quinta-feira, 1 de março de 2012

A lei de causa e efeito no nosso cotidiano


                             Luciano Egídio Palagano*

 

 

“O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.” (Aristóteles)
Seguindo este ensinamento de Aristóteles, pensei muito antes de escrever este texto, e mais ainda antes de publicar o mesmo. O presente texto é uma reflexão, e ao mesmo tempo um recado para aqueles que assim o entenderem...
Encontramos vários tipos de personalidades ao longo de nossa vida, existem aquelas que não acrescentam nada em nossa vida, mas também não retiram. Existem aquelas que a todo o momento estão acrescentando algo, a todo o momento estamos aprendendo com elas. Estas são similares a personalidades de grandes sábios como Jesus Cristo, Albert Einstein, Charles Chaplin, mas nem sempre ficam conhecidos como estes foram. Felizes aqueles que têm amigos como estes.
Eu sou um destes privilegiados, pois tenho amigos assim.
E existe um terceiro tipo de personalidade, aquela que jamais consegue ficar feliz com a felicidade alheia, mesmo que seja a felicidade de alguém que já há ajudou um dia, ou faria isso se assim fosse necessário. Tais pessoas parecem ter uma propensão à destruição, não conseguem perceber que outras pessoas podem fazer coisas boas. Acham que apenas elas devem estar na liderança, ou em posição de destaque. E se assim não acontecer, fazem de tudo para atacar o outro, mesmo que seja pelas costas, e este outro nem saiba de onde vem o ataque.
Agindo desta maneira, agem da maneira mais vil possível, algo que é execrado pela sociedade humana há séculos! Agem a traição! Se fingem de próximas, muitas vezes até de amigas, mas na ausência daquele que pretendem atingir estão maquinando uma maneira de destruir.
O que me deixa tranquilo é que o Universo é regido por leis, e a principal delas é a lei de causa e efeito, toda causa tem um efeito relacionado à causa desencadeadora, e todo efeito tem uma causa que se relaciona organicamente com este efeito.
Resumindo: não existe febre sem doença!
Fonte: http://manancialdeluz.blogspot.com/2011/06/gotas-de-luz.html

Esta relação de causa e efeito também se apresenta nos nossos atos cotidianos, o que fazemos de bom nos retorna e o que fazemos de ruim também nos retorna, e muitas vezes tanto o bom como o ruim nos retornam amplificados.
Tais pessoas, que não conseguem jamais ficar felizes com a felicidade alheia, podem até conseguir algo durante um tempo por meio de suas maquinações, mas essa lei universal alcança tudo e a todos, logo, as maquinações que fazem sempre acabam retornando a elas mesmas.
Assim, não me preocupo com tais personalidades, pois o Universo já se ocupa de colocá-las em seu lugar!
Fonte: http://vivenciasespiritualismo.net/reconstrucao/apostila24/apostila24.htm
Eu me ocupo apenas, em colaborar o máximo possível para que as pessoas a minha volta possam sorrir sorrisos sinceros! E se algum dia, porventura, um destes sorrisos trazer em seu âmago um pensamento contrario ao que ele demonstra, o próprio Universo, a própria Natureza com suas leis vai se ocupar deste fato!
Recomendo que ajam assim, pois irão perceber o quão a vida se torna mais bela e mais fácil quando não precisamos nos preocupar com este tipo de personalidade espalhada em nosso meio!
Este texto,é um texto reflexivo e ao mesmo tempo um recado!
Cada um o entenderá como deve ser entendido!

Abraços Ecossocialistas a todos e confiem na Justiça implícita nas leis da Natureza!
Elas são incorruptíveis e universais!
*Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brazil -Estudante de História e Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Marechal Cândido Rondon - PR. Militante da Pastoral Operária, e da Associação Regional de Defesa da Ecocidadania e Cidade Sustentável (ARDECS - ONG).

Nenhum comentário: