quinta-feira, 28 de junho de 2012

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL




 Mestrado é aprovado pelo COU da Unioeste. Curso vem atender demandas emergentes da sociedade brasileira, diz coordenador.

Professores de todos os campis da Unioeste compõem o quadro docente do novo mestrado.

 Foi aprovado pelo Conselho Universitário da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, o novo curso de Mestrado a ser ministrado no câmpus de Marechal Cândido Rondon, que tem como área de concentração Desenvolvimento Rural Sustentável. Aprovado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no último mês de abril, o novo curso terá caráter interdisciplinar, envolvendo docentes de diversas áreas e dos vários campis da Instituição.
Segundo o coordenador, professor Nardel Luiz Soares da Silva, o curso vem atender demandas emergentes neste setor, como as que vem sendo discutidas em eventos como a Rio+20 e outros encontros internacionais, e outras, mais específicas, detectadas a partir da atuação dos pesquisadores da instituição e de programas governamentais como o Cultivando Água Boa e o Universidade Sem Fronteiras.  Quatorze docentes doutores, considerados pela Capes como um grupo de pesquisadores com maturidade científica/tecnológica ministrarão as 23 disciplinas do programa.
Com uma carga horária de 750 horas e ligado ao Centro de Ciências Agrárias do câmpus rondonense, o curso abre com 14 vagas iniciais e periodicidade de seleção anual, tendo como linhas de pesquisa “Sustentabilidade Rural” e “Inovações Sócio-Tecnológicas e Ação Extensionista”, sendo vinculado a CAPES na sub área de Meio Ambiente e Agrárias. A previsão de abertura das inscrições é para o final deste mês de julho e, de acordo com o cronograma aprovado pelo COU, a seleção deverá acontecer de 18 a 21 de agosto. Já o início das aulas está previsto para 27 de agosto de 2012.



 O coordenador do novo mestrado professor Nardel Luiz Soares da Silva e a secretária Lizete Maria Eckstein Fredo, ladeados pelo suplente de coordenador professor Armin Feiden (à esq.) e pelo coordernador do curso de Agronomia do câmpus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, professor Wilson João Zonin (à dir).




Fotos: Ana Maria de Carvalho

Nenhum comentário: