quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

BICICLETAS




Curitiba sedia III Fórum Mundial da Bicicleta a partir desta quinta-feira

Ideia é deixar a cidade mais humana ao mudar consciência, diz organizador. Evento segue até domingo (16); 1.200 pessoas estão inscritas para o fórum.

Thais Kaniak Do G1 PR

Reunião realizada na segunda-feira (10) com organizadores do Fórum Mundial da Bicicleta (Foto: Douglas Oliveira / Divulgação) 
 Reunião realizada na segunda-feira (10) para discutir
assuntos relacionados ao evento (Foto:Douglas Oliveira /
Divulgação)
Começa nesta quinta-feira (13), em Curitiba, o III Fórum Mundial da Bicicleta (FMB). Debates com especialistas nacionais e internacionais de áreas como urbanismo, saúde, educação, arte e turismo serão realizados durante o evento, que segue até domingo (16). Outras atividades também fazem parte da programação: oficinas, painéis, mesas-redondas, sessões de cinema, passeios ciclísticos, festas de rua, feira, reuniões, escolas de bicicletas, entre outras.
O conceito do fórum será “A Cidade em Equilíbrio”. Para Vinicius Brand, da organização do evento, o investimento das cidades para carros é muito maior em comparação a outros modais. Esta edição do evento tem como objetivo resgatar um planejamento urbano voltado para as pessoas e espaços de convivência, apontando soluções para harmonizar pedestres, ciclistas, motoristas e demais atores do trânsito.
“A ideia é conscientizar a população em geral dos benefícios da bicicleta. Fazer uma mudança de consciência para que a cidade se torne mais humana, que o planejamento urbano da cidade tenha mais espaços de convivência”, diz o organizador.
Brand explica que, quando se começa a andar de bicicleta, repara-se mais na cidade. “A pessoa vê as coisas acontecendo. Ela para e toma um café, conversa com alguém. É uma interação completamente diferente da que se tem quando está no carro, que se fecha no seu casulo, vai de casa para o trabalho, e o que importa é chegar ao seu destino. De bicicleta, presta-se atenção no percurso e se torna um momento de apreciação. Andar de bicicleta muda os hábitos e a maneira de pensar”, acredita.
Bicicleta gigante foi colocada em frente ao prédio da Prefeitura de Curitiba para divulgar o evento (Foto: Douglas Oliveira / Divulgação)Bicicleta gigante foi colocada em frente ao prédio da Prefeitura de Curitiba para divulgar o evento (Foto: Douglas Oliveira / Divulgação)
De acordo com o organizador do fórum, ainda existe um certo preconceito em relação à bicicleta e ao ciclista no Brasil devido à “cultura do carro” que impera no país. “Se você vai de bicicleta, você é um fracasso ou muito excêntrico”, diz. Ele conta que cidades como Amsterdam, na Holanda, Nova York, nos EUA, e Paris, na França, são amigas da bicicleta. “Elas têm infraestrutura para a bicicleta, e as pessoas aproveitam mais a cidade, dão mais valor à interação social. Aqui, no Brasil, não se dá muito valor ainda. As ciclovias são feitas com desleixo. Companhias de luz, por exemplo, colocam postes no meio da ciclovia.”
“O fórum quer trazer essa mudança de cultura. Convidamos a cidade inteira para participar das discussões e do descobrimento de alternativas para mais equilíbrio”, afirma Brand. Mil e duzentas pessoas já se inscreveram para participar do evento, segundo a organização. Os inscritos são de diversas cidades do Brasil e de outros nove países. Mesmo quem não se inscreveu pode participar das atividades do FMB.
Brand diz que, em Curitiba, os motoristas já estão respeitando mais os ciclistas, e que as pessoas passaram a usar mais a bicicleta na cidade. Para ele, isso é fruto da conscientização da importância da bicicleta. Porém, conforme Brand, ainda tem muito que melhorar. “O ideal seria que acontecesse como na Holanda, que um senhor de 70 anos consegue sair de bicicleta para ir ao supermercado, para comprar um pão”.
Na terça-feira (11), organizadores do Fórum Mundial da Bicicleta se reuniram para acertar detalhes para o evento (Foto: Douglas Oliveira / Divulgação)Na terça-feira (11), organizadores do Fórum Mundial da Bicicleta se reuniram para acertar detalhes do evento (Foto: Douglas Oliveira / Divulgação)
Fórum Mundial da Bicicleta

Em 2012, a primeira edição do fórum ocorreu em Porto Alegre (RS) no dia 25 de fevereiro. Nesta mesma data, no ano anterior, houve o atropelamento coletivo de ciclistas na capital gaúcha. Na segunda edição, em 2013, que também foi realizada em Porto Alegre, cerca de sete mil pessoas de vários lugares do mundo participaram do fórum. Novas formas de garantir mais estrutura para os ciclistas e mais segurança no trânsito para a população em geral foram discutidas nos eventos.
O FMB é financiado colaborativamente. Apenas a arrecadação via Catarse, uma comunidade de financiamento online coletivo do Brasil, obteve R$ 38.560,00 doados por 513 apoiadores de todo o país. A participação no fórum será gratuita, e todo o evento está sendo organizado de forma horizontal e voluntária.
O evento na capital paranaense vai ocorrer simultaneamente em locais como o Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Sesc Paço Municipal e o Museu Oscar Niemeyer (Mon), além de atividades e oficinas na Bicicletaria Cultural, na Cinemateca e em espaços ao ar livre. A programação completa está disponível no site do Fórum Mundial da Bicicleta. Quase cem atividades estão previstas na programação oficial.
A Reitoria da Universidade Federal do Paraná fica na Rua XV de Novembro, nº 1299, no Centro. O endereço do Museu Oscar Niemeyer é Rua Marechal Hermes, nº 999, Centro Cívico. Já o Paço da Liberdade fica Praça Generoso Marques, nº180, também no Centro; e
a Bicicletaria Cultural na Rua Presidente Faria, nº 226, Centro. A Cinemateca localiza-se na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, nº 1174, no São Francisco.

Intervenções urbanas, feitas por artistas curitibanos e que divulgam a realização do fórum, podem ser vistas pela cidade (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)Intervenções urbanas, feitas por artistas curitibanos e que divulgam a realização do fórum, podem ser vistas pela cidade (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)
Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/02/curitiba-sedia-iii-forum-mundial-da-bicicleta-partir-desta-quinta-feira.html

Nenhum comentário: