terça-feira, 15 de setembro de 2015

HISTÓRIA DOS PIONEIROS


MARIA AMÁLIA DEFENDE PESQUISA E PUBLICAÇÃO DE LIVRO SOBRE A HISTÓRIA RONDONENSE


por Cristiano Marlon Viteck — publicado 15/09/2015 10h05, última modificação 15/09/2015 10h06

Vereadora também propõe construção de memoriais dos pioneiros nos distritos
Maria Amália defende pesquisa e publicação de livro sobre a história rondonense
Maria Amália Ritt Haab
A realização de uma ampla pesquisa sobre a colonização ocorrida na sede e nos distritos de Marechal Cândido Rondon, detalhando as etnias e as origens dos colonizadores, além dos aspectos cultural e histórico, objetivando a criação de memoriais e a publicação de um novo livro sobre a história do município. A sugestão foi apresentada ontem (14) pela vereadora Maria Amália Ritt Haab, através de requerimento aprovado pelo Poder Legislativo.
Conforme a vereadora, a ideia é que a Prefeitura coordene esta pesquisa para registrar a história dos colonizadores, que a partir da década de 1950 começaram a desbravar esta região, oriundos principalmente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, embora família de outros Estados também tenham se estabelecido na então recém fundada Vila General Rondon. De acordo com Maria Amália, muitos pioneiros ainda residem no município e poderiam dar uma importante contribuição para registrar fatos históricos.
“Após este levantamento, seria fundamental a publicação de um livro, assim como a criação de memorais em cada sede distrital, o que possibilitará o estudo por parte de alunos e da comunidade em geral, preservando a história da comunidade rondonense”, finaliza.

Nenhum comentário: