terça-feira, 22 de setembro de 2009

Filmes Alemães

Campus de Rondon retoma Mostra de Filmes Alemães

Em continuidade à 2ª Mostra de Filmes Alemães e Ciclo de Debates: Muro de Berlim, iniciada em março deste ano, o Campus de Marechal Cândido Rondon programou para este sábado (19.09), com início às 19h30, nas dependências do Tribunal do Júri, a exibição do filme alemão O último a saber (Jeder schweigt von etwas Anderem).

A mostra, que se estende até novembro, tem apresentado, mensalmente, produções do cinema germânico seguidas de debates conduzidos por vários professores dos cursos promotores do evento: Letras-Português/Alemão e História.
Segundo a coordenadora da mostra, professora de Língua Alemã, Elise Schmitt, “um dos objetivos principais deste trabalho é divulgar o novo cinema alemão, que nos últimos anos tem se desenvolvido de forma muito positiva, mas que ainda não é muito conhecido pela nossa comunidade acadêmica e externa”.

A primeira edição da mostra ocorreu em 2006, como parte do curso de extensão Língua e Cultura Alemã, que teve como público-alvo apenas os acadêmicos de Língua Alemã do curso de Letras do Campus de Marechal Cândido Rondon. A professora ressalta que, na ocasião, houve interesse também dos demais membros da comunidade acadêmica, o que motivou a ampliação do público-alvo na segunda edição do evento.

Conforme a coordenadora, em virtude dos 60 anos da República Federal da Alemanha e dos 20 anos da queda do Muro de Berlim, foram selecionadas produções que permitissem discutir temáticas que cubram, desde a época pós-guerra e a divisão das Alemanhas – passando pela Guerra Fria e a construção do muro – até a sua queda e os dias atuais.

Para atingir um maior público, inclusive a comunidade externa, os filmes disponibilizam legendas em português, devido à colaboração da Filmoteca do Goethe-Institut de São Paulo, que fornece a maior parte das produções exibidas. O Instituto Goethe da Alemanha, representante cultural do cinema germânico no exterior, oferece películas na língua original, mas com o diferencial da opção por legendas em dez línguas universais, convertendo-se em um importante instrumento de mediação da língua alemã.

A professora destaca, também, que uma programação mais intensa será desenvolvida na primeira quinzena de novembro, quando da comemoração dos 20 anos da queda do Muro de Berlim. Está prevista uma exposição sobre o tema, bem como uma mesa redonda formada por professores dos cursos de História e Letras-Português/Alemão, além de convidados especiais. “Esperamos que, por meio desta programação, possa ser levado ao público maior conhecimento sobre a história da Alemanha pós-guerra e do novo cinema alemão”, finaliza a professora.

O filme O último a saber conta com a direção de Marc Bauder e, assim como os demais filmes apresentados na mostra, disponibilizará áudio original com legendas em português. O ingresso é gratuito e após a sua exibição haverá debate sobre o conteúdo abordado, a ser conduzido pelos professores da Unioeste.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: