quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Opinião

"Estamos em Guerra!

Não! O Brasil não declarou guerra a nenhum país! Também não estou falando dos conflitos que assolam o campo e a cidade!

Falo de uma Guerra muito mais perigosa!

Falo de uma Guerra que sem perceber, declaramos a nossa própria existência.

Estão todos envolvidos nessa Guerra, tanto na condição de vítimas como de agressores! Falo de uma Guerra que o homem declarou contra sua própria espécie!

“Eles armam ciladas contra seu próprio sangue” (Prov 1;18), já diz a passagem bíblica. E é isso que estamos fazendo!

Uma das últimas grandes armadilhas leva o nome de Pré – Sal, reservatório descoberto ao longo da costa brasileira que pode, segundo estimativas, conter até cem bilhões de barris de petróleo; que segundo a lógica produtivista, degradante e consumista do atual sistema político-econômico, devem ser retirados, explorados, beneficiados e transformados em produtos que geram lucro ao mercado. Um mercado que, segundo esta lógica fria, inconsequente e não humanista não mede consequências, não postula o futuro. Um mercado que sendo o novo Deus da Humanidade, trouxe-nos ao atual estado de desequilíbrio ecológico e transtorno climático! Mas não nos enganemos, pensando que o mercado é um ente separado (como alguns querem fazer parecer), não! Ele também é produto.

Produto de homens, produto de uma forma tresloucada de agir que a Humanidade vem seguindo nos últimos séculos, ao continuar agindo única e exclusivamente pautada no individualismo e no imediatismo.

Explorar a reserva do Pré – Sal, nesse momento, pode até parecer gratificante, mas é como a droga, que em primeiro momento dá prazer e depois mata.

São cem bilhões (100000000000) de barris! A extração de cada barril de petróleo, libera na atmosfera em torno de quatrocentos e trinta seis quilogramas (436 Kg) de CO2 (Dióxido de Carbono), ou seja, apenas na extração desse petróleo seriam liberados na atmosfera por volta de quatrocentos e trinta e seis trilhões de quilogramas (436000000000000 Kg) de CO2, que é o principal componente químico responsável pela manutenção e acréscimo do Efeito Estufa! E esse é um dos principais agentes da modificação do clima na Terra.

E isso seria liberado apenas na extração! Imagine, caro leitor, as consequências do consumo dessa reserva!

Então lhe pergunto: A longo prazo, no curso de 20 ou 30 anos, esse presente que parece ser o Pré-Sal, não se revelaria uma “Caixa de Pandora”?

Seremos nós, então, tão inconsequentes a ponto de abrirmos esta caixa?

Ao contrário do que alguns arautos do apocalipse afirmam, a modificação climática não vai acabar com a vida na Terra!

O sistema climático vai encontrar um novo equilíbrio. Agora quanto a sobrevivência da Humanidade, a história pode ser diferente!

Somos uma espécie nova e frágil, apesar de que, a partir do nosso egocentrismo, nos achamos fortes e o centro do Universo.

Provavelmente, a Guerra que estamos travando contra nós mesmos, vai nos destruir!

Mas, ainda há tempo, só que não muito!

As mudanças dever ser radicais e imediatas!

Só assim teremos uma esperança de sobreviver enquanto espécie! A vida continua, e continuará!

Agora quanto a Humanidade, no atual momento histórico temos o nosso destino em nossas mãos!

Talvez a solução passe por abdicarmos do Deus mercado, colocando então a Vida acima do lucro!


Ass. Luciano Egidio Palagano

16/10/2009

Nenhum comentário: