segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

HUOP aguarda cerca de 2 milhões previstos no orçamento estadual

O Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), reunido em sessão ordinária na última quinta-feira, aprovou moção de apoio às iniciativas do reitor relativas à cobrança às instâncias estaduais, dos recursos financeiros e orçamentários, aprovados e não repassados em sua totalidade, até então, às diversas unidades da Unioeste. A posição dos conselheiros é justificada pelo comprometimento que o atraso do repasse de recursos provoca nas atividades desenvolvidas pela Universidade e, em especial, no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

A moção foi proposta diante de informação veiculada pela imprensa sugerindo que aplicação financeira de R$ 4 milhões repassados pelo Governo do Estado do Paraná, justificaria os problemas financeiros do HUOP, o que não procede.
O reitor esclareceu, durante a sessão do Conselho, que tais recursos são os recebidos do Sistema Único de Saúde (SUS) e estão comprometidos com investimentos necessários ao hospital, por exemplo, a aquisição dos seguintes equipamentos: microscópio, aspirador ultrasônico, craniotomo, sistema de imagens digital para o Centro Cirúrgico, ventilador pulmonar, coagulador, foco cirúrgico, ar condicionado para o centro cirúrgico, marcapasso externo, perfurador à bateria, além de mobiliário e contrapartida da obra destinada ao atendimento dos portadores de Fissura Lábio Palatal.

O diretor geral do HUOP, Alberto Rodrigues Pompeu, explicou que tais investimentos, mesmo com recursos próprios, foram autorizados pela Secretaria de Planejamento do Estado. Os recursos aplicados são destinados aos investimentos necessários ao HUOP e foram repassados com este comprometimento, pelas esferas do governo federal com o objetivo de incrementar a estrutura hospitalar. O compromisso do Governo do Estado em liberar recursos para o custeio precisa ser cumprido e é este esforço do reitor que recebeu o apoio unânime do conselho, destacou Pompeu.

Na tarde do dia 16, governo do Estado repassou para o HUOP R$ 320.590,00, faltando ainda 789.993,98 dos recursos financeiros a serem liberados. Para o hospital falta, além disso, a liberação de mais 1.133.596,02 que é referente ao orçamento aprovado para este ano de 2010. E que foi contigenciado pela Secretaria de Planejamento. A liberação orçamentária dos 1,13 milhões dará ao HUOP a possibilidade de fazer novas aquisições de medicamentos e material médico-cirúrgicos, condição indispensável para que o hospital volte a realizar as cirurgias eletivas. Portanto, o hospital aguarda, ainda para este ano, o montante de 1.923.590,00 que são os recursos que o Governo do Estado está comprometido, pelo orçamento de 2010, em enviar ao HUOP.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: