municipal de Cultura.

“Convocamos os artistas e pessoas ligadas à cultura para participar do evento. Na ocasião, será elaborado o novo Plano Municipal de Cultura, que irá nortear o setor cultural do município para os próximos 10 anos. É uma oportunidade muito importante para dar sugestões e apresentar propostas”, salientou o secretário de Cultura, Junior Paulinho Niszczak.

A ficha de inscrição para o evento pode ser preenchida antecipadamente, através do endereço eletrônico: https://forms.gle/wvRgvRw7vcsaCk6YA.

Fonte: https://marechalcandidorondon.atende.net/cidadao/noticia/conferencia-municipal-de-cultura-acontece-hoje-em-marechal-rondon


-----------------------------------------------------------------------

PSOL PEDE QUARENTENA PARA OS RONDONENSES QUE FORAM À BRASÍLIA VER BOLSONARO



O Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade – Município de Marechal Cândido Rondon apresentou via e-mail, na noite de hoje (17/05/2020), denúncia ao Ministério Público Estadual com solicitação de Providências Imediatas, em relação à notícia da participação de rondonenses em uma excursão ao Distrito Federal com o objetivo de participar de um ato de aglomeração em favor do presidente da República. 
A denúncia foi apresentada em virtude da preocupação sobre as possíveis consequências para a sociedade rondonense , pois estes indivíduos quebraram o isolamento social imposto a todos os munícipes devido a pandemia da Covid-19.  
Lembramos que o Distrito Federal, conforme consta na denúncia, apresenta um índice de contaminação muito maior do que o estado do Paraná. Assim, na intenção de defender a sociedade contra a irresponsabilidade  - mesmo que involuntária – de determinados indivíduos, o PSOL apresentou a denúncia e o pedido de providências. 
A Petição pede, dentre outras coisas, esclarecimentos sobre a autorização da viagem, e solicita que os participantes sejam colocados, compulsoriamente, em regime de quarentena tão logo retornem ao município.
O vídeo da “visita” dos rondonenses à Brasília foi amplamente divulgado nas redes sociais, assim como veiculado na mídia em geral, sendo alvo de muitos comentários e comoção da sociedade rondonense que, neste momento, procura se precaver diante dos perigos da pandemia. 

FONTE: Secretaria de Comunicação - PSOL/MCR/PR




CICLOTURISMO



Foi dada a largada para o maior evento de Cicloturismo do Paraná.

Estão abertas as inscrições para a 1ª etapa do 7º Circuito Regional de Cicloturismo.

Marechal Cândido Rondon será o destino dos apaixonados pelo pedal e que buscam conhecer belos lugares e vivenciar grandes aventuras.O evento acontece no dia 09 de Fevereiro de 2020!

Faça sua inscrição agora mesmo através do link: https://www.ticketagora.com.br/e/7°+CIRCUITO+REGIONAL+DE+CICLOTURISMO+-+ETAPA+MARECHAL+CÂNDIDO+RONDON-29543



-------------------------------------------------------
TEATRO

A apresentação do espetáculo de sombras Menestrel Conta a Imigração no Paraná, acontece nesta terça-feira em Marechal Rondon


Nesta terça-feira, dia 08 de outubro, às 19h30, ocorre a edição do projeto Circuito Cultural Sesi, com espetáculo de sombras Menestrel Conta a Imigração no Paraná, da Cia Karagozwk de Curitiba. A programação será realizada no Pavilhão Alemão, no parque de exposições. Trata-se da edição do projeto Circuito Cultural Sesi.

Sobre a peça, no centro do palco uma grande, bonita e misteriosa carroça ocupa a cena, que se inicia com um ar de mistério e música. Surge o Menestrel que logo conhece a personagem Esmeralda. Eles são contadores de histórias e descobrem que aquela bela carroça é fantástica.
Menestrel e Esmeralda caem dentro do livro e passam a viajar na história da imigração do Paraná. Eles vivem uma verdadeira aventura. A tela da carroça leva o público aos anos de 1875, Porto de Paranaguá, onde chegaram os primeiros imigrantes vindos de navio.

Os "caçadores de histórias" enfrentam desafios, mas não desistem da viagem que os leva à Morretes, à construção da estrada de ferro de Paranaguá - Curitiba, mostrando o fandango no litoral, a congada da Lapa, passando por Prudentópolis, Araucária, Irati, Carambeí, Colônia Witmarsum, norte do Paraná e terminando na região de Foz do Iguaçu, as "Terras do Paiquerê" conforme são denominadas pelas Caingangues e Guaranis.

Um espetáculo que conta a história do nosso Estado de forma lúdica e instigante. Tem duração de 60 minutos. É livre para todas as idades. Não é obrigatório, mas pede-se para quem puder e quiser, uma contribuição voluntária de um quilo de alimento não perecível.


-----------------------------------------------

AMAdurecer: Agroecologia e educação ambiental atreladas na participação e orientação de jovens*


O Centro de Atendimento à Família (CAF) conta com uma grande novidade. Trata-se do modelo de Horta Mandala. O espaço foi todo revitalizado com o viés de agroecologia e educação ambiental, contando com a participação e orientação de jovens.
Mandala, possui diversos significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente é o símbolo da integração e da harmonia.
A implantação da horta, de acordo com a Secretaria de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber, se dá através da execução do projeto AMAdurecer. A ação mostra a importância do trabalho, o respeito com o meio em que vivemos e principalmente o respeito com o próximo. Visa proporcionar o entendimento que o universo que flui ao nosso redor é composto por diversas mandalas, desde nossos alimentos, as constelações, até mesmo a formação molecular do nosso corpo. Todo esse mecanismo em harmonia cria o que conhecemos e vivemos. Aprender sobre isso, proporciona além do respeito, a gratidão por fazer parte deste todo.

A HORTA

O modelo de horta aplicado é dividido por quatro fatias, cada um representa uma estação do ano e cada um composto por onze canteiros (representados por nove planetas, sol e lua). A representação permite ensinar sobre o sistema solar a qual fazemos parte, as estações que temos e como funcionam, bem como, a relação do nosso planeta com o seu satélite natural.
A estruturação da horta traz ainda o modelo do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), onde ao centro do sistema há um espaço para criação de galinhas. O esterco produzido pelos animais é utilizado para adubação dos canteiros. As galinhas também estão sendo utilizadas para a manutenção das fatias conforme o rodízio do plantio que seguirá as estações ao ano.
O entorno da mandala, servirá para o plantio de culturas anuais. Nas faixas de divisa, de um lado árvores frutíferas foram plantadas com a finalidade de proporcionar sombra e ofertar frutas quando começarem a produzir. Do outro lado serão plantadas culturas altas para a formação de barreira de proteção.
As verduras produzidas na horta são colhidas e selecionadas para que a cozinha do CAF possa servir no horário do almoço. O remanescente será ser ofertado as crianças e adolescentes que participam do projeto, para que levem para suas casas e enriqueçam o cardápio familiar.

O TRABALHO

Todas as práticas na horta são orientadas e supervisionadas. Atualmente o projeto conta com a participação do técnico agrícola Valdeilson Almdeira (CAPA) e da orientadora social e gestora ambiental Ana Luiza Wnuk.

O CAF

O CAF atende crianças e adolescentes cadastradas no Cadastro Único com idades entre 04 e 14 anos, a partir do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A ação tem por objetivo estimular o convívio social e familiar, reforçando o sentimento de pertencimento, contribuindo para a formação da identidade familiar e social de cada criança. O espaço oferece também atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, com o intuito de despertar e desenvolver habilidades em todas as crianças e adolescentes.


* Editado 09/09/2019

Fonte: https://marechalcandidorondon.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/1732


---------------------------------------------

Marechal Rondon terá feira livre nas quartas e sábados*


Cheiro de pastel fresquinho, espetinho, tapioca, cucas, pães, bolachas, geleias, hortifrúti, carnes e seus derivados, artesanato, tudo isso em um só lugar. Marechal Cândido Rondon passa a contar com mais um local de comercialização de produtos orgânicos, da agricultura familiar, além de produtos de artesanatos de "fundo de quintal".

Desde o ano passado um grupo de pessoas está trabalhando para isso. Agora a feira livre denominada de "Sabor e Arte" se torna realidade no município. Ela será mais uma opção para os rondonenses que queiram consumir produtos naturais e fresquinhos.
A tradicional feira do produtor na rua Dom João VI, ao lado Sindicato Rural, não sofrerá alterações. Continuará sendo realizada nas terças e sextas-feiras, das 17h às 19h30.
A nova feira será realizada nas quartas-feiras, das 17h às 20h, e nos sábados, das 9h às 13h, no parque de exposições, no pavilhão onde durante a Expo Rondon é montada a praça de alimentação.
Uma Associação de Feirantes foi constituída para organizar o evento. Tem como presidente Sandra de Oliveira; vice-presidente Inácio Vorpagel; e secretário Joel Pedro Veigant. Na manhã da terça-feira (03), integrantes da associação se reuniram na prefeitura para tratar sobre detalhes da exposição.
As tratativas para esta nova feira iniciaram no Setor de Alimentação Escolar da prefeitura e no Conselho da Alimentação Escolar (Consea), representado por Arno Figur. Tem total apoio da prefeitura, através de todas as secretarias, em especial de Agricultura e Política Ambiental, através do secretário Adriano Backes. A Itaipu Binacional também ofereceu apoio, com a doação de 12 barracas e a Unioeste que organizou o estatuto e realizou pesquisa para saber qual o melhor local de comercialização destes produtos.
Vale lembrar que tudo está dentro das normas da Vigilância Sanitária e do SIM (Serviço de Inspeção Municipal)

Conforme Sandra, já estão inscritos 20 feirantes, porém, está aberto para novos participantes, por isso, é denominada de feira livre. "A principal diferença para a feira já existente, é que ela permite a participação tanto de agricultores, quanto de pessoas da cidade", destacou.
Ela ressaltou que a expectativa é bastante grande. "Estaremos oferecendo um espaço amplo, com praça de alimentação, onde os visitantes poderão saborear vários alimentos fresquinhos. Após isso, poderão adquirir os produtos para levar para casa. Será uma ótima opção para os rondonenses e visitantes conhecerem um pouco mais do que é produzido no município", apontou.
O lançamento aconteceu neste sábado, dia 07, no lago municipal. Dentro em breve, durante a realização da feira, nas quartas-feiras, as secretarias da prefeitura deverão promover atividades paralelas no local, como atividades físicas, oferecer exames médicos, apresentações de danças, entre outros.
Os interessados em participar da feira com a venda de produtos podem entrar em contato pelo fone (45) 99936-8022.

09/09/2019

* Editado

Fonte: https://marechalcandidorondon.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/1738
--------------------------------------

Projeto de lei prevê que licitações da Prefeitura rondonense sejam transmitidas ao vivo

Está sob análise das Comissões Permanentes de Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Fiscalização do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, o projeto de lei 11/2018, de autoria do vereador Vleiton Freitag (Gordinho do Suco). A matéria, apresentada na sessão do dia 19, pretende a obrigatoriedade da transmissão ao vivo, pela internet, através do Portal da Transparência da Prefeitura mUnicipal, das sessões públicas promovidas pelas Comissões Permanenetes de Licitações da administração direta e indireta do governo municipal.

Ainda conforme o projeto, após a transmissão ao vivo, as gravações em áudio e vídeo devem ficar disponíveis à população, pelo prazo mínimo de três anos. Se aprovada a proposta, o descumprimento da lei por parte do gestor responsável pelo órgão configurará crime de responsabilidade administrativa, sem prejuízo de outras sanções previstas em legislação federal.
Conforme Gordinho do Suco, a transmissão ao vivo e posterior gravação das licitações deverá abranger os procedimentos de abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, de verificação e conformidade de cada proposta com os requisitos do edital, de julgamento e classificação de propostas.
Ressalta-se, porém, que os processos licitatórios realizados na modalidade pregão eletrônico e de dispensa ou inexigibilidade de licitação ficam dispensados da transmissão ao vivo.
“O objetivo deste projeto de lei é resguardar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência dos atos, pois com a aplicação desta legislação, toda a sociedade poderá acompanhar a tramitação dos processos licitatórios. Defendemos que a transparência dos atos públicos não é uma faculdade concedida aos gestores municipais, e sim uma verdadeira imposição legal de prestar contas de tudo que é feito e que envolve recursos públicos”, afirma Gordinho do Suco.
Se aprovada a lei, ela deverá entrar em vigor em até 180 dias contados a partir da sua data de publicação.

Vereador Gordinho do Suco: “a transparência dos atos públicos é uma obrigação dos gestores municipais”

CRÉDITO: Cristiano Viteck



Fonte: Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 21.03.2018

--------------------------------------

Vereador Arion propõem novas regras para publicação de atos oficiais e controle de filas para creches
Vereador Arion Nasihgil: projetos ressaltam a transparência na gestão municipal

O vereador Arion Nasihgil é autor de dois projetos de lei que passaram a tramitar esta semana no Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon. O de número 01/2018 pretende disciplinar a publicação resumida de contratos e aditamentos do Município de Marechal Cândido Rondon. A regra de publicação que o vereador sugere, se aprovada, terá validade para o Diário Oficial do Município, jornais contratados pela Prefeitura para esse fim e portais da transparência mantidos pela administração municipal na internet.
Pelo projeto de lei, a publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos deverá conterá os nomes das partes, o número do documento (CPF/CNPJ) da contratada, o nome do representante legal da contratada quando for esta pessoa jurídica, o objeto do certame, a espécie, o número do contrato, o prazo, o valor e o número do processo de licitação, dispensa ou inexigibilidade de que resultou. As publicações sobre aditamentos contratuais conterão também o fundamento legal e o motivo resumido para o aditamento e indicarão os novos valor e prazo contratual pactuados.
A regra estabelecida também deverá ser observada no caso de convênios e instrumentos congêneres. Além disso, o projeto de lei enfatiza que todos os atos editados pela administração municipal, como leis, decretos, portarias, resoluções, resumos de contratos e aditivos, avisos, notificações, balanços e balancetes deverão ser publicados de forma legível e clara.
“Projetos semelhantes já foram apresentados e aprovados em diversos municípios, servindo esta proposição como uma tentativa de trazer também para Marechal Cândido Rondon o compromisso do Poder Público Municipal com a publicidade de tudo que realiza, no estrito cumprimento dos princípios administrativos constitucionais”, justifica Arion.
O projeto de lei foi baixado para a análise e pareceres das Comissões Permanentes de Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Fiscalização.

Creche

Outro projeto de lei do mesmo vereador, de número 02/2018, dispõe sobre a obrigatoriedade do controle de preenchimento de vagas em creches municipais e Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs), mediante utilização de sistema, registro em protocolo e divulgação física e na internet da lista de espera, com atualização em tempo real.
Segundo Arion, a implementação do sistema é necessária para dar transparência e tornar mais eficiente o preenchimento das para vagas, que hoje são controladas no Paço Municipal de forma manual, sem qualquer controle rígido e sem o acompanhamento por parte dos responsáveis.
Ele cita que é notório, em grande parte dos municípios do país, o tráfico de influência praticado por agentes públicos no encaminhamento de crianças para os educandários municipais, de forma a favorecer eleitores e pessoas apadrinhadas. Sem um sistema eletrônico de cadastramento e que gere um protocolo, critica Arion, este “lobby” político fica facilitado. “Em contrapartida, com o protocolo em mãos, o responsável poderá acompanhar sua solicitação, bem como fiscalizar a fila de espera”, defende o vereador.
O projeto está sendo analisado pelas Comissões Permanentes de Justiça e Redação, de Finanças, Orçamento e Fiscalização e de Saúde, Educação, Cultura, Bem-Estar Social e Ecologia.
A expectativa do vereador é que ambos os projetos de lei sejam liberados para votação no plenário da Câmara nas próximas semanas.



CRÉDITOS: Cristiano Viteck

-------------------------------------------

Etapa rondonense abre em 04 de março calendário 2018 do Regional de Cicloturismo

Registro da reunião da comissão organizadora realizada na noite de ontem (17) - CRÉDITO: Divulgação
Marechal Cândido Rondon vai realizar, no dia 04 de março, a primeira etapa do 6º Circuito Regional de Cicloturismo da Adetur - Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu. A etapa será realizada em parceria com a Prefeitura, através das Secretarias de Indústria, Comércio e Turismo e de Esporte e Lazer; Associação Rondonense de Ciclismo (ARC) e grupos de pedalada.
Na noite de ontem (17) aconteceu reunião da comissão organizadora do evento. Segundo foi discutido, a expectativa é atrair para o evento em torno de mil ciclistas de Marechal Cândido Rondon e região. A motivação é grande em razão do sucesso alcançado com a edição do ano passado no município, que contou com mais de 700 participantes e foi bastante elogiada.
Para alcançar a meta, os organizadores estão elaborando um roteiro especial, com belas paisagens e caminhos que atraiam os ciclistas. Serão dois percursos: um menor, com cerca de 20 quilômetros, e outro maior, com aproximadamente 40. Para animar ainda mais os participantes, está confirmada a degustação de chope e salsichão, ao som de música germânica em um dos pontos de parada do percurso.
Através de lei municipal aprovada no final de 2017, o Regional de Cicloturismo integra o calendário oficial de eventos de Marechal Candido Rondon. A atração, segundo a Adetur, oferece aos participantes uma atividade agradável de lazer e diversão juntamente com a família e amigos, em perfeita harmonia com o meio ambiente para demonstrar o que a região lindeira tem de melhor.
A data de início das inscrições, valor e mais informações serão divulgadas em breve.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 17.01.2018


---------------------------------------


Modelo rondonense é destaque nas passarelas nacionais e a partir de 2018 nos desfiles da alta-costura internacional




Gabrielle Braga se destacou entre os mais de 50 mil habitantes de nossa cidade. Gabi tem um físico longilíneo de 1,80m, em combinação com volumosos cabelos cacheados e brilhantes olhos azuis, esses traços tornaram a menina a exceção entre o biótipo padrão de Marechal Cândido Rondon.
Carreira
A carreira de modelo surgiu por acaso, mas serviu para que Gabrielle pudesse desenvolver o sentimento de pertencimento. Inteligente e esperta, aos 13 anos, ela decidiu que era na moda que sua vocação estava e convenceu os pais a levarem para São Paulo.
“Minha mãe sempre quis que eu focasse nos estudos, mas eles me apoiam. É muito bom saber que posso contar com meus pais”.
Ela foi aprovada pela WAY de imediato em sua avaliação em 2014, mas a pouca idade impossibilitou que ela iniciasse prontamente na carreira.
O primeiro book mostrou que Gabi estava disposta a se esforçar. “Lembro-me que eu tinha pesquisado muito e tentado entender como funcionava, mas eu era muito boba na frente da câmera, foi engraçado”, apenas três anos após as fotos iniciais, ela destaca grandes mudanças em sua postura: “A atitude mudou. Como uso os ângulos do meu rosto também. Eu não entendia as poses que podiam melhorar a foto”.
Em 2017, a espera acabou e a paranaense pode fazer seu grande debut no mercado nacional. Com 16 anos completos, Gabi estreou na São Paulo Fashion Week com 11 desfiles, entre eles: Osklen, Iódice, Helo Rocha. “Foi uma loucura boa, estava chegando ao final e não queria que acabasse. Foi tão único” afirma.
Nova identidade
Neste ano ela também assumiu uma nova identidade: seus cachos. Após ser refém da chapinha por anos, a pedido da agência ela assumiu seu cabelo natural. “Sempre tive uma relação de amor e ódio com meus cabelos. Eu detestava eles porque sofria Bullying quando criança por causa dos estereótipos da minha cidade. Agora estou apreendendo a gostar”.
Entre os livros
Em casa, Gabi é a irmã mais velha de um menino de 9 anos e a filha responsável de um casal de professores universitários, Ariane Salibe (mãe) e Gilberto Costa Braga (pai). Sua rotina é como de toda adolescente de sua cidade: escola, academia, passeios de bicicleta com as amigas e longas tardes de sábado no sofá com seus livros. Ela garante que balada não é seu forte e que encontra refúgio na leitura.
Estudos
Estudante do 2° ano do Ensino Médio no Colégio Evangélico Martin Luther, suas disciplinas preferidas são química e biologia. Se não fosse modelo, talvez tivesse seguido no caminho da biomedicina. “Gostaria muito de ajudar as pessoas”, assegura.
São Paulo
Gabrielle nesse final de ano se mudou de vez para São Paulo. Animada, ela conta que o Colégio permitiu que ela termina-se o ano à distância, ela está morando na casa das modelos da agência. “Eu, particularmente, acho muito legal viver com as outras meninas, é menos solitário, elas são minha família de São Paulo”.
Carreira internacional
Londres, aqui vou eu!
Gabi a partir de janeiro de 2018 estará se mudando para Londres, onde participará dos desfiles da alta-costura. “Quero ser reconhecida pela minha capacidade e mostrar para o mundo o que posso fazer. Compartilho o sonho de toda modelo de ser bem sucedida” afirma Gabrielle Braga.
Marechal Cândido Rondon estará sempre na torcida para que Gabi possa levar o nome do nosso município para vários lugares do mundo.
Com informações: Marechal Online / Revista My Way.

-------------------------



Escola Sem Partido não será implantado na rede de ensino de Marechal Rondon


Em votação secreta ocorrida na sessão de ontem (11) do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, a maioria dos vereadores votou pela manutenção do veto do prefeito Marcio Rauber ao projeto de lei 29/2017, de autoria do vereador Ronaldo Pohl. O veto à matéria, popularmente conhecida como Escola Sem Partido, recebeu oito fotos a favor e quatro contrários. Um vereador votou em branco.
Para que o veto do Poder Executivo fosse derrubado na Câmara eram necessários, no mínimo, sete votos dos 13 vereadores.
A matéria repercutiu e mobilizou segmentos da sociedade local favoráveis e contrários ao projeto de lei. Conforme o vereador Ronaldo Pohl, a proposta de lei tinha como objetivo assegurar a formação de alunos sem doutrinação política ou ideológica na educação infantil das redes pública e privada de ensino no município.
O texto, inicialmente, foi aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 09 de novembro. Contudo, quatro dias depois foi vetado totalmente pelo prefeito Marcio Rauber.
“Em que pese a nobre motivação que levou os ilustres vereadores a propor o presente projeto de lei, o texto não reúne condições de ser convertido em lei”, afirmou o prefeito no veto. No entendimento do Poder Executivo Municipal, o projeto de lei continha vícios de iniciativa, de competência e de constitucionalidade.
A justificativa do prefeito teve a concordância da maioria dos vereadores, que ontem votaram pela manutenção do veto, o que impede a implantação do projeto Escola Sem Partido na rede de ensino de Marechal Cândido Rondon.

Apuração da votação em que a maioria dos vereadores decidiu pela permanência do veto

Vereador Ronaldo Pohl defendeu na tribuna o projeto, antes da votação do veto




Fotos: Cristiano Viteck



Fonte: (Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 12.12.2017)


------------------------------------




"Cartinhas de Natal" ainda podem ser adotadas em 
Marechal Rondon


  Segue até esta terça-feira (12), a campanha Natal Encantado de Marechal Rondon. Até esta data, qualquer pessoa poderá se dirigir ao paço municipal para adotar uma cartinha, que se encontra pendurada na árvore de natal.
     O objetivo da campanha lançada pela prefeitura rondonense, por meio das secretarias de Assistência Social e Cultura, é de que crianças tenham a oportunidade de ganhar os presentes desejados neste Natal.
     Qualquer pessoa que tiver interesse em ajudar uma criança, só precisa vir até a árvore de natal e adotar uma carta. O interessado  terá a opção de ele mesmo entregar o presente ou então, entregar nas secretarias de Assistência Social e Cultura, que farão a entrega.

Fonte: https://marechalcandidorondon.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/527


------------------------------------

Portinho propõe instalação de placas indicativas de locais estratégicos da cidade


O vereador Valdir Port (Portinho) propõe à Prefeitura de Marechal Cândido Rondon que instale placas indicativas de Hospital Municipal, Unidade 24 Horas, Bombeiros, SAMU, Prefeitura, Polícia Civil, Polícia Militar, Fórum, Câmara de Vereadores e Rodoviária Municipal nas principais vias públicas da cidade.
Segundo ele, a falta destas placas causa transtornos à comunidade local e, principalmente, aos visitantes que transitam pelas ruas da cidade.
“Ressalta-se que algumas destas placas foram danificadas pelo tornado que devastou parte da cidade em novembro de 2015, sendo retiradas e não mais reinstaladas pela administração municipal”, conclui Portinho na indicação apresentada na sessão de ontem (04).

Fonte: (Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 04.12.2017)

--------------------------------------

Vereadores querem apoio do Estado para pavimentação em bairros e Porto Mendes

Em dois requerimentos aprovados pelo Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, o Legislativo solicita à Prefeitura que formalize parceria com o Governo do Estado. O objetivo é a liberação de recursos que permitam a pavimentação asfáltica de ruas dos bairros São Francisco, Jardim Primavera, Jardim Marechal, Boa Vista, Higienópolis, Augusto I e II, além do Loteamento Recanto dos Pássaros. As vias a serem contempladas já contam com pedras irregulares, mas a população reivindica a melhoria com asfalto.
Para que estas obras sejam concretizadas, os vereadores Pedro Rauber, Nilson Hachmann, Claudio Koehler, Adelar Neumann, Adriano Backes, Gordinho do Suco, Portinho e Vanderlei Sauer encaminharão ofício ao deputado estadual Elio Rusch para que busque a conquista dos recursos através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano.
Em outro requerimento, os mesmos vereadores, além de Dorivaldo Kist (Neco), também solicitam à Prefeitura, ao Governo do Estado e ao deputado Elio Rusch que viabilizem recursos que permitam a pavimentação asfáltica da Avenida Capitão Heitor Mendes, em Porto Mendes, pois ela apresenta várias imperfeições e, portanto, carece de melhorias.

Fonte: (Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 05.12.2017)

--------------------------------------

Aprovada regulamentação de feiras itinerantes e eventos temporários em Marechal Rondon
Vereadores aprovaram o projeto hoje (06), em sessão extraordinária - CRÉDITO: Cristiano Viteck

A Câmara de Vereadores aprovou em definitivo – em sessão extraordinária na manhã de hoje (06) – o projeto de lei 62/2017, de autoria do Poder Executivo Municipal. O texto, que será encaminhado para sanção do prefeito Marcio Rauber, cria lei que regulamenta a realização de feiras itinerantes, eventos temporários e similares em Marechal Cândido Rondon.

Conforme justificou o prefeito, a criação de regras é necessária para enfrentar a problemática de resíduos e desordens causados por muitos destes eventos. O texto apresentado pelo Poder Executivo Municipal foi elaborado a partir de diálogo entre a administração rondonense e a classe empresarial, representada pela Acimacar.
Pelo projeto de lei aprovado, consideram-se feiras itinerantes exposições, vendas, bazares ou similares, temporários ou eventuais, destinados à comercialização no varejo ou atacado de produtos, bens e serviços em espaço unitário ou dividido em estandes individuais, com participação de um ou mais comerciantes, em locais abertos ou fechados, públicos ou privados.
Para realizar estes eventos, as pessoas jurídicas interessadas deverão requerer Licença de Funcionamento junto à Prefeitura e pagar as devidas taxas. Para a emissão da autorização serão levados em conta diversos itens previstos no projeto de lei. Por exemplo, as feiras itinerantes não poderão ser realizadas em locais que dificultem o trânsito de veículos ou pessoas, que interfiram em outras atividades ali existentes ou mesmo em qualquer local que atrapalhe a tomada de medidas de segurança, socorro ou de salubridade.
Elas também não poderão ter mais de cinco dias de duração.
Todos os produtos postos à venda na feira livre deverão possuir nota fiscal individual ou, em caso de compra por lote, nota fiscal da compra com a discriminação de todos os produtos adquiridos, para possível fiscalização pelo órgão competente.
Ressalta-se que o Alvará de Funcionamento para este tipo de promoção tem caráter precário, podendo ser cassado na ocorrência de qualquer impedimento ou irregularidade de que trata o projeto de lei ou outra norma, inclusive durante a ocorrência do evento.
Nenhuma feira itinerante poderá ser autorizada no município no período de 15 dias antes de grandes datas festivas como o aniversário do município, Ano Novo, Páscoa, Dias das Mães, dos Pais, dos Namorados, das Crianças, Natal e, eventualmente, de outras datas definidas pela administração municipal.
A futura lei prevê exceções para esta regulamentação aos eventos promovidos pela Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, entidades religiosas e beneficentes, associações de moradores e de agricultura familiar, além de eventos de caráter exclusivamente promocional para difusão da arte, cultura, artesanato ou das ciências.

Fonte: (Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 06.12.2017)



---------------------------------

Backes propõe manutenção de estrada da Linha Esquina Bandeirantes

Preocupado com as condições em que se encontra a estrada rural da Linha Bandeirantes, o vereador Adriano Backes apresentou, na sessão de ontem (27), indicação para que a administração municipal invista na localidade. Segundo ele, a necessidade maior é no trajeto de aproximadamente três quilômetros entre a sede da Associação de Moradores, passando pelo Sítio das Orquídeas e pela estrada que liga a localidade até a estrada geral que dá acesso à ponte do Rio Guaçu e a Usina da Cercar.
Backes enfatiza que, além das famílias que vivem na Esquina Bandeirantes, o Sítio das Orquídeas organiza eventos e recebe visitantes do município e de outras regiões do país, carecendo de uma estrada adequada para desenvolver suas atividades comerciais e turísticas.
Em outras duas indicações, o vereador propõe melhorias à sede municipal. Uma delas é para que a Secretaria de Segurança e Trânsito invista na sinalização vertical e horizontal de trânsito nas ruas do Jardim São Francisco. Backes sugere, inclusive, a alteração de vias preferencias das ruas Andorinhas e Bem-Te-Vi, medida quer aumentará a segurança, especialmente de crianças e idosos.
Outro pedido é para que a Prefeitura faça a limpeza imediata das bocas de lobo na Avenida Maripá, especialmente no Bairro Higienópolis, nas proximidades da esquina com a Rua Gerânio.

Vereador Adriano Backes - CRÉDITO: Cristiano Viteck

Fonte: (Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 27.11.2017)

------------------------------------------


Saae terá que divulgar à população rondonense resultados das análises de água

Está aprovado pelo Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon o projeto de lei 30/2017, de autoria do vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco). A matéria trata da obrigação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de divulgar na internet os relatórios das análises realizadas nas fontes de captação de água que é servida aos munícipes.
Conforme a proposta aprovada – e que agora aguarda sanção do prefeito Marcio Rauber para ser transformada em lei –, os relatórios serão publicados pela autarquia em até cinco dias do mês subsequente, no próprio site do Saae e no Portal da Transparência da Prefeitura.
“O objetivo é ampliar o acesso da população aos dados dos referidos relatórios, atestando a qualidade da água fornecida pela autarquia à toda população”, explica Gordinho do Suco.
O vereador destaca que, após implantada a lei, o descumprimento desta determinação pode acarretar a responsabilização dos diretores do Saae na esfera civil e administrativa.

Vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco), autor do projeto de lei - CRÉDITO: Cristiano Viteck
Fonte: (Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 09.11.2017)

------------------------------------

24 Horas de Marechal Rondon tem novo diretor



A unidade de saúde 24 Horas de Marechal Rondon tem novo diretor. Quem assume a condução dos trabalhos é o médico clínico geral, Cesar Luis Pochmann, em substituição ao antigo administrador, o médico clínico geral Lidemar Bordignon. A transição foi anunciada pelo prefeito Márcio Rauber, o vice-prefeito Ila e a secretária de Saúde Marciane Specht, na manhã de segunda-feira (30), em coletiva de imprensa, na prefeitura.
Lidemar Bordignon estava à frente do 24 Horas por aproximadamente nove meses. “É uma transição onde o Dr. Cesar terá a oportunidade de aprimorar tudo que ainda precisa ser melhorado na unidade de saúde. Posso dizer que conseguimos organizar bem a casa, superar dificuldades e que deixo a função de cabeça erguida e com a sensação de missão cumprida”, enaltece o médico, que pediu a saída do cargo alegando motivos pessoais. “Tenho outros afazeres, além da medicina e entendo que o cargo necessita de tempo e dedicação. Portanto, para que o trabalho continue sendo bem executado, é fundamental que tenha na condução, um gestor que disponha dessas necessidades”, complementa.
Já o médico Cesar Luis Porchmmann agradece a confiança por ter sido escolhido para a função. “Posso adiantar que daremos continuidade no trabalho que já vinha sendo feito e que nosso principal objetivo será o de servir a população rondonense”, ressalta.
O prefeito Marcio Rauber avalia a gestão de Lidemar Bordignon e dá as boas vindas a Cesar Luis Pochmmann. “A troca de direção do 24 Horas representa uma etapa vencida por um profissional que por nove meses esteve a frente dos trabalhos, se dedicando muito, abdicando de questões pessoais, de momentos em família, cobrindo horários onde tínhamos problemas de escala. Fica o nosso agradecimento por todo empenho e dedicação. Ao mesmo tempo, assume um profissional  muito competente para prestar seus serviços à saúde de Marechal Rondon. Entendemos ainda, que o trabalho no 24 Horas precisa evoluir. Se a cada dia o atendimento for melhor, independente de quem esteja na condução dos trabalhos, nós teremos um atendimento melhor para os munícipes, que é o objetivo final”, destaca Rauber.
Quem também participou da coletiva e agradeceu pelos serviços prestados por Bordignon foi a secretária de Saúde, Marciane Specht. “Quero registrar o agradecimento ao Dr. Ildemar Bordignon, que muitas vezes nas nossas dificuldades e nas ausências de médicos plantonistas, nos estendeu a mãe fazendo as coberturas de escala. Desejo também as boas vindas ao Dr. Cesar, que seja o início de uma ótima gestão do 24 Horas”, disse Marciane.
Fonte: Assessoria de Comunicação


--------------------------------------


Projeto de lei visa autorizar convênio entre Saae e Associação Beneficente Cristo

Está em tramitação na Câmara de Marechal Cândido Rondon o projeto de lei 53/2017, de autoria do Poder Executivo Municipal. A matéria trata da formalização de convênio entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Associação Beneficente Cristo (Abec). A intenção é permitir a arrecadação, nas faturas de água e esgoto, de valores oriundos de contribuições voluntárias destinadas à associação, que é de utilidade pública municipal e estadual.
Segundo justificativa ao projeto apresentada pelo prefeito Marcio Rauber, existe autorização legislativa genérica para que o Saae possa promover a arrecadação de valores de contribuições voluntárias em prol de entidades educacionais, assistenciais e filantrópicas. Assim, o projeto 53/2017 pretende disciplinar adequadamente a questão em relação à Abec.
        A matéria foi lida em plenário na sessão do Poder Legislativo de segunda-feira (23) e baixada para análise da Comissão de Justiça e Redação. Após o parecer, o projeto deve ser votado pelos vereadores.

Projeto de lei foi lido na sessão desta segunda-feira (23) - Foto: Cristiano Viteck

















  

 Fonte: Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 25.10.2017

---------------------------------------------------


Audiência Pública discutirá maus tratos aos animais em Marechal Rondon


O ato ocorrerá na próxima Quarta-feira, dia 18/10, e terá início às 15 horas, na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, localizada na Rua Sergipe, 647, Centro.



Iniciativa é do Vereador Arion Nasihgil e acontecerá no dia 18/10, a partir das 15 horas, na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon
A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon publicou edital convidando a população a participar da Audiência Pública que debaterá o Projeto de Lei Complementar nº 001/2017, de autoria do vereador rondonense Arion Nasihgil, o qual estabelece, no âmbito municipal, sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos contra animais.
A proposta visa à proteção de todos os animais, sejam eles domésticos ou que vivem na rua, incluindo os da fauna municipal e aqueles de produção rural. Por maus-tratos, o projeto considera a prática de abandono, agressões, privação de alimento e água, envenenamento, entre outros. As penalidades cabem às pessoas físicas e jurídicas infratoras, que podem ficar sujeitas a advertências, multas, suspensão das atividades e sanções jurídicas.
“A ideia de que o sofrimento animal é uma situação distante da nossa realidade, justificando sua prática reiterada nas suas mais diversas formas, desde graves torturas até um simples abandono em via pública, por vezes por mera estupidez humana, não mais se sustenta”, afirma Arion. “A presença da população neste evento é muito importante, pois a ideia do projeto é representar a vontade do povo, que não concorda mais com as crueldades que diariamente vemos sendo praticadas contra os animais, seres vivos que merecem nossa proteção”, acrescenta o vereador.
O ato ocorrerá na próxima Quarta-feira, dia 18/10, e terá início às 15 horas, na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, localizada na Rua Sergipe, 647, Centro. A expectativa é de que dezenas de rondonenses participem da audiência, incluindo veterinários, ambientalistas, criadores, protetores, além de cidadãos em geral, adeptos dos animais. O evento é aberto ao público.
“A justificativa para a apresentação do presente projeto decorre, pura e simplesmente, de uma ciência ética e moral. Não se pode excluir da tutela legal quaisquer seres sensíveis. A humanidade caminha neste sentido e, se atuarmos como espera a sociedade, precisamos ir muito além da tecnicidade dos atos e da preocupação com o erário, avançando também para tudo aquilo que gera paz, amor, fraternidade e sentimento de justiça em nossa gente”, finaliza Arion.

Fonte: http://www.marechalnews.com.br/cotidiano/audiencia-publica-discutira-maus-tratos-aos-animais-em-marechal-rondon/


-------------------------------

Psol de Marechal Rondon mantém Elisa Koefender na presidência do Diretório Municipal



O Partido Socialismo e Liberdade – Psol, de Marechal Cândido Rondon reuniu filiados, simpatizantes e companheiros de luta em sua Plenária Municipal, no último sábado (30/09), para definir os delegados para o Congresso Estadual e eleger também a direção executiva do diretório municipal para os próximos 3 anos.
A zootecnista Elisa Koefender,  manteve-se na presidência do Diretório Municipal, tendo como secretário geral o advogado Maicon Palagano. Compõem ainda a Executiva Adriano Lipsch, como tesoureiro; Luciano Egídio Palagano, como secretário de Formação e Ana Maria de Carvalho, como secretária de Comunicação.
Para representar o diretório no Congresso Estadual do partido foram eleitos Elisa Koefender e Maicon Palagano.

O encontro contou com a presença do professor Gilberto Calil, que abriu a reunião com uma pequena palestra sobre a conjuntura política atual e o papel da esquerda neste momento, em que a sociedade se depara com declarações e pronunciamentos de cunho claramente fascistas e preconceituosas.
Estiveram presentes também a professora Jacqueline Parmigiani, candidata à prefeita pelo Psol na última eleição municipal em Toledo, representando a Frente de Esquerda Socialista do Paraná, além do cacique Nelson Ribeiro, da aldeia guarani Vya Renda, de Santa Helena, acompanhado por Arnaldo Alves e Mariano Jeasaju Palácio.
Para a presidente do Diretório Municipal do Psol, único partido do município a ter uma mulher como presidente em nível municipal, a presença deles na Plenária reafirma o compromisso do partido na defesa da causa indígena, uma das grandes demandas políticas da nossa região.
Ainda de acordo com Elisa Koefender, o Psol de Marechal Rondon vai continuar a participar ativamente na luta pela maior participação das mulheres na política municipal, estadual e nacional, pelos direitos dos trabalhadores, e nas causas e demandas sociais que o município apresenta no momento.
“Questões importantes como o crescimento de ideias e ideais fascistas, homofóbicos e xenofóbicos, que se alastram em nível nacional, se verificam também na nossa região. O Psol é, e sempre foi, um baluarte contra tudo isto, e mostra isso com sua participação nos movimentos sociais, sem deixar de acompanhar o cenário político municipal, onde, reconhecidamente, somos oposição”, destaca a presidente do Diretório Municipal do Psol.

Fonte: Secretaria de Comunicação/Diretório Municipal do PSOL
Marechal Cândido Rondon/PR

-----------------------------------------------------------

Pohl propõe melhoras em rua do bairro São Francisco

Na sessão desta segunda-feira (02) da Câmara de Marechal Cândido Rondon, o vereador Ronaldo Pohl solicita à administração municipal que execute melhorias na rua Três Passos, no bairro São Francisco. A via não possui galerias pluviais e nem meio-fio.
“Por isso, em dias de chuva, as águas descem as ruas trazendo todo o tipo de sujeira e barro, além do que o asfalto é rapidamente deteriorado quando as águas das chuvas correm sobre ele cotidianamente”, conclui Ronaldo Pohl.

Vereador Ronaldo Pohl (Crédito: Cristiano Viteck)

(Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 02.10.2017)

-------------------------------------------------------


























--------------------------------------------------------------------


AACC realiza evento em comemoração aos 43 anos de fundação com premiação aos participantes

A Associação Atlética Cultural Copagril (AACC) comemorou na última quarta-feira (06) seus 43 anos de fundação, e como forma de comemoração a esta importante data, realizou ontem (07 de setembro) um almoço especial para seus associados. Aproximadamente 500 pessoas participaram do evento, as quais tiveram a oportunidade de participar de um bingo com vários prêmios, dentre eles duas bicicletas. As crianças presentes na comemoração da AACC também puderam se divertir brincando na piscina de bolinhas e nas camas elásticas foram disponibilizadas.

Ganhadores no bingo
Cada participante do evento recebeu duas cartelas para o bingo no qual oito prêmios foram disponibilizados. Os sortudos que levaram os prêmios foram:

Ganhador                                                    Prêmio
Fabiana Andrade                                       Bicicleta
Carlindo Ferreira de Souza                      Bicicleta
Ivone Lodi                                                    Bolsa térmica
Gean Polese                                                           Bolsa térmica          
Irone Lamberti                                             Bolsa térmica          
Cleonice Grade                                          Bolsa térmica          
João Schuster                                             Bolsa térmica
Angélica Fausto                                         Bolsa térmica


A AACC

A AACC foi criada em 1974 com a finalidade esportiva, social, cultural e de lazer para funcionários da Cooperativa Agroindustrial Copagril e seus familiares. Na sede, localizada em Marechal Cândido Rondon os funcionários da cooperativa podem desfrutar de um amplo espaço com Ginásio de Esportes, salão para realização de eventos, bosque, piscina, pistas de bolão e boliche, cancha de bocha, tênis de mesa, campo de futebol e de futebol suíço, sala de treinamentos, lanchonete, dentre outros espaços. Além da sede a AACC também possui filiais localizadas em Entre Rios do Oeste, Mercedes, Margarida, Porto Mendes, São José das Palmeiras, São Roque, Sub-Sede e Guaíra.
A entidade também realiza e apoia vários programas sociais, somando centenas de crianças e jovens atendidos em projetos esportivos.

Fonte: Tainã Felipe Cerny /Assessoria de Comunicação / www.copagril.com.br


--------------------------------------------------------------
Campanha do Agasalho faz distribuição de donativos a famílias rondonenses



A distribuição dos donativos às famílias carentes de Marechal Rondon teve início nesta sexta-feira (16), no pavilhão do CTG, junto ao parque de exposições. A Campanha do Agasalho-2017 foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Provopar rondonense. Nesta sexta, o atendimento será feito até às 16h30. No sábado, das 8h30 às 12h, e na segunda-feira das 8h30 às 16h30.

       Os agasalhos, cobertores, calçados e demais artigos são destinados às famílias carentes, especialmente aquelas registradas no cadastro único da Assistência Social.  Os trabalhos estão sendo coordenados pela primeira-dama Josiane Laborde Rauber e sua equipe.

Fonte: ImprensaMCRondon

---------------------------------------------

Conferência de Assistência Social discutirá diretrizes em Marechal Rondon

Josiane Laborde Rauber, primeira dama e secretária municipal de Assistência Social


Com o objetivo de fortalecer a política de Assistência Social em Marechal Rondon, a prefeitura rondonense, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizará na próxima terça-feira (20), a partir das 13h, nas dependências do Clube de Idosos Paz e Amor, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro versará sobre a garantia dos direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com palestra a ser ministrada pela professora do curso de Serviço Social da Unioeste, Cristiane Carla Konno.

Além da palestra, o evento contará com a formação de quatro grupos, cada um tendo um diferente tema para debater, apresentando propostas. Depois, as propostas serão apresentadas e uma delas será escolhida para ser encaminhada à Conferência Estadual. Haverá, também, a eleição para a escolha de um delegado que participará do encontro estadual. Ao final, será eleita uma nova composição dos membros da sociedade civil para integrarem o Conselho Municipal de Assistência Social.

Fonte: ImprensaMCRondon


------------------------------------------------------------
Feriado não terá coleta de lixo orgânico em Marechal Rondon

 O recolhimento do lixo doméstico orgânico será interrompido no perímetro urbano de Marechal Rondon, cidade e bairros, durante o feriado de Corpus Christi, quinta-feira (15). A comunicação foi feita pela empresa Inova, detentora do contrato de prestação de serviço de coleta.
    Segundo a coordenação da empresa, no feriado de quinta-feira somente haverá o recolhimento de lixo orgânico nas sedes distritais de Iguiporã, Bom Jardim e Porto Mendes. Na área urbana de Marechal Rondon a coleta voltará ao normal na sexta-feira, conforme a programação de rotina.
    Portanto, os moradores da cidade e dos bairros rondonenses, além dos demais distritos, devem evitar a colocação de lixo orgânico em suas lixeiras na quinta-feira, uma vez que o recolhimento será interrompido na noite de quarta-feira, voltando ao normal na sexta-feira, dia 16.

Fonte; https://marechalcandidorondon.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/160


---------------------------------------------------

Caminhada da Sustentabilidade abre a Semana do Meio Ambiente em Marechal Rondon

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em Marechal Rondon nesta segunda-feira (05), com uma série de atividades. Entre elas, a 1ª Caminhada da Sustentabilidade e o lançamento do Projeto Cisternas Marechal e do III Prêmio Escola Sustentável. A abertura do evento ocorreu no acesso ao Paço Municipal, em frente à Praça Willy Barth.
    Na oportunidade, houve ainda as apresentações musicais e teatrais por parte dos alunos das Escolas Municipais Criança Feliz e Antonio Rockembach.
    A caminhada foi feita por alunos das escolas municipais, estaduais e particulares rondonenses, que iniciaram o trajeto a partir da Praça Willy Barth, passando pela Rua Espírito Santo, Avenidas Maripá e Rio Grande do Sul, e a Rua Men de Sá, retornando para a prefeitura. Nesse ato, os alunos levaram faixas com os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável.

CISTERNAS NAS ESCOLAS
O projeto denominado de "Cisternas Marechal", prevê a construção de depósitos entre 10 mil e 30 mil litros de água das chuvas, com os respectivos sistemas de distribuição interna, dependendo da demanda de cada prédio público.

III PRÊMIO ESCOLA SUSTENTÁVEL
O III Prêmio Escola Sustentável tem como objetivo promover a sensibilização da população para a compreensão de que a humanidade pode e deve fazer escolhas por trajetórias tecnológicas, sociais, econômicas que maximizem os ganhos para as pessoas e para o planeta. Além disso, a iniciativa visa a prosperidade e a paz, de forma colaborativa, por meio de ações locais nas comunidades onde estão inseridas.
O concurso abrangerá todos os CMEI's e escolas públicas e particulares do município, envolvendo toda a comunidade escolar. Cada instituição de ensino participante será considerada uma equipe, cada qual com uma coordenação geral previamente determinada.
    O evento foi organizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, juntamente com as Secretarias de Educação e Agricultura e Política Ambiental e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), além do convênio Linha Ecológica da Itaipu.

Fonte: Imprensa/MCR/Pr


-------------------------------------------------------

Nasce o primeiro rondonense no Hospital Municipal

Eram 2h35 da madrugada desta segunda-feira, quando um choro de bebê ecoou pelos corredores do Hospital Municipal Dr. Cruzatti, em Marechal Rondon. De parto normal, com 51 centímetros e pesando 3,150 quilos, veio à luz o novo rondonense, Lucas Rafael Gauer Schwelender, filho de Marilete e Egon Vanderlei, residentes no Jardim Higienópolis.
O nascimento inaugura um novo ciclo na saúde pública do município, uma vez que nos últimos seis anos as mães rondonenses vinham tendo seus bebês em outras cidades, através do SUS. Nesse período, houve casos de mães que deram à luz dentro de ambulâncias, às margens de rodovias da região.
O centro cirúrgico do Hospital Dr. Cruzatti recebeu importantes investimentos do atual governo municipal e, a partir da última quinta-feira, passou a estar apto para a realização de partos e cirurgias. Apenas os casos de alto risco continuarão, por enquanto, a ser encaminhados ao Hospital Bom Jesus, de Toledo.
Marilete, a mãe de Lucas Rafael, tem 40 anos de idade e vinha realizando os exames de pré-natal no Hospital Municipal. No início da madrugada de hoje ela passou a receber toda a atenção da equipe médica, formada pela obstetra Sônia Coelho, o pediatra Antônio Ângelo de Oliveira, a enfermeira Graziela Nascimento, além de outros profissionais. O parto ocorreu de forma natural, e mãe e bebê passam bem.
No início da manhã, o prefeito Marcio Rauber, a primeira-dama Josiane, o vice-prefeito Ila, a secretária de Saúde, Marciane Specht e a secretária da Cultura, Marcia Veit, fizeram visita ao recém-nascido e cumprimentaram os pais e a equipe médica.

“Queremos não só que as nossas crianças nasçam em Marechal Rondon, mas que tenham, juntamente com suas mamães, atenção e atendimento de qualidade”, disse o prefeito.

Fonte: Imprensa/MCR/Pr



------------------------------------------------------

Prorrogada a vacinação contra a gripe

Quem ainda não tomou a vacina contra a gripe tem até o dia 9 de junho para procurar uma das 36 mil unidades de saúde espalhadas pelo  Brasil. A aplicação da vacina, que iria até esta sexta, dia 26 de maio, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde por mais duas semanas. A população não pode perder mais essa chance. 

O público alvo da campanha é formado por pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mães no pós-parto, crianças de seis meses a cinco anos, profissionais da saúde, portadores de condições especiais, doentes crônicos, detentos, profissionais do sistema carcerário e professores de escolas públicas e privadas.

Fonte: 


-----------------------------------------------------


Backes cobra adequações na Rodoviária de MCR*


Por meio de indicação apresentada pelo vereador Adriano Backes (foto), ele sugere à Prefeitura que promova melhorias no prédio da Rodoviária Municipal, pois têm sido frequentes as reclamações de passageiros, funcionários e taxistas. Os principais pontos que necessitam de reforma são os banheiros, sistema de sonorização e a área de embarque e desembarque, além de construir pontos de acessibilidade.


* Título e texto editados
Fonte: Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 15.05.2017

----------------------------------------------------------------------


Biblioteca Cidadã Alice Weirich ganha novos computadores


A Biblioteca Cidadã Alice Weirich de Marechal Rondon, instalada no Bairro São Lucas, recebeu na segunda-feira (15), sete novos computadores, que substituirão os anteriores. O local voltou a ter o link ativado.  Os computadores foram conquistados após uma intervenção da Secretaria de Cultura junto ao Telecentro, que é um Ponto de Inclusão Digital (PID) vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.  A entrega dos novos equipamentos foi feita pelo vice-prefeito Ilário Hofstaetter (Ila) e pela secretária de Cultura, Marcia Veit.
A Biblioteca, além de um local para leitura e empréstimo de livros, volta a ser um espaço de inclusão digital e qualificação. O espaço oferta livre acesso à internet, cursos presenciais e à distância, capacitações e web conferências, além de outros recursos.
A gestora da Biblioteca Cidadã, Arlete Ruver Lopes, explica o que é preciso para utilizar o espaço. “Inicialmente a pessoa precisa fazer um cadastro, trazendo documentos pessoais e comprovante de endereço. A gente faz o cadastro no sistema e o usuário passa a ter acesso gratuito a todos os serviços que a internet oferece. É um sistema que o governo instalou. Cada usuário possui direito a trinta minutos, com hora marcada e a possibilidade de ampliação do tempo conforme o caso”.

Fonte: Imprensa MCRondon


-------------------------------------------------------------------
Saúde vacina crianças rondonenses nas escolas e CMEIs




Preocupada com a baixa procura pela vacinação contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Rondon vem desde terça-feira (16), imunizando crianças de seis meses a cinco anos nos CMEIs e escolas municipais. Até o momento, foram vacinadas as crianças matriculadas na Escola Criança Feliz. Nesta quinta-feira (18), estão sendo vacinadas as crianças dos CMEIs Portal da Vida, Pequeno Polegar e Pequeno Líder.
O cronograma de vacinação segue na sexta-feira (19), com atendimento das 10h30 às 16h30, nos CMEIs Vila Gaúcha, Zilda Arns e Primavera. Na segunda-feira (22), o roteiro nas escolas segue na Ana Paula, Antônio Rockenbach e Bento Munhoz. No Jean Piaget e no Érico Veríssimo a vacinação será na terça-feira (23). A última data do cronograma será na quarta-feira (24), nas escolas Osvino Weirich, 25 de Julho, 25 de Março e Waldomiro Liessen.
A campanha de vacinação segue em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Além disso, haverá atendimento especial neste sábado (20), na Unidade de Saúde 24 Horas, das 08h às 17h.
A vacina gratuita destina-se a crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde (público e privado), detentos e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, idosos e professores.

Fonte: Imprensa MCRondon


----------------------------------------------------

Ruas de bairros rondonenses recebem raspa de asfalto



A prefeitura rondonense, por meio da Secretaria de Viação e Serviços Públicos, vem colocando raspa de asfalto em diversas ruas de bairros. Desta forma, a municipalidade atende a uma demanda antiga de moradores dos bairros Recanto dos Pássaros, Ciprestes, Jardim Marechal, São Francisco e o Wollstein.
A raspa de asfalto foi doada ao município pelo governo do Paraná através do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), contando com a interveniência do deputado estadual Elio Rusch. O material foi coletado do recapeamento que vem sendo executado na rodovia que liga Marechal Rondon a Entre Rios do Oeste. Cerca de 80 caçambas de raspa de asfalto foram utilizadas e esse número pode ser ampliado com o decorrer da obra e mais bairros serão beneficiados.
De acordo com o secretário de Viação e Serviços Públicos, Jefferson Dahmer, “as ruas beneficiadas encontravam-se em péssimo estado há muitos anos e como era um problema de barro e acúmulo de água, o prefeito Marcio Rauber determinou empenho nesses bairros”. 
Fonte: Imprensa MCRondon


---------------------------------------------------------------


SAAE inicia sondagem para construção de novo reservatório



Uma empresa contratada está realizando serviços de Sondagens Tipo SPT (mais detalhes em https://pt.wikipedia.org/wiki/Sondagem_SPT), com 03 furos de 20 metros de profundidade cada, no Loteamento Dona Ires, a fim de verificar a viabilidade para a execução de um novo reservatório, com o objetivo de melhorar o sistema de distribuição, suprindo as demandas atual e futura da região do Bairro Alto da Boa Vista.
“A região do Bairro Boa Vista, localizada no lado oeste da cidade, vem crescendo significativamente nos últimos anos e a projeção é de que haverá maior expansão da região. Para suprir a demanda de água desta região, o SAAE está investindo nessa nova estação de recalque”, destaca o diretor do SAAE, Dieter Seyboth.
PROJETO
O projeto contemplará uma nova estação de recalque de água tratada, além da construção de um reservatório com capacidade de armazenamento de 600 mil litros, o qual por sua vez será abastecido pelo “Sistema Gaúcha” e interligado ao sistema de distribuição da Caixa 01, localizada no centro da cidade. A previsão é de aumento da vazão de água em 60 m³/hora para a região do Alto da Boa Vista.
As informações técnicas do SAAE dão conta de que esse sistema de recalque pressurizará a rede de distribuição, injetando água em pontos específicos da rede de distribuição existente, bem como possibilitará a pressurização de futuros ramais que atenderão a novos loteamentos a serem ali implantados. 


-----------------------------------------------------

Professora do Rui Barbosa passa em seletiva para doutorado

O Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, comemora mais uma conquista. Desta vez foi a professora de Ciências, Maira Bär, que passou na seletiva para o curso de pós-graduação stricto sensu, doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A orientadora será a professora doutora Dulce Maria Strieder. .
Baseada na Linha de Pesquisa “Educação em Ciências”, a professora Maira vai pesquisar a atuação do professor de ciências na Educação de jovens e adultos. Maira destaca que a duração do Doutorado deve ser de quatro anos. “Serão quatro anos de muito estudo e aprendizagem que irão contribuir para a carreira de docência. Muitas oportunidades e experiências junto a outros colegas e professores que somarão para o crescimento intelectual e pessoal”, destaca.
Conforme a coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Mônica Abboud Gerke, o Colégio Luterano Rui Barbosa está muito feliz com mais esta conquista da professora Maira. “A professora Maira é parte de uma equipe que busca sempre o aprimoramento e o crescimento, e juntos faremos uma escola cada vez melhor. Hoje temos um professor cursando o Pós Doutorado, dois fazendo mestrado, e agora mais uma fazendo doutorado”, informa.
O diretor, pastor Carlos Kracke, comenta o empenho e dedicação da professora Maira. “Enaltecemos o empenho e dedicação da professora Maira, seguir buscando conhecimento é um ato de amor. Pois desta maneira estará ainda mais preparada para continuar ‘servindo’ seus alunos com conhecimento. Aliás, os maiores beneficiados neste processo serão sempre os alunos. Diante disso, só podemos agradecer o empenho e apoiar a professora neste desafio tão nobre”, finaliza.  


Patrícia Schulz
Assessoria de Comunicação Colégio e Faculdade Luterana Rui Barbosa



--------------------------------------------------

Alunos da Escola Rockenbach entrevistaram o prefeito rondonense



Cerca de 40 alunos, do segundo ao quinto ano da Escola Municipal Antônio Rockenbach, estiveram na prefeitura rondonense em visita ao prefeito Marcio Rauber, na sala de reuniões do gabinete. Na oportunidade, os estudantes entrevistaram o chefe do executivo municipal sobre algumas questões que integram o projeto “Novo Mais Educação”, coordenado pela professora Leide Raquel Meinerz. Estiveram presentes, ainda, o vice-prefeito Ilário Hofstaetter (Ila), a secretária de Educação, Marcia Mota, e a professora Eliana Closs.


Uma das etapas do projeto é a criação de um jornal, cujo conteúdo será sobre a vida do prefeito, suas brincadeiras na infância, sonhos, até os dias atuais, além dos seus planos como prefeito de Marechal Rondon. Os alunos fizeram nove perguntas e partirão para a elaboração do material.
Essa parte do projeto tem parceria com o jornal O Presente, que estará auxiliando na impressão de 500 exemplares, que serão distribuídos à comunidade escolar.  

Fonte: Imprensa/MCR/Pr

--------------------------------------------------------


"Maio Amarelo em Marechal Rondon"


O Maio Amarelo é um movimento de nível mundial, pela segurança no trânsito

























O Movimento Maio Amarelo propõe chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Marechal Rondon o lançamento aconteceu na manhã desta sexta-feira (28), com um encontro no auditório do Paço Municipal Arlindo Lamb, organizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, do qual participaram os comandantes das forças policiais rondonenses, representantes de clubes de serviço e outras lideranças. A coordenação do movimento é do Coronel Welyngton Alves da Rosa, titular da pasta.

O Maio Amarelo deste ano tem como tema “Minha escolha faz a diferença” e pretende debater os cinco principais fatores de risco no trânsito: dirigir sob os efeitos do álcool, excesso de velocidade, não uso do capacete, não uso do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças.

Durante todo o mês as ações estarão voltadas para a realização de blitzes educativas no trânsito rondonense, com orientações a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Haverá ainda a distribuição de panfletos, colocação de faixas, cartazes, balões e outros materiais com os símbolos da campanha, e uma série de outras atividades, envolvendo 
também as crianças rondonenses.

Coronel Welyngton coordenou o lançamento da campanha





Legenda 01: .










------------------------------------------------------------------------------


Vereador Arion propõe “Programa Horta Urbana” para Marechal Rondon*

Foto: Vinasocial/Creative Commons 5 exemplos de Hortas Urbanas no Brasil - SustentArqui - http://sustentarqui.com.br/urbanismo-paisagismo/exemplos-de-hortas-urbanas/ 


Ainda não é a aplicação do conceito de soberania alimentar, mas tem o objetivo de reduzir o número de terrenos baldios, tanto particulares quanto aqueles de propriedade do município, dando a eles uma finalidade mais ambientalmente correta e sustentável do que a especulação imobiliária.
Segundo Arion, projetos semelhantes foram implantados com sucesso em algumas cidades brasileiras. E ele tem razão. Exemplos de hortas urbanas são muito comuns em diversos países europeus, especialmente na Alemanha, mas também em grandes metrópoles brasileiras, apesar de mais pontuais. Em Balneário Camboriú (SC), a vereadora  Mariza Zanoni apresentou projeto semelhante ainda em 2015. O projeto virou lei no início deste ano e foi destaque na imprensa nacional.
“No município catarinense, o ‘Programa de Agricultura Urbana e Periurbana’  tem auxiliado famílias carentes, que passaram a ter, além de alimentação própria e saudável, uma renda extra com a venda de hortaliças. Resultados semelhantes pretendemos obter em Marechal Cândido Rondon, com o projeto de lei proposto”, explica o vereador.  

Vereador Arion Nasihgil (Foto: Cristiano Viteck)


Ele ressalta que as centenas de terrenos baldios na cidade são um grave problema de saúde pública, pois facilitam a proliferação do mosquito da dengue e a criação de animais peçonhentos, além de roedores. Infelizmente, avalia o vereador, nem as campanhas de conscientização e tampouco as notificações dos proprietários desses lotes têm conseguido minimizar o problema.

Horta Urbana

Se aprovado e transformado em lei, o Programa Horta Urbana prevê a criação de um cadastro na Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental, no qual proprietários de terrenos vagos poderão inscrever-se, de maneira simples e gratuita, colocando seus terrenos à disposição do programa. De outro lado, qualquer cidadão rondonense, especialmente aqueles de baixa renda, poderão acessar o cadastro e “adotar” um dos terrenos disponíveis para cultivar alimentos orgânicos.
Para disciplinar a concessão, será formalizado um termo de convênio em que o terreno será cedido sem ônus ao cultivador, que além de plantar, terá como obrigação manter o imóvel limpo e organizado, sem a presença de animais. “O programa permitirá, assim, a diminuição do número de terrenos vagos e incentivará o plantio orgânico em prol de famílias carentes”, anuncia Arion.
Para incentivar os proprietários de terrenos ociosos a aderirem ao programa, o projeto de lei prevê que o Poder Executivo oferecerá incentivos fiscais, como descontos no IPTU. Outra sugestão do programa são as parcerias público-privadas, em que o Poder Executivo poderá firmar parcerias com empresas fornecedoras de produtos agropecuários que poderiam colocar suas logomarcas nas placas indicativas do programa como forma de publicidade, desde que subsidiem os produtos necessários ao cultivo para os plantadores, que assim terão toda a sua renda convertida em lucro.
Na avaliação de Arion, “todos ganham: o proprietário, com o pagamento menor de tributos; o plantador, com alimentação saudável para sua família e o ganho de renda extra; e os cidadãos rondonenses, com a diminuição do número de terrenos ociosos acumulando lixo”.
O projeto de lei teve parecer favorável da procuradoria jurídica e se encontra em processo de  análise da Comissão Permanente de Justiça e Redação do Poder Legislativo. Após a emissão do devido parecer no prazo regimental, o projeto irá para votação dos vereadores em plenário.

Leia mais sobre hortas urbanas em
https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/6809/1/VERS%C3%83O%20DEFINITIVA_Tese%20de%20Mestrado_Rita%20Gon%C3%A7alves.pdf

Com Assessoria de Imprensa
*Editado

--------------------------------------------------------------------------



      
APOIO:





















----------------------------------------------------


Regional de Saúde faz capacitação a servidores rondonenses

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I e Educação de Marechal Cândido Rondon participaram no auditório da prefeitura, nas segunda e terça-feiras (10 e 11) de oficina ministrada por profissionais da 20ª Regional de Saúde de Toledo. O tema foi “Estruturação da Rede de Saúde Mental”.
A oficina sobre o tema foi uma recomendação administrativa expedida pelo Ministério Público. Esse trabalho teve como objetivo promover a articulação e a integração entre os pontos de atenção da Rede de Saúde Mental na atenção de urgência e emergência, para qualificar o cuidado do paciente com demanda espontânea ou referenciada.
Do encontro, saiu a construção do fluxo de atendimento dos pacientes com saúde mental nas portas de entrada de toda a rede pública e órgãos, além de secretarias afins, que tratam diretamente a saúde mental.
A abertura do evento foi feita pelo vice-prefeito Ilário Hofstaetter (Ila) e pela secretária de Saúde, Marciane Specht. Houve ainda a presença da secretária de Educação, Marcia da Mota.

TEMAS
No primeiro dia de oficina, os seguintes temas foram trabalhados pela Assistente Social e coordenadora da Atenção Primária a Saúde da Regional, Melânia Aparecida Augustin Marin: o que é saúde; o que é Atenção Primaria à Saúde – APS; saúde mental na APS; quais são as responsabilidades de todos nas escolas, CRAS, CREAS, estratégias de saúde, etc.
Foi abordado também o tema “O que é o CAPS e qual seu papel”, ministrado pela assistente social e coordenadora da Saúde Mental da Regional, Andriele Roberta Girardi.
No segundo dia, participantes reuniram-se em grupos para que cada um reconhecesse sua responsabilidade e para que fosse dado início à elaboração de um fluxograma e de um cronograma de ações.



Fonte: Assessoria
----------------------------------------------------

Vacinação contra a gripe terá início na segunda-feira em Marechal Rondon

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terá início na segunda-feira (17), em Marechal Rondon. Todas as unidades de saúde do município realizarão a vacinação até o dia 13 de maio, em horário normal de funcionamento.
A meta para este ano é atingir no mínimo 60% dos grupos prioritários, ou seja, 14.609 munícipes. Entram neste grupo crianças de seis meses a cinco anos de idade; gestantes; puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde (público e privado); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medidas socioeducativas; detentos e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com 60 anos ou mais; e professores (mediante a entrega da autorização distribuída).

A prefeitura rondonense, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, orienta a todos para estarem munidos de carteira de vacinação e algum documento pessoal.


Fonte: Assessoria

---------------------------------------

Vereadores vistoriam obras de revitalização da Avenida Rio Grande do Sul


Para verificar a qualidade dos trabalhos e do material utilizado, além de ouvir a opinião da comunidade, o presidente e o relator da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Marechal Cândido Rondon, Adriano Backes e Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) – respectivamente, além do vereador Adelar Neumann, vistoriaram no dia 06 as obras de revitalização da Avenida Rio Grande do Sul.
Eles conversaram com empresários, pedestres, ciclistas e motoristas. Segundo os vereadores, a maioria das pessoas elogiou as melhorias, embora alguns empresários tenham queixas em relação ao ritmo da obra, que consideram lento. Mas, de forma geral, a revitalização tem a aprovação da comunidade.
As interferências contemplam até agora a substituição do calçamento, a retirada de algumas árvores que não eram mais adequadas ao ambiente urbano e substituição da iluminação pública. Ainda estão previstos investimentos na sinalização de trânsito, no mobiliário urbano, ajardinamento, entre outros.

Vereadores Adriano Backes, Gordinho do Suco e Adelar Neumann conversaram com a população


Conforme os vereadores, de modo geral a obra atende as expectativas, porém existem detalhes que precisam ser corrigidos pela empreiteira antes da conclusão dos serviços. “O Poder Legislativo está fiscalizando com toda a atenção a revitalização da avenida e outras obras. Não queremos que ocorram novamente erros em obras, o que desagrada muito a população, que recolhe seus impostos e exige que o dinheiro público seja aplicado corretamente”, alertam.


CRÉDITO: Divulgação

Fonte: Assessoria de Imprensa 



----------------------------------------------

Acimacar empossa nova diretoria


O presidente eleito é Gerson Jair Froehner e o vice-presidente Ricardo Luiz Leites de Oliveira.







Nesta sexta-feira (07), além de comemorar o aniversário de 49 anos de fundação, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) realizou a assembleia geral ordinária e extraordinária para prestação de contas da gestão 2016/217, apresentação dos relatórios contábil do mesmo período, alteração no estatuto social, prestação de contas da construção da nova sede e a eleição e posse da diretoria e conselho fiscal para a gestão 2017/2018. 
Com a presença de 85 associados na segunda convocação, foram deliberadas e aprovadas as alterações no estatuto social, quanto ao novo endereço da sede; incluída nova categoria de admissão no quadro social, sendo ela de produtores rurais; alteração de data para assembleias ordinárias (que passam a ser de 15 a 31 de março) e a mudança na constituição do Conselho Orientador, em que farão parte apenas os últimos 10 presidentes da entidade, o presidente, o 1º vice presidente e o 2º vice-presidente da diretoria, que tem como função dar suporte a presidência em decisões importantes à entidade, além da função de fiscalização. 
Nova gestãoApós finalizada as apresentações e encerrados os protocolos referentes à gestão 2016/2017, foi eleita por aclamação - em razão de chapa única, a nova presidência e diretoria da entidade. 
O presidente eleito é Gerson Jair Froehner e o vice-presidente Ricardo Luiz Leites de Oliveira. Gerson é associado da entidade desde 1993 e faz parte da diretoria há quatro anos, desde a gestão do ex-presidente Josué Maioli.  
O empresário foi integrante do Conselho Jovem Empreendedor, coordenador de Núcleos Setoriais e um dos fundadores do Núcleo de Informática. É sócio proprietário da Priori Sistemas (empresa de base tecnológica especializada no desenvolvimento de software para o segmento contábil), associado também à Associação de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), onde já atuou como presidente. 
O novo presidente conta que ao ser convidado para ser o vice da última gestão, ficou surpreso e, de certa forma, temeroso, mas pelo apoio recebido entendeu que poderia assumir a posição para, como acontece hoje, assumir a liderança da entidade. “Confesso que nunca esperava o convite para ser vice do Coppetti e posteriormente assumir a presidência, não porque não tinha interesse, mas pelo receio de assumir este papel e da responsabilidade que está sobre ele. O que me tranquiliza é justamente o apoio que vi o Coppetti receber dos ex-presidentes e sei que se estenderá a mim, além da equipe que faz parte deste time que nos ampara”, declara Gerson. 
ProjetosCom a concretização da nova sede, um projeto criterioso e que demandou esforços das últimas gestões, o novo presidente destaca que o principal desafio será a manutenção da estrutura. “Um dos resultados desses 49 anos de trabalho é esta sede maravilhosa que estamos hoje e quando me perguntam qual será o principal desafio, digo que será a manutenção dela. Temos alguns projetos e ações em mente e que vamos definir com maior clareza nos próximos dias, mas inicialmente teremos que nos reinventar e nos capacitar para levar todos os nossos serviços adiante”, diz. 
Para Gerson, estar neste cargo é poder retribuir à entidade naquilo em que ela colaborou com sua vida profissional. “Minha história se confunde muito com a história da Acimacar e sei o quanto ela contribuiu na minha vida empresarial. Como presidente o meu propósito é retribuir pelo que recebi. Sinto gratidão e espero nesta gestão entregar pessoas melhores para o mundo e não um mundo melhor para pessoas. Nesta linha seguirei, voltado para a busca da formação de lideranças e maior engajamento de todos os associados, porque sinto que é uma deficiência na nossa comunidade, apesar de sermos referência em cooperativismo, recebemos elogios sim, mas em alguns momentos poderíamos ser melhores ainda. Tentarei fazer o melhor possível para servir à comunidade e todos os associados”, garantiu. 
O novo presidente destacou que a Acimacar é uma vitrine e referência para a região, portanto, importante continuar o trabalho de evolução que foi feito até aqui. 
DespedidaO ex-presidente, Paulo Rodrigo Coppetti, agradeceu o empenho e a colaboração de toda a diretoria, colaboradores e associados durante os dois anos de gestão. 
“Agradeço a oportunidade de estar presidente da Acimacar nestes dois anos, aos diretores que me deram respaldo e a todos que confiaram em mim para conduzir a entidade e mantê-la referência no Brasil. Sentirei falta de estar junto de cada pessoa da equipe que me deu suporte, a chance de conhecê-los melhor e creio que tudo que conquistamos foi graças ao empenho de todos”, afirma.  
Sobre as bandeiras elencadas na gestão, e que seguem até 2020, Coppetti destaca o êxito em grande parte delas e outras que estão em processo de se realizarem. Dentre as já conquistadas: Construção da nova sede da Acimacar; Implantação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codemar); Duplicação da Rodovia Toledo – Guaíra; Complexo Militar (Segurança Pública); Implantação de uma Extensão do PTI – Itaipu; em andamento a Municipalização do Trânsito e a Implantação de uma Instituição de Ensino Federal e, por fim, a Construção da Sede do BPFron e o Contornos Sul e Oeste. 
“Nosso foco principal não foi conquistar mais associados, mas manter os que já tínhamos e conseguimos isto. Mas os esforços estavam voltados para concretizar essa obra audaciosa da nova sede e encorajado por toda a diretoria e a Comissão de Construção tudo foi possível, dentro do prazo. Busquei fortalecer a entidade e ainda trabalhar por causas que vão além das nossas obrigações estatutárias, mas que beneficiam indiretamente aos associados e à comunidade. É difícil separar o que foi mais relevante, porém creio que cada conquista é um legado deixado que faz e fez diferença em Marechal Cândido Rondon”, pontua o ex-presidente. 
Posse Cojem e Núcleo da Mulher EmpresáriaAinda durante a manhã, foram empossados os novos presidentes da gestão 2017/20018 do Conselho Jovem Empreendedor, Ralf Drechsler, e do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, Ana Paula Baciquetti. 
ParceriasNa ocasião, foram assinados os termos de parceria para a gestão 2017-2018 com as cooperativas de crédito Sicoob Marechal e Sicredi Aliança PR/SP e o Convênio Sempre Vida, que auxiliam financeiramente a entidade nas campanhas promocionais, eventos, treinamentos e núcleos setoriais. 
Posse Festiva e 50 anosA posse festiva da nova diretoria será realizada na noite desta sexta-feira (07), com jantar comemorativo, no Clube Aliança, às 20h. Na oportunidade, será feito o lançamento da marca de 50 anos da entidade. Com a aproximação da data, iniciam-se os preparativos e projetos para marcar o meio século de atuação no município. 
Conheça a nova diretoriaPresidente - Gerson Jair Froehner      
1º Vice-presidente - Ricardo Luiz Leites de Oliveira          
2º Vice-presidente - Paulo Rodrigo Coppetti          
Secretário - Dirceu da Cruz Vianna    
Tesoureira - Eli Hofer
VP Comércio - Carla Rosane Rieger Bregoli
VP Indústria - Carlos André Lunkes    
VP Agronegócios - Elói Darci Podkowa         
VP Prestação de Serviços - Ildemar Kanitz
VP Produtos e Serviços - Josué Luiz Simionato Maioli      
VP Informações Cadastrais e Proteção ao Crédito - Luciano Cremonese      
VP Feiras e Campanhas - Elizeu Marcio dos Reis (Tadeu)
VP Desenvolvimento Profissional - Janemara Somacal   
VP Patrimônio - Hilário Laurindo
VP Cooperativismo - Sandra Wagner Serra 
VP Responsabilidade Social - Sandra Nair Kuhn     
VP Responsabilidade Ambiental - Legário Gilberto Von Mühlen (Beto)         
VP Núcleos Setoriais - Eduardo Berndt         
VP Turismo - Djeni Tais Schwingel      
VP Relações Públicas - Pedrinho Hartwig     
VP Conselho Jovem Empreendedor - Ralf Drechsler        
VP Conselho Mulher Empresária - Ana Paula Baciquetti 
Vogais - Marlise Ricardi  
Vogais - Roberto Afonso Thomé          
Vogais - Nilmar João dos Santos          
Vogais - Ricardo Nied      
Vogais - Carlos Roberto Wild    
Conselho Fiscal (Titular) - Paulo Adriano Grenzel  
Conselho Fiscal (Titular) - Moacir Dupont    
Conselho Fiscal (Titular) – Elcio Hilson Heidrich
Conselho Fiscal (Suplente) - Eloisa Maria Eckstein 
Conselho Fiscal (Suplente) - Davi Gerson Zimmermann  
Conselho Fiscal (Suplente) - Sandro Zastrow          
Departamento de Promoções, Eventos e Marketing - Silmara Pazini

Departamento de Promoções, Eventos e Marketing - Adriana Reinke Blodorn Bayer

Fonte: Assessoria


Foto: Divulgação













-----------------------------------------------------------------------

Legislativo rondonense volta a cobrar operadoras de telefonia celular

A péssima qualidade dos serviços de telefonia celular em Marechal Cândido Rondon, fato que vem se arrastando ao longo dos últimos anos, mais uma vez é criticada pelo Poder Legislativo, que cobra providências. Em requerimento a ser enviado a todas as operadoras que atuam no município, os vereadores vão novamente cobrar investimentos para melhorar a prestação destes serviços.
“A população de Marechal Cândido Rondon sofre com o mau funcionamento da rede de telefonia. Seja na zona urbana ou zona rural, nos distritos, enfim, em praticamente todos os lugares a qualidade do sinal é baixo e até inexistente. Há casos em que dentro da própria residência o munícipe fica sem área de cobertura, tendo que sair de dentro de casa para o aparelho celular ter sinal e assim fazer ou receber ligações. Vale ressaltar que este é um problema de todas as empresas prestadores deste serviço”, denunciam.

O requerimento é assinado por todos os vereadores.

Fonte: Assessoria

-----------------------------------------------------------

JCI Marechal Rondon lança 10ª edição do Concurso Oratória nas Escolas

por Patrícia Schulz

Sob o tema “O que é ter sucesso na vida”, a JCI MCR lança neste mês de março, a 10ª edição do Concurso Desenho e Oratória nas Escolas. O principal objetivo do projeto é despertar nos estudantes a coragem e o desenvolver da desenvoltura para falar em público e também a criatividade. A expectativa é envolver cerca de duas mil pessoas entre alunos e professores.

O concurso é aberto a todas as escolas públicas e privadas do município rondonense, sendo que os alunos do 1° ao 4° ano do ensino fundamental podem participar na categoria “Desenho”, enquanto que os estudantes do 5° ao 7° ano do Ensino Fundamental irão concorrer na categoria “Redação”.  Já o concurso de Oratória será dividido em duas categorias: “Oratória I” para alunos do 8° e 9° anos, e na categoria “Oratória II” para os estudantes do Ensino médio.

Conforme a coordenadora do concurso 2017, a membro júnior, Cristina Lizzoni, a expectativa é grande para mais esta edição do concurso. “Esta será a 10ª edição do Oratória nas Escolas, por isso, estamos trabalhando todos os dias na busca de um excelente concurso. A ideia é reunir pelo menos um representante por Colégio. Uma novidade serão as palestras que a JCI estará oferecendo em cada escola”, informa.

A cerimônia de encerramento está prevista para o dia 12 de junho, na Acimacar. Naquela oportunidade serão conhecidos os campeões nas categorias Desenho e Redação, além da grande final do concurso de Oratória. O vencedor na categoria Oratória I irá representar o Município e a JCI de MCR nas Etapas Regional e Nacional do Concurso Oratória nas Escolas da JCI Brasil.

Cristina ainda destaca que as premiações este ano estão com novidades. “Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, e também queremos fazer um reconhecimento aos professores dos primeiros colados e dos estudantes da 4ª a 10 colocação pois acreditamos que será um incentivo maior para participar”, pondera.

A coordenadora acrescenta ainda seu agradecimento em nome da JCI para os parceiros que já sinalizaram apoio. “Gostaria de agradecer imensamente as empresas: Sicredi Aliança PR/SP, Leader School, Sorasa Truck Center, Livrarias Globo, Priori Sistemas, Auto Mecânica Marcão e Transportadora Lambertti. Lembro ainda que as demais empresas que simpatizam com o projeto, ainda temos oportunidade para investir no concurso deste ano”, finaliza. 


---------------------------------------------------------------------------

Alimentação escolar*

Foto: Divulgação

O setor de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Marechal Rondon esteve reunido com os gestores dos CMEIs e das escolas municipais, num encontro que aconteceu na Chácara Agroecológica H & H Bier. O objetivo foi de dialogar e esclarecer dúvidas quanto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através do qual é adquirida boa parte dos produtos destinados à merenda escolar oferecida pela rede municipal de ensino.
A apresentação foi feita pelas nutricionistas Jaciara Reis e Elly Pootz. A secretária municipal de Educação, Marcia Winter da Mota, frisou que o programa tem o objetivo de contribuir para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis. Isso ocorre através da oferta de uma adequada  alimentação escolar e de ações que visem a educação alimentar e nutricional.

A secretária disse ainda que a aquisição de produtos da agricultura familiar apoia o desenvolvimento sustentável do município, pois o programa prioriza a aquisição de produtos orgânicos ou agroecológicos, gerando renda com regularidade, inclusão produtiva e geração de emprego no meio rural. 

* Título e texto editado
Fonte: ACS/MCR/PR/BR

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Cristo Rei sediará aulas de danças e ritmos*

        A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Marechal Rondon iniciará no dia 04 de abril uma nova atividade, em parceria com o Colégio Cristo Rei. O educandário passará a sediar, todas as terças-feiras, atividades de danças e ritmos, abertas para crianças e adolescentes de sete a quinze anos de idade.
        De acordo com a instrutora Cristina Lazarotto, haverá duas turmas pela manhã e duas à tarde, nos horários das 10h às 11h, 11h às 12h, 15h às 16h e 16h às 17h. As inscrições devem ser feitas junto à secretaria do Colégio Cristo Rei. “A participação é gratuita e aberta para à comunidade, mas estritamente dentro da faixa etária de sete a quinze anos”, ressalta Cristina. *

* Texto editado
Fonte: ACS/MCR/PR/BR

------------------------------------------------------------------------------------


Vereador sugere construção de quadras esportivas no 
Lago Municipal

Para ampliar ainda mais as opções esportivas e de lazer no Lago Municipal de Marechal Cândido Rondon, o vereador Claudio Kohler (Claudinho) propôs à Prefeitura, por meio de indicação aprovada na sessão do dia 20, a construção de quadras esportivas no local. Especificamente, o pedido trata de uma quadra de areia para prática do vôlei e meia quadra para prática de basquete.
“Estes esportes são excelentes para a saúde e lazer e, como o Lago Municipal receberá em breve brinquedos novos para recreação das crianças, será de grande valia oportunizar aos adolescentes e adultos estas quadras. Considerando que o Lago Municipal é uma referência para os momentos de descontração e lazer, e que temos área disponível para tal, acreditamos que a inclusão destas quadras movimentará mais famílias para usufruir destas instalações”, explica o vereador, que lembra também da necessidade de reformar e ampliar os banheiros no Lago Municipal.
De outra parte, para apoiar ainda mais o esporte e as ações sociais no município, Claudinho solicita que a administração rondonense busque firmar parcerias com organizações da sociedade civil que desenvolvam atividades sócio-esportivas direcionadas à inserção de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. Estas parcerias, amparadas por lei federal, poderiam ser coordenadas pelas Secretarias de Ação Social, de Esporte e de Educação.
Segundo detalha Claudinho, o objetivo é oferecer atividades físicas e esportivas no contraturno escolar. “Esta é uma forma de motivar as crianças à prática esportiva, amenizando as possibilidades que as mesmas caiam na marginalidade. Pelo contrário, através do esporte é possível tornas as crianças cidadãos éticos, moral e socialmente integrados à sociedade. Da mesma forma, pode-se diminuir a evasão escolar”, explica.
Como muitas pessoas e entidades da própria comunidade já se dedicam a iniciativas sociais com o foco no esporte, a ideia é que sejam firmadas parcerias com o Poder Público para fortalecer este trabalho.

Vereador Cláudio Kohler (Claudinho) FOTO: Cristiano Viteck

Fonte: Assessoria de Imprensa – Cristiano Viteck – 20.03.2017

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

  Pedro Rauber recebe reivindicações da comunidade de Iguiporã


Atendendo a convite das direções das APMs do Colégio Municipal e do Colégio Estadual Professor Nilso Franceski, do distrito de Iguiporã, o presidente do Poder Legislativo Rondonense, vereador Pedro Rauber, participou na noite desta quinta-feira (16) da assembleia das referidas associações.
Durante o encontro, que reuniu pais, professores e colaboradores, foram eleitas as novas diretorias da APMs. O vereador também recebeu documento elaborado pela comunidade e equipe pedagógica, indicando sugestões de ações e projetos para o desenvolvimento do distrito.
Em seu pronunciamento, Pedro Rauber reafirmou seu compromisso com a comunidade e destacou a importância da participação da população na administração municipal, indicando e sugerindo obras e serviços.
“Todas as solicitações e sugestões serão encaminhadas para os setores competentes. Vamos acompanhar e cobrar a execução dos serviços”, finalizou Pedro Rauber.

Vereador Pedro Rauber recebe documento com solicitações dos moradores
CRÉDITO/Foto: Divulgação
Fonte: Assessoria CV/MCR/PR

----------------------------------------------------------------------------------------------

Copagril orienta sobre cuidados para evitar acidentes no manuseio de defensivos agrícolas



10/03/2017

Muito já têm se falado sobre os cuidados para evitar acidentes no trabalho de manuseio de defensivos agrícolas e, como os agricultores estão na época de utilizar esses produtos em suas lavouras, a Copagril elaborou algumas orientações sobre alguns cuidados e algumas observações que o agricultor deve fazer antes de aplicar estes produtos em sua propriedade.
Os defensivos agrícolas são produtos químicos usados no controle de plantas daninhas pragas e doenças nas culturas e causam sérios danos à saúde humana, aos animais e ao meio ambiente se não utilizados de maneira correta, por isso sua recomendação só pode ser feita por um profissional habilitado. Antes de decidir fazer uma aplicação, o agricultor deve obter orientações com um Engenheiro Agrônomo para identificar precisamente o alvo a ser controlado e investigar a existência de outros métodos, eficazes para o controle dos mesmos.
Caso realmente seja necessária a aplicação do defensivo, a orientação é de que o agricultor procure utilizar produtos menos tóxicos; leia com atenção todas as instruções sobre o manuseio e aplicação do produto que estão contidas no Receituário Agronômico, no rótulo e na bula do produto; além de comprar e utilizar apenas as doses recomendadas descritas no receituário elaborado pelo técnico.



Precauções
É importante que todas as pessoas que venham a trabalhar com defensivos agrícolas recebam treinamento a fim de usar e aplicar os defensivos de maneira correta e segura.
Toda vez que o agricultor for manusear um produto tóxico é recomendado que sejam usados os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), composto por calça e macacão de mangas compridas revestidos com material impermeável, luvas e botas de PVC, máscara com filtro de carvão ativado bem como óculos de segurança.
Outro fator importante é o transporte de agrotóxicos, que jamais poderá ser feito junto a pessoas, animais, forragens ou utensílios pessoais, para evitar a contaminação. O armazenamento dos materiais tóxicos deverá ser feito em local seguro, fora do alcance de crianças e animais e sempre em suas embalagens originais.
É necessário também realizar a tríplice lavagem e jamais reutilizar as embalagens vazias, mesmo que estas estejam bem lavadas, devendo ser armazenadas em local seguro até serem enviadas a um centro de recepção conforme cronograma.
Aplicações
É importante ainda que as aplicações dos defensivos sejam feitas nas horas menos quentes do dia para diminuir a evaporação do produto aplicado e facilitar o uso do equipamento de proteção individual.
Jamais pode-se comer, beber ou fumar durante o manuseio ou aplicação de agrotóxicos.
Ao encerrar a aplicação o produtor deverá tomar banho com bastante água corrente e sabão, sendo que as roupas usadas na operação devem ser lavadas separadamente.
Intoxicação
A intoxicação por conta de defensivos agrícolas pode ocorrer via respiratória, via digestiva e principalmente através de contato direto do produto com a pele, e os principais sintomas de intoxicação são: dor de cabeça; mal estar e cansaço; tontura e fraqueza; perturbação da visão; náuseas e vômitos; dor de barriga e diarreia; saliva e suar excessivos, além de dificuldades na respiração.
Em caso de intoxicação leve a pessoa intoxicada para um local ventilado, longe das fontes de contaminação; lave bem com água corrente e sabão as partes do corpo atingidas pelo produto; Providencie atendimento médico imediato, levando consigo a embalagem ou o rótulo do produto contaminante.
Tomando alguns cuidados o manuseio e utilização destes produtos se torna menos perigoso para quem vai utilizá-lo e para todas as pessoas, animais ou ambientes próximos dos locais de aplicação.
Conte com a Copagril
Agricultores que necessitam dos EPI's encontram diversos modelos e tamanhos disponíveis nas Lojas Agropecuárias da Copagril. Na cooperativa o agricultor conta também com profissionais habilitados a dar maiores instruções referentes a aplicação de defensivos agrícolas em sua propriedade.

Fonte: Assessoria de imprensa 

 

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 Expo Rondon 2013

Intenção é realizar a festa no período de 24 a 28 de julho

Nesta segunda-feira (28) aconteceu uma reunião na prefeitura de Marechal Cândido Rondon para tratar sobre a organização da Expo Rondon 2013. O encontro envolveu integrantes da diretoria da Acimacar, entre eles o presidente Luciano Cremonese e o vice-presidente Josué Maioli, e integrantes da administração municipal, entre eles Lair Bersch, do gabinete; Claudio Koehler, da Indústria e Comércio e Altair Genz, da Secretaria de Administração.
A intenção é realizar a festa no período de 24 a 28 de julho. O período foi de comum acordo tanto por parte da Acimacar como pelos representantes do poder público, mas deverá ser discutido em maior profundidade, devendo ser oficializado no decorrer dos próximos dias.
Já ficou acordado que novamente a Acimacar irá conduzir a parte que envolve a Expomar – Exposição da Indústria e Comércio de Marechal Cândido Rondon – com o apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. A entidade, inclusive, já vai iniciar os encaminhamentos para a definição e comercialização dos estandes às empresas interessadas em expor.
Novas reuniões deverão acontecer no decorrer das próximas semanas, objetivando justamente antecipar a organização do evento e a discussão de melhorias necessárias junto ao Parque de Exposições. Como a Acimacar passará por um período de transição de sua diretoria no mês de abril, a intenção é deixar a organização do evento já encaminhada até lá.

Registro da reunião realizada na prefeitura para iniciar as tratativas para a organização da Expo Rondon 2013.


FONTE: ACS/PM/MCR
 CRÉDITO FOTO: Jadir Zimmermann
 

---------------------------------

29/01/2013 editado

Dnit aprova construção de dois viadutos em Marechal Cândido Rondon/Pr

Também estão previstas a construção de três passarelas e de uma rua marginal


Foto: Maria Cristina Kunzler (O Presente)


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Brasília aprovou o anteprojeto para a construção de dois viadutos, rua marginal e a implantação de três passarelas em Marechal Cândido Rondon, mais precisamente no perímetro urbano da BR-163. Os dois viadutos serão implantados num trecho curto, de aproximadamente cinco quilômetros. 
A implantação de viadutos e passarelas atende uma reivindicação das lideranças de Marechal Cândido Rondon e, por se tratar de uma obra federal, o município não pode fazer qualquer intervenção, nem mesmo a colocação de lombadas ou semáforos. Diante disso, restou para as lideranças, especialmente para o prefeito Moacir Froehlich, vereadores e deputados, reivindicar as melhorias que vão garantir mais segurança aos moradores.
O investimento neste novo projeto deve passar de 30 milhões de reais. Os viadutos devem ser implantados no Trevo da AACC, onde acontecem muitos acidentes e no trevo de acesso ao aeroporto de Marechal Cândido Rondon.
As passarelas devem ser instaladas na Rua das Flores, no Bairro Jardim Higienópolis; na Rua Campo Grande, no acesso ao Jardim Primavera, e na rua Presidente Epitácio, imediações da estrada de acesso ao clube São Remo da Linha Guará. 
No Dnit Paraná, a obra considerada emergencial é a recuperação da BR-163 entre Cascavel e Marmelândia, incluindo a implantação de 17 quilômetros de terceiras-faixas. Em seguida, a prioridade seria a obra no perímetro urbano rondonense, tendo em vista que o contrato de duplicação com a construtora Delta já está em andamento e o órgão federal visa concluir todo o trabalho de uma vez.

 

 http://www.opresente.com.br/geral/dnit-aprova-construcao-de-dois-viadutos-em-rondon-32756/

http://www.radioeducadora.com/educadora/ver_noticia.php?not=42214

http://www.opresente.com.br/media/frontpage/12-03-2011.pdf

------------------------------------------------------------------------------------------


Expo Rondon 2012

 Empresário de Victor & Léo visita Marechal Rondon para definir detalhes para o show

Show está marcado para o dia 25 de julho, na abertura da festa dos 52 anos do município

Esteve em Marechal Cândido Rondon nesta segunda-feira (16) o empresário Luiz Mota, da empresa GDO, responsável pelos shows de Victor & Léo no Sul do Brasil. Ele esteve na cidade para verificar o local onde será realizada a apresentação, junto ao Parque de Exposições, bem como definição de alguns detalhes para a mesma.
O show de Victor & Léo está marcado para a noite de 25 de julho, feriado municipal e dia da abertura da Expo Rondon 2012. A apresentação foi viabilizada graças a uma parceria entre o município e a dupla, através de turnê que Victor & Léo irão realizar pelo Sul do Brasil no mês de julho. Este show não terá ônus para os cofres públicos, pois a dupla vem através de uma parceria de bilheteria.
Na visita ao Parque de Exposições foram definidos alguns detalhes como, por exemplo, os espaços para cada ambiente. Para o show haverá três ambientes diferentes à disposição do público. Haverá camarotes, área vip e a geral, para as quais serão disponibilizados ingressos com preços diferenciados que serão definidos pela produção da dupla nos próximos dias.
O presidente da CCO, Mauro Donha, lembra que há vários anos a administração municipal vem tentando trazer o show com Victor & Léo, porém nunca foi possível, devido a agenda sempre lotada da dupla. “Agora, graças aos esforços de muitas pessoas, foi possível incluir Marechal Rondon nesta turnê que a dupla vai realizar no Sul do país em julho”, frisou.

Outras atrações

Além do show de Victor & Léo na abertura da Expo Rondon, vários outros shows estão programados para os cinco dias de festa. No dia 26 haverá show com entrada livre com a dupla Milionário & José Rico, além de apresentação de Thaeme & Thiago no Salão Universitário. No dia 27 inicia o rodeio e haverá show com Pedro Henrique & Fernando no Salão Universitário. No sábado, dia 28, haverá shows com valores locais e regionais, homenagem ao cantor Walter Basso, na arena de rodeio e show com a banda Nenhum de Nós no Salão Universitário. E, para fechar a programação artística, no domingo (29), haverá show gospel com André Valadão, sem cobrança de ingressos, na arena de rodeio. 


O  empresário Luiz Mota visitou o local onde será realizado o show de Victor & Léo junto ao Parque de Exposições.


FOTOS: Ademir Herrmann


----------------------------------------------------
Esquadrilha da Fumaça promete muita alegria no céu de Marechal Rondon

Apresentação começa às 16 horas no Estádio Municipal Valdir Schneider

O Capitão Escobar (foto), um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, concedeu entrevista coletiva à imprensa por volta das 11 horas deste sábado (07). Na oportunidade ele falou sobre assuntos ligados a este grupo especial da Força Aérea Brasileira, que faz apresentações por todo o Brasil e também em vários outros países.
Segundo o Capitão Escobar, o público que for ao Estádio Valdir Schneider na tarde deste sábado vai poder ver um espetáculo de muita alegria no céu de Marechal Cândido Rondon. “Vamos provocar muitas emoções no público, com inúmeras manobras, dando várias vezes a impressão de que os aviões vão bater, mas não vão”, destaca o oficial.
Ele disse ainda que o Estádio Municipal será o local ideal para acompanhar todas as manobras. “De outros pontos as pessoas só vão ver aviões passando e não irão poder contemplar a apresentação na sua essência. O lugar ideal para acompanhar tudo será o estádio”, acrescentou.
O prefeito Moacir Froehlich também participou da entrevista coletiva e falou da satisfação do município receber uma segunda apresentação da Esquadrilha da Fumaça num curto espaço de tempo. Ele aproveitou para convidar a comunidade de Marechal Rondon e região a comparecer no Estádio Valdir Schneider, para contemplar o espetáculo aéreo.

Novo local

Ao contrário da apresentação em dezembro de 2010, quando a apresentação aconteceu sobre o Lago Municipal, desta vez o centro da apresentação será o Estádio Municipal. Conforme o Capitão Escobar, vários fatores levaram a mudança de local. Uma delas foi de facilitar a visualização das manobras.
Outra razão, destacada pelo prefeito Moacir Froehlich, objetivou facilitar o acesso ao local da apresentação. Para tanto, está sendo liberada toda a área do Parque de Exposições Werner Wanderer para ser utilizada como estacionamento. Todos os portões do parque estarão abertos a partir das 14 horas, para receber o público. Além disso, no entorno do parque haverá outras áreas para estacionamento, como é o caso da quadra ao lado do Ginásio de Esportes Ney Braga.
O Estádio Municipal será o melhor ponto para observação das manobras aéreas. Ele também estará aberto a partir das 14 horas, sendo que a partir das 15 horas haverá apresentação da Orquestra Municipal.
O público que chegar por primeiro poderá garantir um lugar nas arquibancadas. Porém só há espaço para aproximadamente 4 mil pessoas. A pista de atletismo e o campo de futebol igualmente estarão liberados para o acesso do público, que poderá levar suas cadeiras para se acomodar mais confortavelmente.
A apresentação da Esquadrilha da Fumaça está programada para iniciar pontualmente as 16 horas e deverá ter uma duração de aproximadamente 45 minutos. Depois disso, os pilotos deverão comparecer também ao Estádio Municipal para fazerem sua saudação ao público presente.


CRÉDITOS: Jadir Zimmermann


----------------------------------------------------

Funcionalismo público de Marechal Rondon conquista aumento de 9,5

Projeto elaborado a partir de um entendimento entre administração e Sindicato dos Servidores já foi aprovado pela Câmara

Já foi aprovado pela Câmara Municipal e contará a partir deste mês de março o reajuste salarial de 9,5% concedido aos servidores púbicos de Marechal Cândido Rondon. A reposição foi tratada num entendimento que envolveu a administração municipal e o Sinsemar – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.
O índice de 9,5% inclui a inflação do período, apurada em 6,07%, mais uma reposição real de 3,43%. O reajuste já passa a valer para os salários relativos ao mês de março.
Segundo o presidente do Sindicato, Fernando Hübner, os servidores estão satisfeitos com o aumento, que foi acima da inflação. Fernando lembra que como não houve perdas salariais nos últimos anos, o aumento acima da inflação representa um ganho real para todos os funcionários públicos municipais.
Por outro lado, o secretário de Administração Luiz Carlos Cardozo, destacou a forma saudável com que foi conduzido o diálogo que envolveu o prefeito Moacir Froehlich, o vice-prefeito Silvestre Cottica, o Conselho Gestor da municipalidade e a Secretaria de Administração com o Sindicato dos Servidores de Marechal Rondon. Ele também fez menção especial aos vereadores, que aprovaram o projeto por unanimidade, garantindo o benefício aos servidores, extensivo também aos trabalhadores da Câmara e do Saae.
Conforme Cardozo, vários estudos foram feitos para se chegar a um índice de reajuste coerente, com ganho real para os servidores e sem comprometer a folha de pagamento e, consequentemente, o orçamento do município.


O presidente do Sindicato, Fernando Hübner, e o secretário de Administração, Luiz Carlos Cardozo, destacaram a forma saudável como foi conduzido o diálogo para se chegar a um reajuste salarial coerente.
FOTO: Ademir Herrmann

--------------------------------------------------------

Marechal Cândido Rondon terá Escola de Arte Circense


Em ato realizado nesta semana foi feito o repasse de materiais para a Escola de Arte Circense de Marechal Rondon. Trata-se de equipamentos adquiridos com recursos obtidos pelo Provopar, no Café Colonial de 2011, durante a Expo Rondon.
Foram repassados perna de pau, diabolo, clavas, tatame, colchonetes, tecido acrobático, monociclos, bolas de vinil, colchão e material de figurino, perfazendo um total global de R$ 12. 372, 67.
O projeto têm como mantedores o Provopar e a secretaria de Assistência Social, sendo a secretaria de Cultura a pasta executora. As aulas deverão ser realizadas no Parque de Exposições. O objetivo do projeto é oferecer  ao público alvo, noções de arte circense, além de estimular o potencial criativo de cada participante, proporcionar uma integração construtiva, de maneira que todos  percebam a importância do companheirismo e solidariedade, desenvolver a atenção e o equilíbrio, a concentração e a coordenação motora, incentivar e valorizar a arte circense  e oportunizar atividades atrativas ao tempo livre da criança e do adolescente, evitando que estejam em situação de risco social e pessoal.
A presidente do Provopar e secretária de Assistência Social, Maria Cleonice Froehlich, ressalta que será um importante projeto no município. “É uma alegria muito grande realizar este repasse. Queremos oportunizar a toda a comunidade a Escola de Arte Circense. Será mais um grande projeto para Marechal Cândido Rondon”.
A oficina será realizada duas vezes por semana, nas segundas-feiras no período matutina e quartas-feiras no período vespertino. Haverá dois instrutores para melhor condução dos trabalhos. O número de crianças, adolescentes e jovens estarão sendo organizados conforme demandas. Interessados em participar podem ir até o parque de exposições, na Escola Municipal de Artes, ou ainda pelo fone 3254-3289. As aulas poderão iniciar ainda neste mês.


Materiais foram repassados ontem para a Escola de Arte Circense. Foto: Ademir Herrmann

Nenhum comentário: