segunda-feira, 23 de abril de 2012

UNIOESTE - Campus de MCRondon conquista o quinto curso de Mestrado




Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável vem atender demandas emergentes das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná



Dentre as disciplinas a serem ministradas no novo curso 
está a de Geração e Uso de Energias Renováveis no Meio Rural.


Foi aprovado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, sob o APCN – Aplicativo para Propostas de Cursos Novos – número 7656 um novo curso de Mestrado Acadêmico a ser ministrado no campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, através do Centro de Ciências Agrárias. A proposta foi encaminhada ainda no ano passado e depois de algumas reformulações obteve neste mês a aprovação final, devendo iniciar as atividades no segundo semestre de 2012.
O curso, que tem como área de concentração Desenvolvimento Rural Sustentável, terá caráter interdisciplinar, envolvendo docentes das áreas de Ciências Humanas e Agrárias e vem atender demandas emergentes neste setor, detectadas a partir da atuação de programas governamentais como o Cultivando Água Boa e o Universidade Sem Fronteiras, que se constituíram na base para a proposta docente.
Tendo o objetivo de atender as demandas das regiões Oeste e Sudoeste, o curso vai contar com 14 docentes doutores, considerados pela Capes como um grupo de pesquisadores com maturidade científica/tecnológica. São eles Altevir Signor, Marli renate Von Borstel Roesler, Aldi Feiden, Wilson Rogério Boscolo e Rosalvo Schutz de Toledo; Geysler Rogis Bertolim e Luciana Oliveira Farina de Cascavel; Armin Feiden, Alvori Ahlert, Wilson João Zonin, Nardel Luis Soares da Silva e Odair José Kuhn, de Marechal Cândido Rondon; e, Adilson Francelino Alves de Francisco Beltrão.
Agora, o processo de criação do quinto curso de mestrado do campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, que contará com 23 disciplinas, tendo a sua disposição ainda estruturas como o Laboratório do Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável, além do Núcleo de Estações Experimentais e suas fazendas, está tramitando pelas instâncias da instituição, já tendo sido aprovado pelo Centro de Ciências Agrárias da Unioeste e pelo Conselho de Campus.



 Registro da primeira reunião de trabalho dos docentes visando a implantação do curso


Fonte: ACS/Campus de Marechal Cândido Rondon
Fotos: Cesar Roberto Scheffler/Ana Maria de Carvalho

Nenhum comentário: