quinta-feira, 17 de julho de 2014

EXPO'RONDON 2014





Expo Pecuária contará com exposições de bovinos e suínos 

Suinocultura terá amostragem do ciclo de produção

A Expo Pecuária será novamente uma das atrações dos festejos de aniversário do município, que se iniciam na próxima semana, dia 24, e seguem até o dia 27.
Na oportunidade acontecerá a 28ª Exposição de Bovinos da Raça Holandesa, que contará com cerca de 120 animais, e a 14ª Mostra de Bovinos da Raça Jersey, com cerca de 30 animais. Vale lembrar que haverá expositores de Marechal Cândido Rondon e região. O evento também terá os julgamentos ranqueados em nível nacional, com a supervisão da Associação Paranaense de Criadouros de Bovinos da Raça Holandesa, que premiará os melhores animais da feira.
Com relação à suinocultura, neste ano ela estará representada através da amostragem do ciclo de produção. Questões sanitárias cada vez mais rigorosas, impostas nos últimos anos, inviabilizaram a exposição de suínos durante a festa do município de Marechal Cândido Rondon.
A suinocultura neste ano ganhará um novo espaço, junto ao barracão de exposição de bovinos. O espaço está sendo adequado e vai comportar a exposição de tecnologias e estruturas utilizadas em todo o ciclo da suinocultura, inclusive contando com diversos animais. A exposição está sendo coordenada pela prefeitura rondonense, através da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental, com o apoio da Copagril e de empresa de Marechal Cândido Rondon.
Na manhã desta quarta-feira (15) integrantes da CCO, entre eles o prefeito Moacir Froehlich, e parceiros da exposição, estiveram visitando as instalações que abrigará a Expo Pecuária para verificar o andamento dos trabalhos e as adequações que estão sendo realizadas para a suinocultura.
O vice-presidente da CCO da festa, vice-prefeito Silvestre Cottica, ressaltou que mesmo sem o pavilhão de suínos a suinocultura estará representada na exposição. “Teremos sim a exposição de suínos, através da amostragem dos ciclos de produção, como acontece em granjas do município. Haverá baias de gestação, de maternidade, de creche, leitões de crescimento e suínos de terminação. Será um pouco diferente dos anos anteriores, devido às restrições sanitárias, que não permitem a aglomeração de animais. Inclusive, este animais que ficarão expostos não poderão retornar para as granjas, ou seja, deverão seguir para o abate. Isso se faz necessário para garantir uma proteção sanitária para as granjas, para que doenças não sejam disseminadas”, explica Cottica.
O empresário rondonense do ramo metalúrgico, Oldemar Rohloff, explica que com os animais também serão apresentadas as estruturas e tecnologias existentes para a criação de suínos, muito importantes nos dias de hoje. “Estaremos apresentando as estruturas desde a creche até a terminação. O ambiente será muito especial e próprio para que os visitantes tenham uma ideia de como as granjas são estruturadas. Será uma atração muito especial”, aponta Oldemar.
Já o responsável pelo setor de fomento de suínos da Copagril, Osni Tessari, acredita que o contexto que será apresentado neste ano se adéqua melhor a realidade do município. “É muito importante, especialmente para os granjeiros do município e região, conhecerem as novas tecnologias que estão no mercado em termos de estrutura para a criação dos animais. Elas devem ser agregadas na propriedade e através desta amostra todos terão conhecimento das novidades que estão no mercado. Os visitantes também  poderão visualizar como a atividade da suinocultura está se desenvolvendo”, ressalta Osni.
A programação da Expo Pecuária e a programação completa da Expo Rondon pode ser acessada através do site www.exporondonmcr.com.br, no item “A Expo Rondon” e depois, “Programação”.




Integrantes da CCO e parceiros da Expo Pecuária estiveram visitando as instalações do pavilhão que vai abrigar os animais para acertar os últimos detalhes para a feira. Fotos: Ademir Herrmann


Fonte: ACS/PM/MCR/PR

Nenhum comentário: