domingo, 22 de março de 2015

PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE



Extensionistas e calouros de Agronomia da Unioeste implantam horta em escola estadual do interior do Paraná


Extensionistas do projeto Desenvolvimento Rural Sustentável Bacia do Paraná 3, mestrandos do PPGDRS da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon, com o apoio dos calouros do curso de Agronomia da mesma universidade, se uniram em torno de uma boa ideia, para marcar o início do calendário acadêmico da universidade, que já começou atrasado.


O coordenador do curso de Agronomia da UNIOESTE, professor Wilson João Zonin, (de chapéu, em primeiro plano à direita) além de orientar o projeto, também participa do plantio das mudas na horta. "A universidade, com seus conhecimentos  gerados pela pesquisa, tem a obrigação de repassar estes saberes, atuando e colaborando na educação ambiental e alimentar dos jovens, que hoje cursam os ensinos Fundamental e Médio no Brasil". À esquerda, também em primeiro plano, o acadêmico do 1º ano de Agronomia, Antonio Donizete Barriviera.

A recepção aos calouros de Agronomia 2015 da Unioeste, o trote solidário, foi a participação na implantação de uma horta escolar na Escola Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, em Marechal Cândido Rondon. A iniciativa do Projeto de Extensão DRSBP3 e do PPGDRS, foi encampada pela Coordenação do curso de Agronomia, Centro Acadêmico, Laboratório de Química Ambiental, Núcleo de Estações Experimentais, Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Agricultura e CAPA - Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, além de voluntários. A horta será conduzida pelos bolsistas e acadêmicos, com o auxílio dos alunos do educandário.





Além das olerícolas, cujo plantio foi coordenado pela professora Márcia, titular da disciplina de olericultura, as mudas de plantas medicinais, foram plantadas num canteiro em forma de mandala. Conhecimento alternativo à disposição dos estudantes. Na foto, o registro do canteiro pronto e a satisfação dos participantes.

O objetivo, segundo Maikon Hilgert, mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável e tutor do projeto, é transpor os muros da Universidade, aplicar o que está sendo estudado na prática, com o intuito solidário de repartir o conhecimento produzido na universidade com a vizinha escola secundária. “Na sequência, veremos a possibilidade de implantar um sistema de captação das águas da chuva para irrigar a horta, tornando o projeto ainda mais sustentável”, anunciou ele.

O responsável pelo projeto, professor doutor Wilson João Zonin, coordenador do curso de Agronomia, diz que a horta na escola tem, antes de tudo, a finalidade de incentivar a educação ambiental e amplificar as ações e objetivos de programas governamentais como o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Para tanto, serão ministradas palestras sobre a Lei de Alimentação Escolar para os alunos e professores, buscando mobilizá-los para o cuidado com a horta e conscientizá-los da sua importância no que se refere a garantia da qualidade dos alimentos que eles consumirão na escola. “Nosso objetivo é a educação ambiental destes jovens, mostrando-lhes as vantagens de uma alimentação saudável, orgânica, variada e desprovida de elementos químicos e agrotóxicos”, diz ele.

Para um dos voluntários envolvidos no projeto, a iniciativa traz a oportunidade dos alunos terem contato com a terra de maneira positiva e saudável, conviver com o ambiente que os rodeia, percebendo seus ciclos, a influência destes sobre si mesmos e sobre os outros seres. "Mostrou, também, o poder do trabalho coletivo, que, envolvendo alunos secundaristas, acadêmicos, mestres, mestrandos e professores, pode resultar em ações que beneficiarão muitos, com importantes e diferentes significados para cada um dos envolvidos", explica ele.

Confira outras imagens da iniciativa: 










































Reportagem e redação: Ana Mª de Carvalho
Fotos: Ana Mª de Carvalho, Wilson João Zonin e Alex Sandro Zanotto.


Nenhum comentário: