domingo, 1 de junho de 2014

PLURALIDADE CULTURAL





Exposição de fotos do Projeto Pluralidade Cultural acontece no saguão da prefeitura 

  
Desde a semana passada o saguão do Paço Municipal Arlindo Alberto Lamb conta com a exposição de fotografias do Projeto Pluralidade Cultural, promovido por quatro turmas da Escola Eron Domingues, sendo três delas do 9º ano e uma da 8ª série. O projeto é coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Vera Beatriz Pagnussatti.
Ela explica que a sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países e que as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que o Brasil possui diversas características culturais diferenciadas e a diferença entre esses grupos, por muitas vezes, é marcada pela discriminação. Pensando nessa situação o desafio da escola foi trabalhar esse conteúdo com os alunos.
O projeto terá varias etapas. E no momento esta acontecendo a exposição de fotografias, que consiste em trabalhar as raízes dos estudantes, para nos próximos momentos estudar as diferentes culturas tanto do Estado como do país. Foram realizadas as pesquisas desde ancestrais até costumes de cada indivíduo para chegar ate Marechal Rondon, sendo assim fotografaram lugares do município que mostram os aspectos culturais do mesmo e não somente as imagens foram trabalhadas mas também textos e poemas. O projeto rendeu em torno de 200 fotos, sendo o próximo passo selecioná-las e criar as legendas, todo esse trabalho sendo realizado por esquipes que foram organizadas. A exposição ficará até segunda-feira no saguão do paço e posteriormente partirá para a Unioeste.
De acordo com a professora de língua Portuguesa Vera Beatriz Pagnussatti para se pensar em Pluralidade Cultural, pelo fato de diversas culturas presentes no Brasil primeiramente precisa-se resgatar e buscar as raízes na própria família. “É um projeto muito interessante que leva os alunos a pensarem suas culturas. A exposição fotográfica retrata o dia a dia das pessoas de Marechal Rondon, seus costumes, culinária e trabalhos diários. Convidamos a todos a prestigiarem a mesma”.
O ponto final do Projeto acontecerá após a Copa do Mundo, sendo ainda realizado um Fórum. Também é trabalhado muito com as redes sociais. Para maiores informações sobre o mesmo pode-se acessar o endereço: http://aprendereagir.wordpress.com/

Exposição de fotos está no saguão da prefeitura.

Fonte: ACS/PM/MCR/PR/BR

Nenhum comentário: