domingo, 7 de maio de 2017

100GURIAS100MEDO





O festival visa promover união, empoderamento, autonomia, liberdade e independência das mulheres através da bicicleta. Sua segunda edição acontecerá em Florianópolis (Junho/2017) e contará com a presença de representantes de diferentes movimentos que promovem o uso da bicicleta, vindas de diversas cidades - Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Los Angeles (EUA).

Um evento gratuito feito por mulheres e para mulheres para mostrar que as ciclistas do Brasil estão unidas em prol de um país com maior qualidade na mobilidade urbana e respeito para as mulheres.

Pedal das Gurias - POA de Porto Alegre e As Pedaleirax de Floripa estão convidando as manas, minas e monas do Brasil todo para participarem do único encontro de mulheres que pedalam do país em sua segunda edição!

Mais informações em:
https://www.facebook.com/100gurias100medo/videos/1071637576313650/


Programação:


• RODAS DE CONVERSA** 
• PALESTRAS
• OFICINAS**
• FEIRINHA**
• HOSPEDAGEM SOLIDÁRIA*****
• 1ª VOLTA A ILHA FEMININO (pedal de 100km em ritmo passeio com paradas turísticas)
• VeloFesta POA
• SHOWS 


Formulário de inscrição para o festival:
https://goo.gl/forms/hA60tkQ3KUigRYcF3

Formulário de inscrição - feirinha artes/alimentos:
https://goo.gl/forms/aFoEUCSjzsYKXat43

Formulário de OFERTA - hospedagem solidária:
https://goo.gl/forms/3b4apWS4YpxK00WS2



Saiba mais:
Objetivo geral:  o objetivo primário e fundamental do Festival 100Gurias100Medo é promover a união e o empoderamento de mulheres ciclistas.
Objetivos específicos: Identificar e reconhecer os medos que limitam nossa autonomia no uso da bicicleta e debater estratégias para superá-los; Promover e fortalecer a empatia e a sororidade entre as participantes; Fomentar oportunidades para que as participantes adquiram conhecimento técnico para que o uso da bicicleta seja mais seguro, com melhor rendimento e que garanta maior vida útil das bicicletas; Atrair e aumentar o número de mulheres ciclistas na comunidade onde será realizado o evento.

ESTRATÉGIAS E METODOLOGIA:
Palestras e discussões de empoderamento no uso da bicicleta: mulheres mais confiantes são mulheres com menos medo. O evento busca fortalecer as mulheres tanto psicologicamente, quanto fisicamente. Obviamente, medos como o de pedalar sozinha a noite perdurará enquanto a cidade e o Brasil tiverem uma segurança e uma fiscalização fracas. Entretanto, o evento busca chamar a atenção para isso também, com a esperança de que no futuro as mulheres brasileiras não mais precisarão ter medo de ir e vir;
Rodas de conversa: As rodas de conversa trazem histórias que podem ser tristes, de superação, de alegrias, de conquistas ou de projetos, de futuros, etc. Este é o momento que mulheres compartilham suas experiências e trazem à tona vivências que servirão de inspiração para outras mulheres. Essas ações também fortalecem a 
sororidade, união entre mulheres (“juntas somos mais fortes”), baseado na empatia e companheirismo para alcançar objetivos em comum, enfraquecendo, portanto, a cultura de competição entre as mesmas;
Pedal coletivo: Será feita uma grande pedalada - Volta a Ilha de 100km, com diferentes características, onde todas deverão cuidar de todas e trabalhar em equipe. Haverá momentos de trânsito, de cansaço, de pneus furados, de dificuldades para subir um morro, ou simplesmente de uma boa conversa durante o passeio, ainda assim, com todo o cuidado que se deve ter quando se pedala;
Oficinas técnicas: como por exemplo de iniciação no uso da bicicleta e de mecânica básica para bicicletas, serão ministradas para as mulheres adquirirem maior confiança e autonomia nos seus pedais, seja por conhecer melhor a sua bicicleta e aumentar a vida útil das mesmas, ou por conhecer técnicas que permitirão maior segurança e rendimento nas suas aventuras; Também oficinas para cuidar/preparar o motor da bicicleta, que é o corpo da mulher, promovendo oficinas de 
Nutrição Esportiva, e de Aquecimento e Alongamento.
APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS FEMININOS CONVIDADOS:
LAS FRIDAS - É um projeto feminino de cicloativistas negras - projeto móvel que une bicicleta à arte de rua, estimula a representatividade feminina na mobilidade urbana, ampliando as vozes das mulheres negras, ocupando espaços, sendo a bike um instrumento de empoderamento e transformação na sociedade. Valorizam o poder feminino negro, fazem um recorte racial para reportar o racismo e o machismo, empoderam as mulheres negras. Las Fridas possuem vários projetos como:
Sarau la Frida: concentração de mulheres artistas (poesias e músicas). A cada mês as artistas traçam um itinerário diferente, levando bikes e poesias, possibilitando projetos culturais, artísticos e sociais.
Preta, vem de bike!: visa a promoção da bicicleta com inclusão social, igualdade étnica e de gênero. São aulas de bike para meninas da periferia.
Bici la Frida: projeto de implantação de bicicletários nas universidades.
La bicicloteca: biblioteca itinerante, onde as bicicletas levam livros para pontos específicos da cidade, principalmente periferias.  
ENGRAXADAS: Coletivo criado por 5 ciclistas urbanas no Rio de Janeiro para promover a bicicleta como ferramenta de empoderamento feminino. Promovem o uso da bicicleta por e para mulheres. Mais mulheres, em mais bicicletas, mais vezes e cada vez mais livres! Promovem eventos, oficinas, bate-papos, tudo para o empoderamento feminino através da bike.
OVARIAN PSYCOS: Descendentes diretas dos movimentos feministas dos anos 60 e 70, as Ovarian são indígenas e negras do Leste de Los Angeles. Em 2016 lançaram de forma independente um documentário que está rodando o mundo e recebendo prêmios e colunas em "revistas hollywoodianas". O filme conta a história de 3 Ovarians que lutam para transformar sua vida e a sociedade. “Whose streets? Our streets!” (as nossas ruas = uma cidade pensada por mulheres). The Ovarian Psycos Cycle Brigade, grupo irreverente, mostra a que veio: “cycling for the purpose of healing our communities physically, emotionally and spiritually.” Juntam-se a elas, cada vez mais pedaleiras pelo mundo. Formando, já em 6 cidades americanas, uma massa crítica feminina.

Colaboração: Sérgio Fregolão
Fontes: https://www.facebook.com/events/164996130672948/; https://www.vakinha.com.br/vaquinha/festival-100gurias100medo

Nenhum comentário: