terça-feira, 14 de agosto de 2012

CHUVA DE ESTRELAS



Chuva de meteoros Perseidas é observada por astrônomos amadores e físicos da região



Posição no céu do radiante das Perseidas, da Lua, de Júpiter e de Vénus na madrugada de 12 de Agosto de 2012, pelas 03:30 (latitude de Lisboa).
Crédito: Sérgio Paulino/Stellarium.

As Perseidas estão tendo a companhia de outras chuvas de estrelas menos prolíficas. Neste fim-de-semana, as mais activas foram as Delta-Aquaridas, um fluxo de meteoros com dois radiantes situados na constelação do Aquário. As Delta-Aquaridas são chuvas de estrelas particularmente interessantes, porque têm origem em meteoróides da família do cometa 96P/Machholz, um objecto que muitos investigadores acreditam ser um visitante de outras paragens da Galáxia.

Projecção equatorial do céu mostrando a localização dos meteoros detectados pelo sistema CMOR a 09 de Agosto de 2012 (ler mais sobre este projecto aqui). São visíveis 5 grupos correspondentes às chuvas de estrelas actualmente em actividade (PER: Perseidas; NDA: Delta-Aquaridas do Norte; SDA: Delta-Aquaridas do Sul; PAU: Piscis Austrinidas; ERI: Eridanidas de Agosto).
Crédito: University of Western Ontario.


O Blog http://astropt.org/blog/,  ligado a um projecto de astronomia em Portugal, sugere que se  consulte o artigo de João Clérigo com óptimas dicas para a observação e para o registo fotográfico destes maravilhosos fenómenos celestes.



Nenhum comentário: