quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso é implantado em MCRondon


Ato solene realizado na manhã de hoje (14), na sala de reuniões do gabinete da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, instituiu o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (Comudi) e, ao mesmo tempo, nomeou os seus membros para assumir o mandato de dois anos. Na ocasião, o prefeito Moacir Froehlich,  assinou o decreto que autoriza a implantação do referido conselho no município rondonense, juntamente com o vice-prefeito, Silvestre Cottica, secretário de Administração, Luiz Carlos Cardozo e a secretária de Assistência Social, primeira-dama Maria Cleonice Froehlich.
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, que ficará vinculado à Secretaria de Assistência Social, é formado por representantes dos órgãos públicos sendo: da Secretaria de Assistência Social, como titular Maria Cleonice Froehlich e membro suplente, Ceno Aloisio Reuse Unfried; da Secretaria de Saúde, Valdeci Conrat e Lari Pedro Nunes; da Secretaria de Educação, Izolde Vasques e Marlice P. Rockenbach; da Secretaria de Cultura, Cássia Peres Martins e Simone Carine Gerke Raimundo; da Secretaria de Esporte e Lazer, Edvaldo Oliveira Souza e Roberto Braatz.
Os representantes das entidades comunitárias e organizações populares são: dos Clubes de Idosos, Sélia Brumm e Dionísio Chapla; da Associação dos Aposentados, Odorico de Souza e Paulo Pereira; das Igrejas que desenvolvem trabalhos com idosos, Lori Henke e Naemi Graff Pinz; das Entidades Sociais de atendimento ao idoso cadastrado no CMAS, Maria Juçara Furtado Nacke e Berenice Gualtieri Prates Roma; das Organizações Civis que atuam na defesa e garantia dos Direitos do Idoso, Hilga Schneider e Raul Schone.
A secretária de Assistência Social, primeira-dama Maria Cleonice Froehlich, enfatizou estar muito feliz por empossar os conselheiros e efetivando a criação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Marechal Rondon. "É uma reinvidicação antiga e nós, através desta administração e também dos trabalhos da Secretaria de Assistência Social, percebemos a importância do funcionamento deste conselho porque ele poderá contribuir por intermédio de ações e diagnósticos o que realmente é necessário e o que nós, como comunidade, podemos fazer para que a população da terceira idade seja valorizada e inserida na nossa sociedade”, disse ela.

Reconhecimento   

A representante da Associação dos Pioneiros, Hilga Schneider, disse que sempre se busca o melhor para as pessoas residentes no município e, a partir de agora, com a formação do conselho, os direitos dos idosos vão ser colocados em prática porque a maioria não têm conhecimento sobre eles. “Com a posse do conselho, se dará andamento e buscaremos divulgar a lei do idoso para que ele seja respeitado. Um agradecimento especial ao prefeito, vice e a Secretaria de Assistência Social por se colocar à disposição do conselho, participar e elaborar constantemente projetos que englobam a terceira idade”, diz. 
Odorico de Souza, que representa a Associação dos Aposentados, ressalta que o conselho chegou em uma época oportuna porque a lei que diz respeito aos direitos dos idosos existe, mas muitas vezes não é colocada em prática. “Temos que agradecer a iniciativa da administração municipal, Moacir e Cottica, por mais uma vez lembrar da terceira idade. Através deste conselho, com certeza vamos lembrar as autoridades e a comunidade em geral sobre os direitos do idoso e fazer com que ele seja reconhecido diante da comunidade”, frisa.
A integrante da diretoria do Lar Rosas Unidas, Berenice Gualtieri Prates Roma, expõe que “nós estamos envelhecendo, o país está envelhecendo, ou seja, enquanto não existir políticas públicas e ações que ofereçam qualidade de vida aos idosos ficamos apenas no improviso. A criação do conselho confirma que o poder público se preocupa com a terceira idade. Assim, em um futuro próximo talvez se tenha condições de olhar para a cidade de Marechal Rondon e ver que ela valoriza, respeita e agradece pelo trabalho e esforço dos idosos”.




Registro da assinatura do decreto feita pelo prefeito, Moacir Froehlich, a qual institui o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso em Marechal Rondo.  
Foto: Vanderleia Kochepka
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: