segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mais uma da Monsanto

Uma cartilha produzida pelo Ministério da Agricultura sobre agroecologia teve sua distribuição impedida.

A cartilha "O Olho do Consumidor", que conta com ilustrações de Ziraldo, foi lançada para divulgar a criação do "Selo do SISORG" (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretende padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor.
Os exemplares produzidos pelo governo estão sendo recolhidos por ordem de uma liminar a pedido da Monsanto, por causa de uma informação sobre os transgênicos contida nela. Aos leigos é importante dizer que, cientificamente, a informação está correta, apenas contraria aos interesses monopolizadores dessa multinacional.
O livreto, que teve tiragem de 620 mil cópias, foi objeto de uma liminar de mandado de segurança, fruto de ação movida pela transnacional Monsanto, que impediu sua distribuição,
porque no item 5 da página 7 (imagem ao lado), onde se lê: "O agricultor orgânico não cultiva transgênicos porque não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza. Transgênicos são plantas e animais onde o homem coloca genes tomados de outras espécies".
A cartilha está sendo eletronicamente distribuída numa autêntica desobediência civil e resistência pacífica à medida de força da Monsanto, para a qual se utilizou da justiça brasileira.

Nenhum comentário: