sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Audiência com o Ministro do Planejamento

O Ministro do Planejamento e Gestão, Paulo Bernardo, garantiu ontem (17), durante audiência com lideranças da região Oeste do Paraná, que o seu ministério fará todo o esforço para apoiar as obras propostas pelo Pacto Oeste que envolvem o eixo modal de transportes. A audiência solicitada pelo deputado estadual Elton Welter, aconteceu no Ministério do Planejamento e reuniu prefeitos e vereadores de diversos municípios da região.
Durante o encontro, que durou mais de uma hora, foi feita uma ampla explanação das necessidades de obras de infra-estrutura de transportes que devem interligar os principais municípios da região com destaque para a extensão da Ferroeste de Cascavel até Guaíra e Foz do Iguaçu, a duplicação da BR-163 entre Guaíra e Toledo, a construção do Aeroporto Regional entre Toledo e Cascavel e a consolidação do porto na cidade de Guaíra.
A audiência teve a participação do prefeito de Marechal Cândido Rondon e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, Moacir Froehlich. Moacir é um dos grandes defensores das obras de infra-estrutura para o desenvolvimento da região Oeste. O prefeito rondonense defende os projetos que vão garantir o escoamento da produção, eficiência no transporte, redução nos custos do transporte, barateamento de produtos necessários aos agricultores e o desenvolvimento agroindustrial da região.
Segundo o Ministro Paulo Bernardo, os projetos que compõem a proposta de integração de eixos de desenvolvimento nessa região do Paraná “vem ao encontro dos objetivos do Presidente Lula de deixar para o próximo governo, qualquer que seja o eleito, uma carteira de novos projetos de investimento, complementar ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que está sendo chamado de PAC 2”.
Entretanto, o Ministro alertou que é necessário para que o projeto tenha êxito o engajamento e o apoio do Governo do Estado do Paraná em parceria com o Governo Federal. “Precisamos ter acordo sobre isso”, ressaltou Bernardo, acrescentando que a estrutura de integração apresentada pelos prefeitos da região já é de conhecimento do Governo Federal que, através do BNDES, está fazendo estudos de viabilidade.
Bernardo afirmou que o Secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Afonso Oliveira, como integrante do Comitê Gestor do PAC e da IIRSA (Integração da Região Sulamericana), poderá auxiliar a AMOP (Associação Municípios do Oeste do Paraná) na montagem de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipais.

Pacto Oeste

O Pacto Oeste propõe um plano diretor integrado que inclui projetos de infraestrutura para ligar os vários modais de transporte da região – aquaviário, rodoviário, aéreo e ferroviário – e assim possibilitar ganhos de eficiência e eficácia ao transporte dos produtos da região, uma das maiores produtoras de proteína animal do Brasil.
A região integra o grande eixo nacional de produção de proteína animal que é o Oeste de SC, Paraná, Mato Grosso do sul e Goiás. No projeto é identificada a existência de dois pontos estratégicos para conexões bioceânicas: Guairá/Santo Del Guairá e Foz do Iguaçu.

Nenhum comentário: