sexta-feira, 25 de março de 2016

RESFRIAMENTO GLOBAL?



É o “resfriamento global” o novo consenso científico?


 Neste 01 de dezembro de 2009 foto fornecida pela Aurora Expeditions, um barco inflável transporta turistas passado um iceberg ao longo da Península Antártica. Em uma terra remota, congelados, quase intocada, onde os únicos moradores humanos estão envolvidos na investigação, o turismo vem com riscos, tanto para o continente e os turistas. (AP Photo / Aurora Expeditions, Andrew Halsall) EDITORIAL USE ONLY   

Existe um novo consenso científico formando-se em torno de resfriamento global? Isso é o que o ambientalista Lawrence Solomon escreve no Financial Post, citando o fato de que a atividade solar está diminuindo no ritmo mais rápido que em qualquer momento nos últimos 10.000 anos.

“Agora um número crescente de cientistas está balançando de volta para o pensamento dos anos 1960 e 1970”, escreve Salomão. “A hipótese de resfriamento global pode ter sido certo, afinal, dizem eles. A Terra pode estar entrando em uma nova Pequena Idade do Gelo “.

Solomon acrescenta que da Universidade de Columbia George Kukla – que advertiu o governo dos EUA sobre os perigos do resfriamento global em 1972 – postulou que “o aquecimento global sempre precede uma idade do gelo … O aquecimento  nos vimos nos anos 1980 e 1990, em outras palavras, era esperado o tempo todo, como a calma antes da tempestade “.

Recentemente, os cientistas têm procurado a atividade solar como um preditor de clima mundial. Atividade solar baixa tem sido relacionada com períodos frios da história da humanidade, enquanto que altos níveis de atividade solar tem sido relacionada com períodos de aquecimento, como o recente dos anos 1950 a 1998.

 As autoridade do clima das Nações Unidas tentarem minimizar a influência da atividade solar sobre o clima da Terra, mas os cientistas do clima têm sido mais assertivos que o sol desempenha um papel fundamental em afetar as temperaturas globais.

“Atenção no debate público parece estar se afastando dos  15-17 anos de ” pausa “que o arrefecimento tive desde 2002”,escreve Dr. Judith Curry, o presidente da Escola de Ciências da Terra e atmosféricas no Georgia Institute of Technology.

Curry descreve o período desde 2002 como “cientificamente interessante” porque “coincide com a” mudança climática “de cerca de 2001-02. “Esta mudança e a tendência subsequente de arrefecimento ligeiro fornece uma razão para inferir uma tendência de arrefecimento ligeiro ao longo da próxima década ou mais, ao invés de uma tendência plana a partir do 15 [anos] de ‘pause'”, acrescentou.
No início deste ano, o Professor Cliff Ollier da Escola de Terra e Estudos Ambientais da Universidade da Austrália Ocidental apresentou um estudo que postulou que o sol é um grande controlador do clima.

“Há uma correlação muito boa de manchas solares e o clima”, Ollier escreveu . “Ciclos solares fornecem uma base para a previsão. O Ciclo Solar 24 começou e podemos esperar  o arrefecimento sério. Muitos pensam que as decisões políticas sobre o clima são baseadas em previsões científicas, mas o que os políticos conseguem  são só previsões baseadas em modelos de computador. ”
Por isso depois da Russia o mesmo departamento do clima do Pakistan está alertando o seu povo para um próximo resfriamento global.




Fonte: https://sandcarioca.wordpress.com/2016/03/09/e-o-resfriamento-global-o-novo-consenso-cientifico/

Nenhum comentário: