terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ECONOMIA SOLIDÁRIA






Programa de Aquisição de Alimentos terá continuidade em Marechal Rondon

Neste ano 25 produtores rurais estão cadastrados e oito entidades receberão os alimentos

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal que utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede sócio assistencial.

Em Marechal Cândido Rondon o programa foi implantado em 2010, quando quatro produtores, pertencentes a agricultura familiar, ingressaram no projeto para o fornecimento de alimentos. No ano de 2013 cerca de R$ 87 mil foram disponibilizados pelo Ministério de Desenvolvimento Social para a compra de alimentos da Agricultura Familiar. Hoje o projeto conta com 25 produtores rurais cadastrados que fornecem alimentos, atendendo a oito entidades que são elas a Adefimar (Associação dos Deficientes Físicos de Marechal Cândido Rondon), ABEC (Associação Beneficente Cristo), Alvorada Social, Centro de Recuperação Caminho da Vida, Asilo Lar Rosas Unidas, Cooperagir, Guarda Mirim e Pastoral da Criança.

Dentre os alimentos fornecidos estão pães, cucas, bolachas, frutas, polpa de frutas, doces, entre outros.

O programa conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e em Marechal Rondon é organizado e articulado pelo Provopar.

Nesta segunda-feira membros das entidades estiveram reunidos com integrantes do Provopar e a Secretaria de Assistência Social para renovar a parceria por mais quatro meses neste ano de 2014. Na oportunidade todos ressaltaram a importância deste benefício, pois os alimentos oferecidos são de qualidade e de excelente procedência.

Os agricultores que queiram participar no fornecimento de alimentos devem ter DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf). Maiores informações podem ser obtidas junto ao Provopar, na prefeitura velha.



Entidades que são beneficiadas com o PAA renovaram o contrato para mais quatro meses.



Incentivo às entidades



O PAA é visto como um grande incentivo, não somente aos agricultores que têm a garantia de comercialização de seus produtos, mas também para as entidades beneficiadas. Líderes de algumas entidades enfatizam isso.



Carlos Henrique Goebel, da ABEC (Associação Beneficente Cristo), que atende crianças e jovens através da música, menciona que estes alimentos são muito importantes: “O programa é fundamental pois dá suporte a nossa entidade. Os alimentos recebidos são muito bem aceito por todos. Agradecemos pelo apoio”.







Maria Bartmanovicz, da Pastoral da Criança, que atende a mais de 2 mil crianças mensalmente no município: “Realizamos reuniões mensais em quatro polos. Durante estas oportunidades oferecemos o lanche que é providenciado através desta parceria com o PAA. Todos ficam muito satisfeitos”.











Margarete Hofstaetter, do Cooperagir, que conta com 47 cooperados no município: “Oferecemos estes alimentos que são consumidos como lanche durante o trabalho dos agentes ambientais, o que gera economia aos cooperados. A Cooperagir é a única do Brasil que recebe alimentos do PAA”.






Fonte: ACS/PM/MCR/PR
Fotos: Ademir Herrmann

Nenhum comentário: