terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Material escolar para 2010

Livrarias mantém mesmos preços e ofertam maior variedade de produtos em 2010


Com a proximidade do início das aulas, a partir desta semana os proprietários de livrarias e papelarias da cidade aguardam a intensificação do movimento de vendas de material escolar para o ano letivo 2010.
Eles são praticamente unânimes ao dizerem que não repassaram os reajustes entre 8 e 15% no atacado para o varejo e que o fizeram para manter e ampliar a clientela, baseados na prática do mesmo preço do ano passado. “Quem subiu os preços aproveitou-se dos materiais com marcas de personagens”, disse-nos um dos proprietários de livrarias entrevistados.




Mais de 400 modelos de mochilas

Baseado nesta tática, a de haver absorvido os custos maiores para ampliar o número de clientes, Sérgio Marcucci (foto à esq.), proprietário da Livraria Unixerox, espera aumentar sua clientela em patamares de 40 a 50%. “Nos preparamos com a aquisição do dobro de material, ampliando a variedade para atender a todos os gostos. Só de mochilas temos mais de 400 modelos de marcas conhecidas e qualidade incontestável”, nos disse ele no último dia 20, quando a loja já mostrava um considerável aumento no número de clientes em busca dos produtos diferenciados. “Investimos neste tipo de produtos, cujas marcas estão em voga e sendo sucesso em todo o país, como as bolsas e mochilas do Paul Frank”, explicou ele.

Materiais na cor roxa



Também os proprietários da Livraria Nota 10, Mariane e Edilson Marcon (foto ao lado), apostam nos descontos no preço a vista e nos prazos que tornam mais acessíveis os produtos da moda. Eles mudaram de ponto em meados do ano passado, ampliando o espaço físico da loja. “Foi uma forma de valorizar o nosso cliente que encontra agora um ambiente mais amplo e diversificado”, diz Edilson, afirmando que também absorveu a relativa alta nos preços para manter e ampliar a clientela. Segundo ele, as tendências cor, como o roxo muito em moda neste ano, tem puxado as vendas em produtos como mochilas, estojos e outros.

Além do esperado


Apesar de haver detectado uma alta no preço do papel, principalmente, a nova proprietária da Livraria Paraná, Cristiane da Silva (foto à direita), também optou pela manutenção dos preços praticados no ano passado, absorvendo a diferença no intuito de ampliar a clientela para seu novo empreendimento. Aguardando o pico de vendas para estas duas semanas antes do início das aulas - “as pessoas ainda costumam deixar para a última hora”, diz ela – Cristiane comemora um volume de vendas além do esperado até agora e aposta nos descontos especiais nas vendas a vista e condições especiais para as vendas à prazo para obter um faturamento ainda maior que o obtido pela empresa em 2009, nas vendas de material escolar. “Após este período vamos incrementar a parte de material de escritório e vamos investir também no setor de presentes”, declara a jovem empresária”.

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