quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mostra filmes alemães

Debates e exposição na Mostra de Filmes Alemães

A 2ª Mostra de Filmes Alemães e Ciclo de Debates: Muro de Berlim segue durante este mês, no Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Iniciada em março deste ano pelos cursos de História e Letras – Português/Alemão, na mostra são exibidos, gratuitamente, a cada mês, filmes de procedência alemã, seguidos de debates conduzidos por vários professores dos cursos promotores do evento.

Além da programação da Mostra também será realizado, entre os dias 9 e 14, uma exposição fotográfica sobre o Muro de Berlim, como encerramento do evento.

A exposição compreenderá dois módulos. No primeiro deles, intitulado “Ortszeit/Local Time”, serão mostradas 29 fotografias, registradas pelo fotógrafo alemão Stefan Koppelkamm durante os anos de 1990 a 2004.

Já, o segundo módulo, denominado “Da Revolução Pacífica à Unidade Alemã”, contará com vinte pôsteres, os quais irão contemplar os fatos mais relevantes acerca do Muro de Berlim e sua queda, entre outras fontes. A exposição terá como local o saguão do segundo piso e na Sala 58 do Campus rondonense.

A entrada é franca e os visitantes poderão contemplar as fotografias nos seguintes horários: das 10 às 12, das 14 às 17 e das 19 às 22 horas. Durante o sábado, dia 14, o horário da exposição será das 16 às 19h30.

Ainda para segunda-feira, dia 9, está programada, para 19h30, na sala do Tribunal do Júri do Campus, a mesa de debates sobre o Muro de Berlim, composta pela professora Ulrike Haenert-Maidl, da Universidade de Leipzig–Alemanha, e pelos professores da Unioeste, Méri Frotscher, Marcos Nestor Stein e Elise Schmitt. Também fará parte da mesa Johannes Kramer, natural da Alemanha e residente no município de Marechal Cândido Rondon.

Durante a exposição de fotografias, ainda serão apresentados os dois últimos filmes da 2ª Mostra. O primeiro deles, Lichter (Luzes), será exibido na terça-feira (10.11), às 19h30, nas dependências do Tribunal do Júri. O filme, produção de 2003 com 105 minutos de duração, conta com a direção de Hans-Christian Schmid.

Já, o último filme, trata da produção Die fetten Jahre sind vorbei (Edukators), com direção de Hans Weingartner e duração de 126 minutos. Produzida em 2004, a película também será apresentada às 19h30 no Tribunal do Júri, durante o sábado (14.11), último dia da mostra.

A 2ª Mostra de Filmes Alemães e Ciclo de Debates: Muro de Berlim é realizada com o apoio da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, filmoteca do Instituto Goethe de São Paulo, Goethe-Institut de Curitiba, além da Direção Geral do Campus de Marechal Cândido Rondon.

por: Jerri Antonio Langaro/ACS

Nenhum comentário: