quinta-feira, 14 de agosto de 2014

EDUARDO CAMPOS



Nota sobre o acidente com o avião do candidato a presidência pelo PSB Eduardo Campos



Não vou chamá-lo de companheiro ou de lutador como alguns tem feito, exatamente por que discordo daquilo que ele defendia. De sua defesa ao Agronegócio (o mesmo assinou uma carta compromisso com o setor ruralista), de sua candidatura ter inclusive tentado (não sei se conseguiu) modificar o estatuto do seu partido retirando o termo "socializar os meios de produção". Também não posso chamá-lo de companheiro por que ele defendia, e sua candidata a vice defende, mudanças na relação com o meio ambiente a partir de uma tentativa de pintar o capital de verde. O que é impossível, por que um sistema que precisa se expandir para sempre não consegue sobreviver de um sistema finito. E esta é uma das contradições principais na relação Capital x Natureza. Também não posso chamá-lo de companheiro devido as denúncias de corrupção em que esteve envolvido no escândalo dos precatórios em 1997 e toda a relação deste fato com o antigo Banco de Pernambuco (Bandepe).
Por isso, ao contrário de muitos, não vou fingir que apoiava as suas ideias ou que concordava com elas. Não! Em nenhum momento concordei e continuarei lutando contra elas! Mas, em contrapartida morreram 07 seres humanos (entre eles o Candidato a Presidência pelo PSB - Eduardo Campos), outros ficaram feridos e alguns sofreram danos materiais - destes quase não se fala: dos outros seis que morreram, dos que se feriram e dos que sofreram danos materiais. Toda morte é trágica, a morte na fila do SUS é trágica, a morte em um acidente de carro é trágica, a morte em uma queda de avião é trágica. Toda morte deixa pessoas que choram e que sentem falta daquele que não mais se encontra em nosso meio.
Assim, deixo meus pêsames não pelo político que alguns meios de comunicação estão agora tentando transformar em Mártir, deixo meus respeitos ao Ser Humano Eduardo Campos, a sua família a seus amigos. E direciono também este pêsame aos demais que morreram no acidente e a seus familiares. Minhas condolências a todos eles. Deixo meu respeito às famílias trabalhadoras que por acaso tiveram feridos nessa tragédia, as famílias da equipe de bordo do avião, e também àqueles que sofreram perdas materiais e terão de levantar a cabeça e seguir em frente para recuperar o que perderam.

Luciano Egidio Palagano
Secretário Geral do Partido Socialismo e Liberdade de Marechal Cândido Rondon
Candidato a Deputado Estadual pelo PSOL/PR

Nenhum comentário: