sexta-feira, 24 de julho de 2009

Lei da Alimentação Escolar

Unioeste é parceira na implantação da Lei da Alimentação Escolar

"A Lei é uma oportunidade histórica para revolucionar o país". A opinião é de Dom Mauro Morelli, bispo emérito da cidade de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Dom Mauro é fundador e presidente do Instituto Harpia Harpya, cujo trabalho na área de agroecologia e nutrição infantil tem chamado a atenção de várias instituições do país, que têm firmado parcerias com o instituto, no sentido de dar maior amplitude às ações do mesmo.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná, através da Pró-Reitoria de Extensão, juntamente com a Itaipu e os municípios da BP III (Bacia do Paraná III) são parceiras do Instituto no trabalho de conscientização para a efetiva implementação da Lei Nº 11.947, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Para dom Mauro, contudo, a lei é só uma forma de tornar oficial o que é a obrigação de todo governante, que é zelar pela alimentação saudável e adequada e o efetivo acompanhamento da qualidade alimentar das crianças em cada município do Brasil.
Dom Mauro vislumbrou que a conscientização do valor histórico e revolucionário da lei deveria começar pelos agentes públicos dos municípios e, neste sentido, tem reunido prefeitos e secretários municipais com o objetivo de esclarecê-los da amplitude da rede que se pode formar visando garantir o futuro do país, que é garantir a saúde e o direito a uma alimentação saudável e adequada às crianças dos mais de cinco mil municípios do país.
Contando com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste e do PTI - Parque Tecnológico Industrial da Itaipu, Dom Mauro deu início às reuniões no Oeste do Paraná, em Cascavel, onde reuniu-se com as membros da ADAMOP - Associação das Primeiras Damas do Oeste do Paraná, e depois em Vera Cruz do Oeste, onde mais um grupo de prefeitos participaram de um encontro onde se buscou dinamizar a implementação efetiva da lei, através de um diagnóstico dos municípios presentes na questão específica da merenda escolar.
Como a lei prevê que no mínimo 30% dos recursos repassados para as escolas sejam gastos com a aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar, bastante presente na região Oeste, importantíssima tem sido a participação dos secretários municipais de agricultura, no sentido de já sejam detectados e identificados os fornecedores desta alimentação saudável e adequada às faixas etárias do sistema de ensino e de assistência social dos municípios, que deverão formar o seu Conselho de Alimentação Escolar.
"Abre-se um novo e auspicioso mercado para a agricultura familiar no Brasil", disse dom Mauro aos prefeitos de pequenos municípios como Vera Cruz do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Diamante do Oeste, Ramilândia, Santa Tereza d'Oeste e outros, que participaram do encontro acompanhados de secretários municipais das pastas da Educação, Saúde e Agricultura, além de nutricionistas e responsáveis pela merenda escolar. "A merenda é um assunto também educativo, através do qual se pode introduzir hábitos alimentares saudáveis, ao mesmo tempo em que pode fortalecer as organizações que agregam agricultores familiares e de produção orgânica", disse ele aos presentes.
Para o pró-reitor de extensão da Unioeste, professor doutor Wilson João Zonin, que participou dos dois eventos iniciais desta etapa de conscientização das lideranças políticas do Oeste do Paraná, sobre a Lei Nº 11.947, a Universidade e as atividades de extensão, e, por conseguinte, os extensionistas voluntários e bolsistas de projetos, têm, na disseminação das diretrizes da lei e na efetiva conscientização dos produtores, especialmente aos que se dedicam a agricultura orgânica, um grande desafio. "Precisamos informar aos produtores e às organizações da qual eles fazem parte, da grande oportunidade que esta lei coloca à disposição agricultura familiar, que é quem tem condições e que vai suprir esta demanda da alimentação escolar adequada e solidária", disse Zonin.
Dentre as deliberações do encontro, além do agendamento de novas reuniões e da realização de um seminário no mês de setembro, foi estabelecida a elaboração de uma cartilha contendo as principais diretrizes e a amplitude da lei, assim como a possibilidade da criação de um link no site da Unioeste, também contendo informações sobre os dispositivos da lei.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Nova Iluminação


Nova iluminação na Avenida Maripá será inaugurada hoje
Nesta semana Marechal Rondon vive um momento especial, em virtude das comemorações do 49º aniversário de Marechal Cândido Rondon, cuja programação inicia na quinta-feira, dia 23. Dia 20, segunda- feira a administração municipal inaugurou a nova iluminação da Avenida Maripá. A nova iluminação foi implantada em uma extensão de 3.350 metros. Conforme o Secretário de Coordenação e Planejamento, Carlos Wild, esta oferece maior segurança, maior luminosidade, aliado a baixa manutenção.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

ELIO RUSCH

RUSCH FALA DO PLÁGIO DO GOVERNO A
PROJETOS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

O líder da Oposição na Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Elio Rusch(DEM) mostrou nesta terça-feira(7/7) ao menos três casos em que o Governo do Paraná plagiou projetos de deputados estaduais e os transformou em mensagens do Executivo.
Segundo Elio Rusch “várias iniciativas de deputados foram copiadas, ou adaptadas aos interesses políticos do Governo. Primeiro uma lei do deputado Ratinho Júnior foi transformada na chamada PEC(Projeto de Emenda Constitucional) do Emprego. Depois a ampliação da licença-maternidade para as funcionárias públicas, de 4 para 6 meses. Agora falam em um decreto proibindo a Sanepar de cobrar a taxa de limpeza pública”.
Elio Rusch observa que “o Governo não divide com o Parlamento as glórias, apenas os ônus do poder. Quando um deputado apresenta um bom projeto, muitas vezes, este é derrubado, ou vetado, mas, logo a seguir nos enviam uma mensagem do Palácio das Araucárias sobre o mesmo tema e até com o mesmo teor. Isto é plágio. É algo inadmissível, pois muitos deputados, seja da Oposição, seja da base governista, não são reconhecidos por suas iniciativas. E, mesmo tendo uma boa atuação, não colhem os frutos de suas idéias”.
CRECHES
O deputado Elio Rusch voltou a pedir que não sejam fechadas as creches da Secretaria de Agricultura, da Celepar, da Secretaria de Administração, do DER e do Iapar de Londrina, que atendem 275 crianças.
Segundo o parlamentar “algumas destas creches funcionam há mais de 20 anos, no atendimento aos filhos dos funcionários do Governo do Estado. E não podem ser fechadas, no meio do ano, deixando pais preocupados e crianças sem abrigo e atendimento especializado. Manter estas estruturas funcionando permite que seus pais e mães continuem trabalhando com garra e entusiasmo pelo povo do Paraná”

TEXTO: JOSILIANO DE MELLO MURBACH

Agricultura Familiar

Seminário sobre Políticas Públicas para Agricultura Familiar integra programação da Expo Rondon

A EMATER e prefeitura municipal de Marechal Cândido Rondon promovem seminário regional sobre políticas públicas de aquisição de produtos alimentícios dos agricultores, através dos municípios e órgãos públicos. O evento será realizado no dia 24 de julho, a partir das 13h30 no Parque de Exposições Álvaro Dias, integrando a programação da Expo Rondon 2009.O seminário irá proporcionar uma orientação a todas as lideranças da região sobre a produção de alimentos pelos agricultores e a aquisição destes alimentos pela CONAB, para formação de estoques ou Compra Direta. Também será discutida a Lei 11.947, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em junho, passado, que obriga a destinação de 30% dos recursos federais da merenda escolar para adquirir produtos dos agricultores familiares.A apresentação das palestras será feita pelo Secretário Nacional da Agricultura Familiar, Adoniran Sanches, e por técnicos da Delegacia Regional do Ministério de Desenvolvimento Agrário de Curitiba. Conforme Urbano Mertz, da Emater local, estão sendo esperadas delegações de todos os municípios da região, tendo em vista que a obrigatoriedade dos municípios destinarem 30% dos recursos federais da merenda escolar para adquirir produtos dos agricultores familiares, se apresenta como um grande desafio para todas as administrações municipais.Também está sendo programada uma apresentação das experiências do município de Toledo na aquisição de produtos alimentícios dos agricultores e a implantação de restaurantes populares naquela cidade.A Expo Rondon 2009 acontece de 23 a 26 de julho, com vasta programação. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.mcr.pr.gov.br/exporondon

quarta-feira, 1 de julho de 2009

isenção iptu

"Rondonenses podem pedir isenção do IPTU

A partir de hoje, dia 01 de julho, os contribuintes, com direito, poderão requerer isenção do Imposto Predial Territorial (IPTU) 2010 para Marechal Cândido Rondon. O prazo segue até o dia 30 de novembro.
Têm direito a isenção aposentados, pensionistas, pessoas portadoras de deficiência e pessoas com idade superior a 65 anos, proprietários de, no máximo, três lotes urbanos, sendo somente um edificado para servir de moradia do proprietário. A renda da família não pode ser superior a três salários mínimos nacionais e não possuir imóvel rural."

Gesso Rondon


Arte Decorações