quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Solenidade marca 30 anos de Campus da Unioeste em Marechal Cândido Rondon

O Campus de Marechal Cândido Rondon, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), completa este ano 30 anos de Ensino Superior. Por isso, será realizada amanhã, dia 5, uma cerimônia para comemorar. “Esta temporalidade dimensiona a qualidade da Universidade quanto ao ensino, pesquisa e extensão. São trinta anos de conquistas, que demarcam no passado recente a consolidação dos cursos de graduação e a criação de programas de pós-graduação, mestrados e doutorado”, explica o diretor geral do Campus de Marechal Cândido Rondon, Davi Félix Schreiner.

A Unioeste de Marechal Cândido Rondon conta com dez cursos de graduação: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física Licenciatura, Educação Física Bacharelado, Geografia, História, Letras (com habilitação em espanhol, inglês e alemão) e Zootecnia.

Para Davi, além dos cursos de graduação, os mestrados de Agronomia, Zootecnia e História e o doutorado de Agronomia são as principais conquistas do Campus. “Além disso, nos últimos sete anos o Campus duplicou sua infra-estrutura, realizou parcerias com órgãos e instituições públicas e tem atendido demandas sociais sem precedentes”, salienta o diretor, apontando a ampliação da área física do Campus com o repasse de 100 hectares pelo governo do Estado e 69 mil metros quadrados pela prefeitura do município.

O Campus conta com 203 professores, dos quais 164 são efetivos. O corpo docente de efetivos é formado por 95% de mestres, doutores e pós-doutores, além de 110 agentes universitários, dos quais sete são temporários. Já o corpo discente conta com 2.150 alunos de graduação e pó-graduação.

“A presença e a atuação do Campus no município e na região são imensuráveis. Destacam-se a formação de profissionais qualificados e a formação continuada de professores da rede pública pelos cursos de licenciatura”, analisa Davi, lembrando que além disso, se destacam também os projetos desenvolvidos com os agricultores, entre os quais na área ambiental, na produção leiteira, na certificação de produtos orgânicos, o atendimento a micro e pequenos empresários e a assistência jurídica gratuita à população, pelo Núcleo de Práticas Jurídicas, e a promoção do esporte, do lazer e, de modo geral, da qualidade de vida. “Não menos importante, comparativamente, o Campus injeta, anualmente, recursos financeiros de cerca de 50% do orçamento executado pelo município”, frisa.

Programação da cerimônia
Para comemorar os 30 anos de Ensino Superior do Campus de Marechal Cândido Rondon foram programadas diversas atividades. Às 9 horas haverá uma sessão solene do Conselho de Campus, na sala do Tribunal do Júri, para a realização de três assinaturas: para a ordem de serviço para conclusão da Quadra Poliesportiva para o início da construção da primeira etapa do Laboratório do Centro de Ciências Agrárias e para a compra dos aparelhos de ar-condicionado que serão instalados nas salas de aula e prédios administrativos.
Haverá ainda três inaugurações: do Centro de Práticas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do novo espaço do Cepedal e do Laboratório de Ensino de História e do Laboratório de Microfilmagem e Digitalização do Acervo. Depois disso, será realizado ainda a partir das 12 horas um almoço de confraternização na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: