quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Docentes da Unioeste paralisam atividades




Os professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, paralisaram neste dia 27 as atividades nos campis da universidade, a exemplo do que fizeram os docentes das outras IES do Paraná.  A mobilização é pela revisão urgente do Plano de Carreira cuja proposta deve ser encaminhada à Assembléia Legislativa.

Senado aprova lei de acesso às informações oficiais




O Senado aprovou por maioria dos votos o projeto de lei que regulamenta o acesso às informações de órgão públicos. O texto coloca 25 anos como prazo de sigilo de documentos oficiais.
 
   Esse período pode ser renovado uma única vez, alcançando um limite máximo de 50 anos, quando os documentos devem ser obrigatoriamente abertos. A nova lei, aprovada nesta terça-feira (25), elimina a possibilidade de segredo eterno sobre informações do Estado.
   A organização Artigo 19, envolvida na luta pela aprovação do projeto, lembra que o Brasil tem testemunhado frequentes manifestações anticorrupção. A entidade destaca que a falta de uma lei de acesso à informação estava em contradição com o papel do país na Parceria para Governo Aberto, uma iniciativa internacional pela transparência em governos.    Para a entidade, o grande desafio será implementar a lei nos mais de 5 mil e 500 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal. No nível federal, a implementação se inicia com uma campanha nacional de conscientização sobre o direito à informação e amplo treinamento de servidores públicos.    Todos os órgãos do governo terão que criar um serviço de informações à população, além de promover a participação por meio de audiências, consultas públicas e pela internet.    O projeto de lei havia sido aprovado na Câmara dos Deputados em abril de 2010, mas só agora recebeu o aval do Senado. Ele ainda precisa ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff.
Fonte: http://agencianota.blogspot.com/2011/10/senado-aprova-lei-de-acesso-as.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+AgnciaDeNotciasAlternativas+%28Ag%C3%AAncia+de+Not%C3%ADcias+Alternativas%29 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

POESIA/VINICIUS DE MORAES


Dialética

É claro que a vida é boa
E a alegria, a única indizível emoção
É claro que te acho linda
Em ti bendigo o amor das coisas simples
É claro que te amo
E tenho tudo para ser feliz
Mas acontece que eu sou triste...

Rede Globo - Estupro, Homofobia e Preconceito: tudo a ver




Na História universal as grandes obras culturais serviram não somente como arte, para se admirar ou apreciar. Outras cumpriram outros papéis. 
Foi assim com Homero, em sua Odisseia e Ilíada, que mostram a perspicácia e capacidade do povo grego, os ensinam a adorar e respeitar os deuses.  Chaucer no seu livro “The Canterbury Tales”,  (Os Contos da Cantuária,) não só cria um estilo de escrever,  mas também unifica o Inglês medieval. Assim como Shakespeare vai ser como um padrão mais tarde nessa língua.
Dante, em a Divina Comédia, usa o céu e o inferno e unifica a língua Italiana.
Nos tempos modernos, porém, com os novos meios de comunicação, cada vez mais rápidos e abrangentes, é de se esperar que esses conhecimentos e atitudes fluíssem mais aceleradamente.
Foi assim como o rádio, em especial no Brasil. Ele serviu para alegrar e instruir, moldando a cultura nacional, criando celebridades, bordões. Programas de humor como PRK30, “Balança, mas não cai” e outros nos apresentaram personagens que até hoje em dia fazem rir, de situações tipicamente brasileiras ou universais. Esse caráter foi herdado pela televisão.
A Rede Globo de Televisão, líder de audiência desde a década de 70, tem ditado em suas produções, tais novelas, filmes, desenhos e programas de humor como o se portar, funcionando como formador de opinião, tendo um importante peso no processo de pensar e agir.
Infelizmente, a partir disso, vários preconceitos ficaram enraizados no consciente coletivo nacional. Só há pouco tempo começaram a aparecer personagens negros em papéis principais, como mocinhos, por exemplo. E mesmo em papéis secundários e figurantes, estes não são muitos. Algo que não reflete a realidade do povo que a Globo pretende retratar.
E não para por ai.Talvez você não perceba. Talvez até ache graça. Mas a violência contra as mulheres está sendo incentivada dentro da sua casa, de forma nada sutil, no humorístico Zorra Total. 
Todos sabem que este humorístico, transmitido pela Rede Globo, que nunca foi lá muito engraçado (e anda bem sem graça há tempos) tem apresentado quadros novos, onde vários personagens "tentam" fazer rir,  em um esforço de dar ao programa mais frescor e agilidade.  Por exemplo, o quadro “Metrô Zorra Brasil”, com as personagens: "Valéria” (Rodrigo Sant'anna), ex-Valdemar que operou e virou mulher e Janete (Thalita Carauta) - ambos do quadro "Lady Kate" do mesmo programa.
- AI COMO EU TÔ BANDIDA já virou um bordão. Segundo o ibope, Sábado (25) Zorra Total marcou 24.8 de média no mesmo horário, em comparação com a rede Record.
Na fórmula do roteiro, lá pelas tantas, em todos os episódios, um sujeito se aproxima, encosta e bolina a mulher de várias formas. No episódio do dia 9 de julho, o quadro mostrou a mulher sendo “tocada” em suas partes íntimas com a “batuta” de um maestro.
A mulher atacada, Janete (Thalita Carauta), cochicha com sua amiga Valéria (Rodrigo Sant’anna), que, ao invés de defendê-la, diz: “aproveita. Tu é muito ruim, babuína. Se joga”. Ouvem-se risadas automáticas.
É engraçado, mesmo, não é? Talvez não tanto para as muitas mulheres as quais sofrem com agressões sexuais no transporte público no nosso país. O metrô de São Paulo, sendo o mais lotado do mundo, é palco diário delas em suas composições. Impossível rir disso. 
Alguns meios de transporte coletivo no Rio de Janeiro reservam áreas ou vagões. Que funcionam como um refúgio,  para que as mulheres se sintam mais  vulneráveis, “babuínas” ou não.
Notoriamente a Rede Globo não se preocupa em ser uma emissora defensora das minorias, mulheres e/ou da diversidade. Recentemente o diretor-geral da emissora exigiu que os autores da novela “Insensato Coração” acabassem com comentários favoráveis às bandeiras gays, e recomendou menos ousadia nas cenas entre os dois personagens homossexuais que se percebe é que embora os cidadão homossexuais tenham conseguido várias conquistas ao longo dos anos, assim como os negros, isso ainda não se reconhece nas obras de ficção, muito menos naquelas desse canal.
Mas o Zorra Total foi longe demais. O quadro do programa incentiva a violência contra às mulheres e o estupro, de uma forma sistemática, já que o ataque é parte da estrutura permanente do texto. Ou seja, todas as semanas, a Rede Globo diz que as mulheres que sofrem abuso sexual devem “aproveitar” e “agradecer”, jogando contra, entre outras coisas, contra a autoestima das mulheres.
Todas as semanas nós recebemos em nossos lares a mensagem de que é natural abusar sexualmente de mulheres no metrô, nos trens, nos ônibus; naturalizando a violência contra a mulher, diminuindo a gravidade de um crime, tornando-o algo menor, sem importância.
   Como se já não bastasse o desserviço que o Zorra Total fazia à língua portuguesa com o “tô pagano”, do quadro "Lady Kate" do mesmo programa, agora há mais material para detonar essa z(p)orra. O Zorra Total agora diz pra mulheres aproveitarem enquanto são bolinadas em rede nacional e que ainda temos que rir disso.

Posted: 25 Oct 2011 01:05 PM PDT
Fonte: http://sn144w.snt144.mail.live.com/mail/home.mvc?n=1520675782#!/mail/InboxLight.aspx?n=165610947!fid=1&fav=1&n=1584912064&mid=c7f170ac-ffad-11e0-a281-001cc4ed9814&fv=1

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Professora do Uruguai faz conferência em MCRondon


Como parte do 7º Ciclo de Conferências e Interferências do Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (Cepedal), a professora doutora Clara Aldrighi, da Universidade de la Republica do Uruguai, ministrará conferências nesta quarta-feira, dia 26, no Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Pela manhã, com inicio previsto para 8 horas, a conferência intitula-se “Años de alta tensión. Las amenazas de golpe de Estado en Uruguay entre 1964 y 1966", sendo coordenada pelo profesor Marcos Vinicius Ribeiro.

À noite, com início previsto para as 19h15, haverá a conferência intitulada “La dictadura militar uruguaya y El MLN Tupamaros. Resistencia y represión transnacional, 1973-1978", com a coordenação a cargo da professora Selma Martins Duarte.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Cepedal ou no início das conferências.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Eleições na Unioeste

Nesta terça-feira (25) está sendo realizada a consulta à comunidade acadêmica, visando a escolha de reitor, vice-reitor, diretores gerais dos câmpus e dos diretores de centros da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Ao todo são 13.157 eleitores entre professores, agentes universitários e alunos estão aptos a participarem do processo eleitoral.
Nos câmpus o horário de votação começa a partir das 8h30 e vai até às 22 horas ininterruptamente. No Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) a votação começa mais cedo, a partir das 7 horas e se prolonga até às 22 horas. Já na reitoria da Unioeste o horário será das 8h30 até às 17h30.
Três chapas concorrem à reitoria da Universidade: “Excelência Acadêmica e Compromisso Social” formada por Davi Félix Schreiner para disputar o cargo de reitor e de Onildes Maria Taschetto, como vice-reitora; “Humanização Democracia Pede Passagem” tendo como candidato a reitor Paulo Sérgio Wolff e como reitor e de Carlos Alberto Piacenti, como vice-reitor e “Autonomia, diálogo e construção coletiva”, composta pelo candidato a reitor Ricardo Rocha de Oliveira e a vice-reitor Roberto Cayetano Lotero.

Direção geral
Para a direção dos Câmpus os candidatos são: Câmpus de Cascavel - Alexandre Almeida Weber, Clodis Boscarioli e Luís Alberto Ferreira Garcia; Câmpus de Foz do Iguaçu - Jorge da Silva Giulian e Renata Camacho Bezerra; Câmpus de Francisco Beltrão - Haroldo Augusto Moreira e José Maria Ramos; Câmpus de Marechal Cândido Rondon - Douglas André Roesler e Paulo José Koling; Câmpus de Toledo - José Dilson Silva de Oliveira.

Direção de centro
Para diretor de Centro são os seguintes candidatos que tiveram seus nomes homologados: Câmpus de Cascavel para o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde: Joseane Rodrigues da Silva; Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas: Anibal Mantovani Diniz e Jorge Ademir Medeiros; Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas: Nereida Mello da Rosa Gioppo; Centro de Ciências Sociais Aplicadas: Geysler Rogis Flor Bertolini e Elias Garcia; Centro de Educação, Comunicação e Artes: Elenita Conegero Pastor Manchope.

Para a direção de Centro no Câmpus de Francisco Beltrão são os candidatos habilitados: Centro de Ciências Sociais Aplicadas: Marta Botti Cappelari e Gilmar Ribeiro de Mello; Centro de Ciências Humanas: Suely Aparecida Martins.
A direção de Centro no Câmpus de Foz do Iguaçu tem os seguintes candidatos: Centro de Engenharia e Ciências Exatas: Elídio de Carvalho Lobão; Centro de Educação e Letras: Fernando José Martins; Centro de Ciências Sociais Aplicadas: Júlio César Garcia e Rosely Cândida Sobral.
À direção de centro dos Câmpus de Marechal Cândido Rondon são candidatos: Centro de Ciências Agrárias: Nardel Luiz Soares da Silva e Ricardo Vianna Nunes; Centro De Ciências Humanas, Educação e Letras: José Edézio da Cunha e Luís Sérgio Peres; Centro de Ciências Sociais Aplicadas: Roseli Silma Scheffel e Juarez Bortolanza.
Os candidatos que tiveram seus nomes homologados para a direção de centro no Câmpus de Toledo são: Centro de Ciências Humanas e Sociais: Rosalvo Schutz; Centro de Ciências Sociais Aplicadas: Vera Lúcia Martins e Edson Marques Oliveira; Centro de Engenharias e Ciências Exatas: Fernando Palú.

Assessoria de Comunicação Social

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

POESIA/Humberto Gessinger*

Surfando Karmas & DNA

Quantas vezes eu estive
Cara a cara com a pior metade?
A lembrança no espelho,
A esperança na outra margem
Quantas vezes a gente sobrevive
À hora da verdade?
Na falta de algo melhor
Nunca me faltou coragem
Se eu soubesse antes o que sei agora
Erraria tudo exatamente igual...
Tenho vivido um dia por semana
Acaba a grana, mês ainda tem
Sem passado nem futuro,
Eu vivo um dia de cada vez
Quantas vezes eu estive
Cara a cara com a pior metade?
Quantas vezes a gente sobrevive
À hora da verdade?
Se eu soubesse antes o que sei agora
Iria embora antes do final...
Surfando karmas e dna
Eu não quero ter o que eu não tenho
Não tenho medo de errar!
Surfando karmas e dna
Não quero ser o que eu não sou
Eu não sou maior que o mar...
Na falta do que fazer, inventei a minha liberdade!!

*Obrigada H., por ter escrito pela gente, quando preciso é...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Marechal Rondon sedia Dia de Ação do Conselho Regional de Educação Física


 

Com abertura prevista para as 20:00 horas desta sexta-feira, 21, nas dependências da Igreja de Deus, iniciam hoje as atividades do Dia de Ação, realizado pelo Conselho Regional de Educação Física, o CREF9-PR.
 O evento é composto de palestras e cursos voltados aos profissionais de Educação Física da região, que, inclusive, estarão sendo atendidos durante sua execução para novos registros, acertos financeiros, atualizações de endereços e esclarecimento de eventuais dúvidas.
A palestra de abertura será proferida pelo presidente do CREF9-PR, Antonio Eduardo Branco, que falará sobre o Sistema CONFEF/CREFs. Amanhã, sábado, acontecem os diversos cursos, pela manhã e, à tarde, nas dependências do campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon.
Ginástica de Academia, Arte Circense, Desenvolvimento Motor e Justiça Desportiva serão os temas desenvolvidos na parte da manhã. Na parte da tarde os cursos serão sobre Recreação, Personal Trainer, Fisiologia, Natação Infantil e Iniciação Através do Mini Vôlei.
O valor da inscrição para os acadêmicos do curso de Educação Física é de R$ 5,00 mais um quilo de alimento não perecível. Para os profissionais não registrados o valor é de R$ 20,00 mais um quilo de alimento.

Governo federal pretende privatizar parques ecológicos





   O governo federal pretende privatizar os parques de preservação ambiental. O acordo de cooperação para realizar as Parcerias Público-Privadas (PPP) foi assinado nesta quinta-feira (20) pelas ministras do Planejamento, Miriam Belchior, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O projeto atende à determinação da presidenta Dilma Rousseff pela melhoria e modernização da gestão do governo, afirmaram as ministras.

   Estão no projeto-piloto de privatização os Parques Nacionais de Jericoacoara (CE), de Sete Cidades (PI) e da Serras das Confusões (PI). Outros parques que também poderão ser concedidos à iniciativa privada são os de Fernando de Noronha (PE), dos Lençóis Maranhenses (MA), de Itatiaia (RJ) e Chapada dos Guimarães (MT).

   A ideia é que as áreas possam aumentar o seu potencial de visitação e dupliquem o seu orçamento por hectare. O modelo de concessões já é praticado em alguns parques, como o do Iguaçu (PR).

   As pesquisas de viabilização dos projetos serão realizadas com recursos doados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O governo federal pretende iniciar o processo licitatório no primeiro semestre do ano que vem.
 
Posted: 20 Oct 2011 12:17 PM PDT
Por Vivian Fernandes, da Radioagência NP.
Fonte: http://agencianota.blogspot.com/
 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tinha que ser do Alegrete



Num vôo comercial saindo de Porto Alegre , o piloto gaúcho e Alegretense Salustiano Flores, liga o microfone e começa a charlar com os passageiros:
- Bueno indiada, aqui é o Piloto, Capitão Salustiano, guasca troperu parido com muito orgulho em Alegrete. Deixei minha chinoca e meu cavalo pra ter a satisfação de acompanhar as senhoras e os senhores nessa bagaça que é o vôo TAM 426, com destino a São Paulo e escala em Florianópolis, quintal de minha querência o meu Rio Grande amado. Neste exato momento tamu vuando a 9 mil metro de altura, sacudindo as melena, velocidadezita de 860 Km/hora, e jatemu sobrevoando a cidade de... OHHHHHHHPAAA!!! BARRRRRBARIDADE!!! DEEEEEUS ZULIVREEE, COMO FOI ACONTECER ISSO !!! PATRÃO VELHO, QUE CAGAAAAADA...!
E os passageiros escutam aqueles gritos pavorosos, seguido de um barulho infernal... - NÃÃÃÃOOOOOOO....!!!!!!
Segundos depois, o gaudério pega o microfone e, rindo, meio sem graça, se desculpa:
- Bah, me desculpem xiruzada, pelo "esparramo" aki na cabine, mas é que me descuidei e me escapou das mão a cuia do meu chimarrão, que caiu bem cima das minhas bombacha nova, sacumé, agua meio quente.. e tal, me queimou ozôvo!!!!
Vocês precisam ver como é que ficou a parte da frente da minhas bombacha eheheh!!!

Nisso grita um lacaio lá do fundo do avião, provavelmente um Paulista, Carioca , Mineiro, não sei...gritou.
- Seu Gaúcho filho da puuuuuuutaaaaaaaaa! E você precisa ver como ficou a parte de trás da minha calça!!!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

CFC Nacional


Vestibular Unioeste 2012


A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estará realizando até o dia 7 de novembro as inscrições para o Concurso Vestibular 2012, que oferece 2.329 vagas. Neste ano, o Vestibular terá sua primeira etapa no dia 27 de novembro e a segunda no dia 11 de dezembro, nos câmpus de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

De acordo com o Diretor de Vestibular, João Carlos Cattelan, “esse processo de seleção se encontra hoje com uma metodologia bastante consolidada e os candidatos não terão nenhuma surpresa de alterações feitas de última hora”. Alerta, no entanto, para “a atenção especial que os candidatos devem ter com relação às alterações relativas às obras literárias e à prova de redação”, pois, nestes dois casos, houve alterações com relação aos vestibulares anteriores. Afirma, porém, que as mesmas foram bastante difundidas e as escolas da região foram, todas elas, informadas sobre estas decisões. Por fim, o diretor alerta para que “os candidatos não deixem para fazer a inscrição de última hora, para evitar atropelos” e também para que aqueles que se julgam cotistas “se informem direito sobre o que significa isso, para não terem problemas na matrícula, caso venham a se classificar no limite de vagas”.

Neste Concurso foi mantida a reserva de vagas de, no mínimo, 40% para alunos oriundos de escola pública, os quais, para poderem concorrer como cotistas, devem atender à exigência de terem feito as quatro séries finais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e o Ensino Médio integral e exclusivamente em escola pública.

A primeira etapa do Concurso Vestibular para ingresso constará de uma prova de Conhecimentos Gerais, com a seguinte distribuição: Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Inglês ou Italiano), Literatura Brasileira, Matemática, Português, Química, Filosofia e Sociologia. A segunda etapa terá prova de Redação e a de Conhecimentos. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (45)3220-3099 e 3220-3100 ou ainda pelo e-mail da Diretoria de Concurso Vestibular: vestibular@unioeste.br.

Obras Literárias

Para o Vestibular 2012 a Unioeste estará exigindo as seguintes obras literárias: Poemas: Gregório de Matos Guerra: Implorando de Cristo, um pecador contrito, perdão dos seus pecados (1º verso: “Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado”); Moralidade sobre o dia de quarta-feira de cinza (1º verso: “Que és terra, oh Homem, e em terra hás de tornar-te”); À Bahia (1º verso: “Triste Bahia! Oh quão dessemelhante”); Aos senhores governadores do mundo em seco da Bahia e seus costumes; (1º verso: “A cada canto um grande Conselheiro”); Expressões amorosas a uma dama a quem queria (1º verso: “Discreta e formosíssima Maria”); Aos afetos e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem bem (1º verso: “Ardor em firme coração nascido”).

E mais os seguintes Poemas: Cláudio Manuel da Costa: Soneto XIV (Quem deixa o trato pastoril amado; Soneto LXII (Torno a ver-vos, ó montes; o destino; Tomás Antonio Gonzaga: Lira I (primeira parte de Marília de Dirceu), Lira II (primeira parte de Marília de Dirceu); Álvares de Azevedo: Lembrança de morrer; Gonçalves Dias: Canção do exílio; Casimiro de Abreu: Meus oito anos; Castro Alves: O navio negreiro; Olavo Bilac: A um poeta; Raimundo Correia: Anoitecer; Banzo; Alphonsus de Guimarães: Ismália; Mário de Andrade: Descobrimento; Vinícius de Moraes: Soneto de separação, Soneto de fidelidade; Manuel Bandeira: Poética, Desencanto, Andorinha; Carlos Drummond de Andrade: Órion, Inscrição, Infância, Sina, E agora José?; Adélia Prado: Com licença poética, Clareira, Bucólica nostálgica.

Contos

Machado de Assis: Cantiga de esponsais, Missa do galo, A cartomante; Simões Lopes Neto: No manantial; Monteiro Lobato: Negrinha, Bucólica; Mário de Andrade O peru de natal; Lygia Fagundes Telles: Antes do baile verde; Guimarães Rosa: Famigerado; Dalton Trevisan: Balada das mocinhas do passeio, Apelo; Rubem Fonseca: Passeio noturno - parte I; Luiz Vilela: Rua da amargura.

Romances

Erico Veríssimo: Um certo capitão Rodrigo; José Lins Do Rego: Menino de engenho; Cristovão Tezza: O filho eterno.

Os poemas, contos e romances, indicados, podem ser buscados em qualquer edição, desde que os textos estejam completos. Além das obras elencadas, também faz parte do conteúdo para o Vestibular da Unioeste a fundamentação teórica que embasa os estilos de época, conforme o livro História concisa da literatura brasileira, de Alfredo Bosi.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Utilidade Pública


Projeto de Ademir Bier na AL propõe que ALMA seja declarada de utilidade pública

O deputado estadual Ademir Bier encaminhou junto ao plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná mais um Projeto de Lei, o qual propõe declarar de utilidade pública a organização rondonense “Ao Alcance das Mãos” – ALMA.
A entidade, que funciona no Bairro Vila Gaúcha, no município de Marechal Cândido Rondon, tem como finalidade realizar, promover e patrocinar ações nas áreas de esporte, cultura, educação e integração social.
Funcionando desde 2009, a ALMA atende centenas de crianças e adolescentes com idade entre seis e vinte e um anos, desenvolvendo atividades extracurriculares de lazer e recreação, visando inclusive à prevenção quanto ao uso de drogas.
Ao longo dos últimos dois anos, vem desenvolvendo ações que evitam a violência e geram cidadania, por meio do desenvolvimento do trabalho em equipe, autoconfiança e sentido de responsabilidade, auxiliando na convivência familiar e escolar.