sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ademir Bier

 Deputado comenta sobre sua experiência como prefeito rondonense

Seis anos após o fim da ditadura e o recomeço das eleições diretas, Marechal Cândido Rondon se reestruturava politicamente. O ano de 1991 foi marcado por uma novidade. Neste mesmo ano, além do processo eleitoral para escolha do novo prefeito rondonense, os ex-distritos recém emancipados também escolheriam seus gestores: Quatro Pontes, Mercedes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste.

Em Marechal Rondon foi uma eleição acirrada, tendo como eleito Ademir Bier, hoje deputado estadual. Tão logo saiu vitorioso das urnas, o rondonense já precisou se preocupar com as “divisões” que precisariam ser feitas, pois os novos municípios precisariam do auxílio do novo governo para conseguirem “andar com as próprias pernas”.
“Contamos naquele momento com o apoio dos prefeitos eleitos, sendo assim uma transição normal. O que nos deu mais trabalho foi a questão do pessoal, mas tivemos habilidade neste sentido. Fizemos isso com toda tranqüilidade porque os prefeitos da época entenderam aquele momento”, declara Bier.
Ainda para ajudar aos novos municípios, a prefeitura rondonense firmou um termo de concessão de uso de alguns maquinários pelo período de um ano. “O patrimônio era de Marechal Cândido Rondon e fizemos esse termo de uso de um ano para que, neste período, os novos prefeitos pudessem fazer os trabalhos e adquirir novas máquinas. Não tinha muito o que se emprestar naquele momento porque o nosso parque de máquinas também era pequeno, mas fizemos um grande esforço para atender aos municípios”, afirma.
Hoje deputado estadual, Ademir diz que a emancipação dos ex-distritos rondonenses foi um processo muito importante para a região. “São municípios extremamente fortes e foi a melhor coisa que poderia ter acontecido, inclusive para Marechal Rondon. Nunca tivemos dúvida disso. A nossa região ganhou muito com as emancipações”, aponta.

Choque de gestão

Ao assumir o mandato, o ex-prefeito promoveu inicialmente uma grande reforma administrativa. “Entendíamos, na ocasião, que era preciso um choque de gestão efetiva da coisa pública, no caso da prefeitura. Fizemos isso, contando com essa reestruturação completa. Criamos novas secretarias, novos departamentos, chefes de divisão, para que pudéssemos instrumentalizar o governo que imaginávamos. Contamos com apoio de uma equipe muito importante, que esteve conosco durante quatro anos”, ressalta.

De acordo com o deputado, seu governo lhe deu a oportunidade de encerrar o mandato com 93% de aprovação da população. “Todos os anos que se passaram e até hoje ainda temos o respeito dos rondonenses pelo nosso governo. Não foi um trabalho que fizemos sozinhos, mas com todos os colaboradores, que ajudaram a executar esse plano de transformar Marechal Rondon em um município que queríamos. Avançamos muito”, destaca.

Obras

Além da reforma administrativa, Ademir Bier conta que foi possível, em sua gestão, avançar na Secretaria Municipal de Educação, com o plano de cargos e salários. Já na questão de obras, ele menciona dentre as construídas o portal de entrada da cidade, que se tornou hoje um dos principais cartões-postais do município; aquisição do prédio que abriga a Unidade de Saúde 24 Horas; construção do Estádio Municipal Valdir Schneider; remodelação das praças na sede municipal; remodelação do centro da cidade com a construção do calçadão; manutenção dos asfaltos urbanos e nova pavimentação; e no interior foi colocado em prática um programa de recuperação e adequação de estradas, atendendo praticamente todo o município. Na habitação, foram construídas em torno de mil casas.

“Fizemos um esforço muito grande de investimentos naquela ocasião. Podemos destacar ainda os investimentos em saneamento básico, em que a prefeitura entrou com contrapartida de 25% e o restante conseguimos através de um trabalho do Werner Wanderer (na época deputado federal). Agora o prefeito Moacir (Froehlich) está centrado nisso e acreditamos que já nos próximos anos tenhamos condições de ter no município o nosso saneamento básico”, menciona.

Germanização

Segundo o ex-prefeito, em sua gestão foi investido na germanização, tanto que todas as obras públicas, de acordo com ele, foram construídas em estilo enxaimel. “Incentivamos isso, mas lamentavelmente o projeto foi abandonado. Esta é outra questão que está sendo retomada pelo prefeito Moacir. Foi algo que eu gostaria de ter avançado mais, mas o tempo foi curto, foram apenas quatro anos”, salienta.

Recursos

Naquele tempo, diz Ademir, não existia tanto repasse de recursos do governo federal como ocorre hoje, com emendas que reforçam de maneira considerável o orçamento do município. “Passamos por planos econômicos e a cada momento precisávamos nos readequar. Durante dois anos tive a oportunidade de ter como governador o Roberto Requião. Nos dois anos seguintes, lamentavelmente, com a entrada do governo Jaime Lerner, praticamente não fizemos convênios. Ficamos limitados, não foi o que Marechal Rondon merecia no retorno por parte do Governo do Estado”, afirma.

Pacto federativo

Por conta disso, o deputado estadual, que é candidato à reeleição nas eleições de 03 de outubro, diz que espera que nesta campanha se fale mais no pacto federativo. “A partir do pacto federativo, os recursos poderiam ser descentralizados e ficar nos municípios, que são os geradores dos recursos. Hoje, infelizmente, o governo federal retém grande parte desta arrecadação, passando para os municípios apenas as atribuições. Isso diminui muito a condição de investimento, o que precisa ser revisto e rediscutido”, conclui.

Fonte: http://www.ademirbier.com.br/site/conteudo.asp?cod=820227&age=Jornal O Presente / MCR - Maria Cristina Kunzler

Cultura

Casa Cultural é prestigiada por milhares de pessoas durante a Expo Rondon 2010


Em torno de 10 mil pessoas prestigiaram as apresentações realizadas na Casa Cultural durante a Expo Rondon 2010, no parque de exposições. Organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura, as atividades foram acompanhadas por um público totalmente diversificado, superando as expectativas dos organizadores. A programação englobou apresentações de grupos folclóricos, ballet, dança do ventre, musicais, circenses além de exposições de artistas plásticos, galeria dos prefeitos, documentário e exposições fotográficas. Vale ressaltar que este ano a Casa Cultural também contou com o apoio do SESC.
A secretária de Cultura, Carmen Borzatto, ressalta que a Casa Cultural mais uma vez foi um sucesso. “Ficamos muito felizes, durante as nossas avaliações, com a diversidade de apresentações, desde teatral, musical, canto, orquestra, entre outras, e do público. Enfim, cada uma com a sua especificidade teve um público especial e garantido. Além disso, as exposições que o espaço apresentou como, por exemplo, a galeria dos prefeitos, a arte que celebra Marechal Rondon, dos artistas plásticos e também alguns monumentos expostos e o próprio dvd apresentado, com o documentário 'Dos anos 50 aos 50 anos', fez o espaço ter um jeito especial, muito bem preparado e avaliado por todos os visitantes”, diz.
Carmen lembra ainda que durante o evento houve a participação do SESC o qual patrocinou algumas apresentações de muito bom gosto, valor incrível e que já está sendo planejado a Casa Cultural para a Oktoberfest.

EXPO RONDON 2010

Cerca de 80% dos animais da Expo Pecuária foram comercializados

O sucesso da Expo Rondon 2010 é reflexo dos excelentes resultados obtidos em todas as feiras e exposições. Com relação à Expo Pecuária, os números foram muito positivos. Conforme o Secretário de Agricultura e Política Ambiental, Jaimer Tasso, a feira atingiu números recordes de comercialização, tanto de animais como de produtos agropecuários. O chefe da pasta, que foi o coordenador da feira, ressalta que cerca de 80% dos animais expostos foram vendidos. “A Expo Pecuária 2010 foi um sucesso em todos os setores. A venda de pequenos animais, orquídeas, bovinos, suínos, maquinários agrícolas e produtos agropecuários surpreendeu. Cerca de 80% dos animais foram comercializados”.
Jaimer também destaca as excelentes parcerias realizadas com empresas e cooperativas, que resultaram em uma feira de qualidade, com excelentes produtos e animas. “As parcerias que fizemos com a Copagril, Associação Leite Oeste, AMS, veterinária de Marechal Rondon, ONG de animais, e demais empresas, surtiram excelentes resultados. Todos estão de parabéns pela organização e pelo trabalho empregado na feira. Agradecemos a todos pela participação e empenho”.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Expo Rondon 2010

Recorde de público provoca estudo na estrutura do parque de exposições


Aproximadamente 80 mil pessoas participaram dos eventos da Expo Rondon 2010 conquistando um novo recorde na história da exposição. A superação de todas as expectativas é comemorada por todos os setores envolvidos no evento, mas também provoca uma discussão em torno da capacidade estrutural do parque de exposições de Marechal Cândido Rondon.
Para dar suporte as necessidades dos milhares de visitantes que vão à festa rondonense, diversas melhorias foram apresentadas na edição deste ano. Tais benefícios foram sentidos em vários pontos do parque. Porém, o secretário de Administração e responsável pelo setor, Luiz Carlos Cardozo, juntamente com o secretário de Planejamento, Carlos Wild, chamam a atenção para o crescimento do evento em termos gerais e as necessidades de suporte para atender as próximas edições da Expo Rondon. Para tanto, em conjunto, a Comissão Central Organizadora (CCO) deverá promover uma ampla discussão em torno do assunto apresentando alternativas e soluções para a questão.
O secretário de Administração, Luiz Carlos Cardozo, avalia a estrutura oferecida neste ano diante do recorde de público. “Dentro daquilo que havia sido programado, acreditamos que a estrutura montada atendeu a comunidade de Marechal Rondon e da região. Porém, pelo suporte da festa e do aconteceu, ou seja, mais de 80 mil pessoas passando pelo evento será necessário repensar o que deve ser feito para o ano que vem em relação a uma estrutura maior. Primeiramente, vai ser realizado um encaminhamento ao setor de Planejamento para que o secretário, Carlos Wild, elabore um projeto do parque de exposições objetivando aumentar o espaço e receber da melhor forma a população que aumenta a cada ano. Além disso, pelas pessoas e o evento em si, a administração municipal está inovando algumas atrações a fim de oferecer o melhor para os rondonenses”, destaca.

Segurança

Outra situação positiva verificada na Expo Rondon 2010 foi a contribuição positiva das 60 câmeras de monitoramento instaladas na área interna e externa do parque de exposições. Na avaliação do secretário Cardozo, esta novidade foi muito importante devido ao baixíssimo número de ocorrências verificadas durante a festa dos cinquenta anos de Marechal Cândido Rondon. “Antes da festa, procuramos a Polícia Militar, Civil e Rodoviária, a equipe de apoio e de segurança privada a fim de montar uma estrutura para que não houvesse problemas durante os festejos. Com essas câmeras instaladas no parque de exposições foi feito um monitoramento interno e externo que nos ajudou muito a evitar maiores problemas”, explica Luiz Carlos Cardozo.


Foto: Ademir Herrmann
Fonte: Assessoria de Imprensa



 

terça-feira, 20 de julho de 2010

EXPO RONDON 2010

Café Colonial terá diferenciais na Expo Rondon 2010


Prestigiado por milhares de pessoas todos os anos, o Café Colonial é considerado outro grande atrativo dos festejos em comemoração ao cinquentenário de Marechal Cândido Rondon. A Comissão Central Organizadora (CCO) da festividade decidiu manter o valor da ficha como no ano passado sendo vendido a R$ 18. O horário de atendimento será na quinta (22) e sexta-feira (23) das 19h00 às 22h00, no sábado (24) das 16h00 às 22h00 e, no domingo (25), das 15h00 às 21h00.

Este ano, o evento terá alguns diferenciais. Além da forma tradicional de ser servido, na parte superior mezanino também será implantado o sistema de buffet, para aqueles que assim preferirem, com mais de 60 produtos diferentes. Vale ressaltar que o lucro vai ser revertido para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI's) do município.

Conforme a presidente do Provopar, primeira-dama Maria Cleonice Froehlich, os produtos foram adquiridos diretamente de empresas e produtores de Marechal Rondon garantindo, assim, um café colonial de qualidade e que deverá agradar o paladar de todos. “Estamos finalizando os preparativos a fim de oferecer um ótimo café colonial durante a Expo Rondon. O diferencial deste ano vai ser o buffet no mezanino, pois muitas pessoas destacaram que não querem todos os produtos e que gostariam de se servir. Diante disso, já que há dois ambientes na sede do Café Colonial optou-se por oferecer essa alternativa. É importante ressaltar que o lucro será revertido para os CMEI's onde as coordenadoras e diretoras vão nos repassar projetos com a finalidade de realizar um melhor atendimento às crianças”, explica.

A primeira-dama também convida os rondonenses e as pessoas da região para que venham prestigiar o Café Colonial. Em torno de 500 pessoas, com boa vontade e disposição, estão envolvidas com o trabalho voluntariado para que seja servido um café de qualidade, atendendo a todos.

Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ademir Bier

Deputado participa de duas importantes sessões parlamentares em Curitiba

O deputado estadual Ademir Bier votou a favor da Lei da Transparência (Projeto de Lei nº 265/2010), aprovado em primeira discussão na Sessão Plenária desta quarta-feira (14), por 44 votos a 2.
A matéria, analisada na tarde do último dia 13 pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, recebeu duas emendas. Uma delas trata da prática de nepotismo, que já é prevista pela Lei 16.522/2010, aprovada recentemente pelo Legislativo paranaense.
Com a aprovação da Lei da Transparência, será obrigatória a publicação de todos os atos administrativos do poder público no Diário Oficial do Estado (DIOE), tais como contratação e demissão de servidores, além de contratos que impliquem em despesas.
O projeto deverá passar por pelo menos mais duas votações antes de ser enviado para a sanção do governador Orlando Pessuti, o que deve acontecer somente em agosto, após o retorno dos deputados do recesso parlamentar que teve início na última quinta-feira, dia 15.
Na mesma data, Ademir Bier também participou da mesa de trabalhos da audiência pública para discutir sobre o Projeto de Lei 245/2010, que autoriza a Companhia Paranaense de Energia (Copel) a realizar investimentos para a Copa de 2014, evento que visa a trazer muitos benefícios para o Paraná.
O montante estimado em R$ 150 milhões e que seria dividido entre o Clube Atlético Paranaense e os governos estadual e municipal tornaria o estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada) apto a receber os jogos.
Os dados colhidos durante a audiência darão subsídios aos parlamentares para o relatório que será apresentado à CCJ, onde o projeto aguarda parecer desde o mês de maio.
Vale ressaltar que há cinco meses o deputado iniciou um estudo de viabilidade, que culminou num projeto de Indicação encaminhado à Presidência da Copel, para divulgação da marca nas camisas dos clubes paranaenses que disputam as séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, os quais receberiam ajuda financeira em troca da publicidade.

Texto: Luciano d'Miguel

1ª Copa SESC e Colégio Martin Luther de Voleibol.

A unidade do Sesc Marechal Cândido Rondon em parceria com o Colégio Martin Luther e a Prefeitura Municipal, promovem no período de 04 de agosto a 25 de setembro, todas as quartas-feiras, a partir das 19h, e aos sábados, a partir das 14 horas, no Ginásio de Esportes do Colégio Martin Luther, a “1ª Copa SESC e Colégio Martin Luther de Voleibol”. As inscrições foram prorrogadas até o dia 28 de julho nas seguintes categorias:

Adulto a partir de 16 anos de idade - Masculino/Feminino.
Mirim de 12 até 15 anos de idade - Masculino/Feminino.
Organize sua equipe e faça sua inscrição.

Premiação:
Troféus e medalhas 1º, 2º, 3º lugar de cada categoria.

Informações: (45) 3909-1000 ou na Rua 12 de Outubro, 1700.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Iluminação da Rua 9 de Agosto

Obra será iniciada no próximo mês

A autorização da obra foi dada no dia 17 do mês de junho, mas o início efetivo da iluminação da Rua 9 de Agosto, entre a Avenida Maripá e a BR- 163, em frente ao centro administrativo da Copagril será iniciada apenas após o término do recebimento da safrinha. Ocorre que no local há um intenso movimento de caminhões e ainda é preciso ter um andamento ininterrupto das atividades na área de recebimento de grãos da cooperativa. Desta forma, as obras de ampliação da rede de energia, instalação e demais não podem ser executadas no momento.
O pedido partiu da direção da cooperativa Copagril havendo um entendimento imediato neste sentido. Assim, a implantação da rede de baixa tensão da Rua 9 de Agosto iniciará somente após o término do recebimento da safrinha, o que deve ocorrer após a segunda quinzena de agosto. O custo total da iluminção será de R$ 18.195,92 sendo executada pela empresa Casa das Lâmpadas de Cascavel, vencedora do processo de licitação.
O presidente da Copagril, Ricardo Chapla, explica os motivos do pedido de adiamento do início das obras afirmando que “coincidiu com o período da colheita do milho safrinha e como é necessário desligar a energia elétrica por, pelo menos, sete horas agora não há condições, pois vai prejudicar o recebimento de cereais e também dificulta a entrega do produto pelo nosso produtor. Após uma conversa com o prefeito, Moacir, vice, Cottica, secretários chegou-se a um acordo. Foi solicitado que a obra fosse postergada para que possamos fazer uma colheita tranquila. Assim, vai ficar para o final do mês de agosto a executação da obra, que é esperada por todos da Copagril e pelas pessoas que transitam nesta rua”.


Assessoria de Imprensa

PROGRAMAÇÃO DA EXPO'RONDON

EXPORONDON 50 ANOS tam red

EXPO RONDON 50 ANOS tam real

Show do cantor Daniel


CCO coloca ingressos promocionais a venda para o show de Daniel na Exporondon

Dentre as várias e excelentes atrações musicais da Exporondon 2010, o show do cantor Daniel, no sábado (24), é um dos mais aguardados. Para contemplar os rondonenses, a Comissão Central Organizadora (CCO) dos festejos colocará a venda ingressos promocionais a R$ 10 somente nesta quinta (15), sexta-feira (16) e sábado (17) até o meio-dia. Esta promoção é válida somente nesses três dias, desta semana e somente para rondonenses.
A quantidade colocada a disposição ao valor de R$ 10 também é limitada. Após este sábado o ingresso para o show do cantor Daniel voltará a ser vendido a R$ 15 antecipado e R$ 20 na hora. Os ingressos para o Salão Universitário estão sendo vendidos nos tradicionais pontos de venda da região a R$ 15, na modalidade antecipada, somente até o dia 20, ou seja, próxima terça-feira. Este ano a CCO quer favorecer aqueles que buscam o ingresso antecipado e por isso a determinação de comercializar um número limitado até terça-feira (20).
As atrações no Salão Universitário serão: quinta-feira, dia 22, Michel Teló, sexta-feira (23), João Márcio e Fabiano, e no sábado (24), a Banda de pop/rock Pedra Letícia. Não haverá cobrança de ingressos para o show de abertura da Exporondon com o cantor Amado Batista e, ainda no domingo, com o cantor gospel Régis Danese. Estes shows acontecerão na arena de rodeios do parque de exposições.


Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Nota de Esclarecimento do PSOL

Nota Oficial do Partido Socialismo e Liberdade à Comunidade Rondonense

     Com relação à nota divulgada na Radio Educadora de Marechal Cândido Rondon no dia 01/07/2010, o Partido Socialismo e Liberdade vem através desta, prestar esclarecimentos a sociedade rondonense na tentativa de apresentar as verdades dos fatos. E acabar assim com o tendencionismo claramente presente na nota.
     Chega a ser surpreendente um veículo de imprensa que se diz neutro, apresentar tal nota e não esclarecer os fatos que levaram a esta situação, não chamar as pessoas diretamente envolvidas para poderem esclarecer as questões, deixando assim a população de posse de apenas meias verdades.
     Tivemos sim problemas com a prestação de contas em 2008, mas ao contrário do que a forma como foi apresentada a nota leva a pensar, estes problemas não tem nenhum cunho imoral ou criminoso, mas foram problemas meramente burocráticos.
     Problemas parecidos com o que a população em geral costuma vivenciar quando necessita do aparato judicial do estado brasileiro.
     O problema na prestação teve origem na data de um dos recibos eleitorais, pelo fato de só termos conseguido dar abertura a conta corrente para o período eleitoral tardiamente, pois, segundo nos informaram, as agências bancárias na época, o Banco Central ainda não havia encaminhado as normativas de funcionamento das contas eleitorais, atrasando assim a abertura das contas e a campanha já havia iniciado neste período.
     Estávamos devido a isso, sem a possibilidade de abertura das contas, e consequentemente sem material para a campanha!
     Resolvemos então comprar uma caixa de papel sulfite para fazermos o material, mas esta caixa não passou pela conta, pelo fato de que a conta ainda não existia. Pretendíamos assim, declarar a mesma como doação de material que os candidatos fizeram para o partido, e inclusive a declaramos. Convidamos a população a acessarem o site www.tse.gov.br, este é o site do Tribunal Superior Eleitoral, no mesmo, a população pode ter acesso aos gastos de campanha, de forma detalhada de todos os candidatos e partidos, com os doadores e patrocinadores de campanha. Neste site pode se perceber as relações que muitas vezes existem por trás do processo eleitoral, e neste site, a população pode ver como verdadeiramente se deu a campanha do PSOL em 2008, e com que recursos.
    Na prestação final, o problema foi o fato de a data do recibo da compra do material já mencionado ser anterior a abertura da conta!
    Ou seja, o grande problema foi o fato de nossos candidatos terem sido honestos, se isso é realmente algum problema! Pois se tivessemos adulterado a data do recibo, e colocado uma data dentro do período em que a conta já estava aberta nada teria acontecido. Mas, fizemos a declaração de forma honesta e demonstrando exatamente como foi, e foi por isso que a declaração não foi aceita!
    Teríamos a possibilidade do recurso, nosso advogado na época, um militante que mora na cidade de Ponta Grossa nos informou que o presidente do Comitê Financeiro poderia assinar o recurso, e assim o fizemos. Mas, ao apresentarmos o recurso a justiça negou-se a apreciá-lo dizendo que o mesmo só poderia ser apresentado com a assinatura de um advogado! Como, se tornava impossível o deslocamento do advogado de Ponta Grossa até aqui para a assinatura do recurso dentro do prazo, acabamos por perder os prazos recursais. Assim, todo o processo correu sem a possibilidade de uma defesa!
    Ou seja, o que gerou problema em nossa prestação de contas foi inicialmente o fato de os candidatos terem sido honestos e colocado a  verdadeira data  da compra dos materiais de campanha nos recibos (o que até chega a ser estranho, sabemos, pois foram penalizados por sua honestidade, e não por qualquer outra coisa), se tivesse havido adulteração das datas, nada teria acontecido inclusive pelo fato de que é muito difícil descobrir uma adulteração como esta. E o outro problema foi o fato de o partido não ter estrutura na época para apresentar o recurso a tempo.
    Assim, a prestação dentro de um processo de avaliação altamente burocrático foi sim reprovada! Só que é com a clareza de que não cometemos nenhum erro (além do fato de insistirmos na honestidade, se isso pode ser considerado um erro, é claro!) que estamos lançando as duas candidaturas locais. E esperamos que dessa vez a justiça possa estar do lado de quem esta certo!


Atenciosamente.
Luciano Egidio Palagano
Presidente do Partido Socialismo e Liberdade,
Marechal Cândido Rondon – PR.




Marechal Cândido Rondon-PR, 02 de Julho de 2010.

Elio Rusch

O deputado estadual Elio Rusch (DEM), líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, esteve no último final de semana prestigiando eventos em municípios da região oeste, além de manter reuniões e encontros de trabalho com lideranças comunitárias, políticas e empresariais.
Na sexta-feira (09), Rusch atendeu em seu escritório de Marechal Cândido Rondon, recebendo lideranças de diversos municípios da microrregião.
No sábado (10), o deputado se reuniu com grupos de coordenação política e fez visitas a lideranças políticas e empresariais. No final da tarde, prestigiou a abertura do café colonial e do concurso para a escolha da Princesa das Orquídeas, na cidade de Maripá. Depois, se dirigiu a Céu Azul, onde participou da abertura da Noite Italiana, numa promoção da ACIG. Na mesma noite, ainda, Rusch se deslocou a Palotina, para prestigiar o 12° Jantar Italiano, na sede da ASFUCA, promovido pelo Centro Cultural Italiano. Na ocasião, o parlamentar fez a entrega oficial de um certificado, contendo a lei estadual de sua autoria que declara o Centro Cultural Italiano de Palotina como entidade de utilidade pública do Paraná. O certificado foi recebido pelo presidente do CCI, Ademar Luís Pedron.
No domingo (11), Rusch participou de um café da manhã com lideranças de São José das Palmeiras. Depois, juntamente com lideranças de Luz Marina, interior de São Pedro do Iguaçu, o deputado acompanhou os preparativos da Festa do Leitão no Tacho. Ao meio-dia, Rusch esteve no distrito rondonense de Novo Horizonte, almoçando na Festa Distrital promovida pela associação de moradores, como parte integrante dos festejos dos 50 anos de Marechal Cândido Rondon. À tarde, Rusch se reuniu com lideranças rondonenses e realizou reuniões de trabalho com grupos de coordenação política, retornando à noite, de ônibus, à capital do estado.

(Texto: Airton Kraemer)

Marechal Rondon 50 anos

Site dos 50 anos de Marechal Rondon mostra evolução do município

Para facilitar o acesso a todas as informações da programação festiva dos 50 anos de Marechal Cândido Rondon, foi criado o site www.mcr50anos.com.br. Através do endereço eletrônico é possível saber de todas as atrações da festa que ocorre de 22 a 25 de julho. Além destes, outros eventos que compõem as comemorações estão em destaque como, por exemplo, as notícias de tudo o que movimenta a Exporondon 2010.
Informações referentes a cidade, história, atrações turísticas e uma ampla galeria de fotos antigas do município são destaques no site. O que também chama a atenção dos internautas que acessam o endereço eletrônico é um breve filme que mostra a evolução do município com imagens impressionantes dos primeiros moradores que chegaram a então Vila General Rondon, até os dias atuais.
A comemoração dos cinquenta anos de Marechal Rondon é percebida de todas as maneiras e a prefeitura do município encontrou, também na internet, uma importante ferramenta de comunicação e interação com as pessoas de todo o mundo. O endereço para acesso a todo este conteúdo é: www.mcr50anos.com.br.

Assessoria de Imprensa