quinta-feira, 29 de março de 2012

Quenianos visitam Campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon




Dois consultores da Fundação Africana de Tecnologia Agrícola, sediada em Nairobi, Capital do Quênia, estiveram reunidos com o professor Emerson Fey no Câmpus de Marechal Cândido Rondon, para conhecer os resultados da tese de doutorado e diversos estudos conduzidos em parceria com a ATIMOP (Associação Técnica das Indústrias de Mandioca do Oeste do Paraná) / IAPAR, EMBRAPA, EPAGRI, agricultores, entre outros.
Estes trabalhos e estudos resultaram no desenvolvimento de um mecanismo sulcador para as plantadoras de mandioca, que prepara o solo no sulco de plantio mantendo a palha na superfície, ou seja, viabiliza a implantação da cultura da mandioca em sistema de plantio direto.
A manutenção da palha na superfície na cultura da mandioca, que tem lento desenvolvimento inicial e protege pouco o solo até 5 meses após o plantio, é fundamental para reduzir o risco de erosão hídrica (enxurradas) e eólica (transporte de solo pelo vento).
Como estes problemas também ocorrem na África, o objetivo da visita dos consultores George Marechera e Alhaji Tehan-Cole era buscar novas tecnologias de mecanização agrícola no Brasil, para, inicialmente, importar estas máquinas do Brasil e posteriormente fomentar a implantação de indústrias na África para reduzir os custos, os mesmos tiveram oportunidade de conhecer o que há de mais atual em relação às máquinas para plantio e manejos adequados do sistema de produção da cultura da mandioca em sistema plantio direto.
A entidade é uma Organização Não Governamental apoiada pela Fundação Bill Gates, UK Add e US Add, cuja finalidade é promover a tecnificação e aumento de produtividade de culturas alimentícias na África Subsariana, com especial interesse nas culturas de mandioca, feijão, arroz e banana. Os consultores quenianos visitaram ainda outras iniciativas na área acompanhados do professor Felipe Curcelli, da Unesp de Botucatu.
           
Os consultores quenianos e o professor Felipe Curcelli da Unesp de Botucatu (SP) acompanhados do diretor geral de Câmpus, professor Paulo José Koling e do professor Emerson Fey.   


Fonte: ACS/Unioeste-câmpus de MCRondon 
Foto: Ana Mª de Carvalho

Nenhum comentário: