Como é Ser Mulher no País mais Democrático do Mundo*
"Aqui não há eleições para presidente; não há necessidade. O poder é exercido por assembleias de bairros por consenso e participação direta."
Numa entrevista com uma miliciana das YPJ, unidades de proteção curda da mulher, se perguntou se ela não tinha medo de ir para a guerra. “Medo?”, Respondeu surpresa. “O medo é para as mulheres ocidentais em suas cozinhas.”
“AQUI NÃO HÁ ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE; NÃO HÁ NECESSIDADE. O PODER É EXERCIDO POR ASSEMBLEIAS DE BAIRROS POR CONSENSO E PARTICIPAÇÃO DIRETA.”
Quando li que havia uma área do Oriente Médio, onde as mulheres tinham o mesmo estatuto que os homens, não podia acreditar. O típico exagero de propaganda revolucionária, pensei. Meu ceticismo natural, me obrigou a vir ver por mim mesmo.
Rojava, parte do também chamado Curdistão sírio, é provavelmente o país mais democrático do mundo. Aqui não há eleições para presidente; não há necessidade. O poder é exercido por assembleias de bairros por consenso e participação direta.
Estes conjuntos são agrupados numa confederação de municípios, condados e, finalmente, cantões. Os conjuntos são considerados legítimos apenas se tiverem pelo menos 40% de cada sexo.
Cada um destes níveis tem seus ministérios específicos ou comissões: ecologia, economia, indústria, esporte. Há também um grupo específico para as minorias étnicas e religiosas, que têm uma representação mínima garantida. E, claro, há também uma dedicada às mulheres.
Além disso, todos os cargos administrativos, seja um ministério, prefeito ou presidente de uma comunidade de vizinhos, são duais, sempre compostos por uma mulher e um homem.
Finalmente, as mulheres no Curdistão sírio têm as suas próprias instituições, totalmente autônomas, tanto na sociedade civil (Yekîtiya Star, Jinen Ciwan, na foto) e o exército (YPJ).
Esta situação improvável, impossível há cinco anos, existe graças ao trabalho árduo do movimento de libertação curdo.
Por seu lado, o PKK tem mais de quatro décadas organizando a resistência curda contra o Estado turco, um aliado do Estado islâmico.
Seus férreos valores ecológicos, feministas e democráticos, baseados na ecologia social e municipalismo libertário de Murray Bookchin, e forjado nas montanhas de neve de Bakur, são agora a inspiração para a revolução de Rojava.
De acordo com o líder do PKK Abdulah Ocalan, “sem a libertação das mulheres não pode haver libertação da sociedade”.
Em Rojava, o movimento das mulheres não é explicitamente definido como feminista. Em vez disso, eles criaram a “ginologia”, o estudo da mulher, que busca escapar do dogmatismo e do positivismo, que muitas vezes contaminam este debate, mas é profundamente política desde a sua própria existência.
Tendemos a pensar que a Europa é a panaceia social, o topo do feminismo, o auge dos direitos humanos, o paraíso dos oprimidos. Acostumados a ensinar, esquecemos de aprender.
Na Espanha, dizem que não há democracia, porque a comparamos (ainda) com a era de Franco. A gente se conforma com viver numa ditadura melhor do que a anterior. Estamos acostumados a viver com medo em nossas cozinhas, mas Rojava nos demostra que outro mundo é possível.
Então, é agora? É Rojava a sociedade ideal e utópica pela qual lutamos tantos séculos? Por fim a conseguimos?
O bom sonho contrasta com a dura realidade ao nível da rua: para além das instituições revolucionárias nas vidas privadas de muitas famílias, continua a dominar a lógica patriarcal. O papel opressivo dos homens é mais bem passivo, e são principalmente as mulheres que se reprimem umas as outras, perpetuando papéis de submissão e decência através da pressão social.
A outra grande questão não resolvida é o caso dos homossexuais, trans, etc. No momento, é um assunto completamente tabu, uma caixa esperando para ser aberta. Devemos também falar sobre questões como o aborto, a prostituição ou a infidelidade, mas isso eu deixo para outra ocasião.
Tantos séculos de dominação e assimilação pelo fundamentalismo religioso não se eliminam de um só golpe, mas a semente está lá, e se enraizou com força. O povo da Rojava está ciente de que a verdadeira revolução vai ser feita pela próxima geração.
Eles sabem que quanto maior a escola, menores são as prisões, e estão fazendo todos os esforços para criar estruturas educacionais livres para que este não seja apenas um experimento social. Perwerde, perwerde, perwerde.
Jin, Jiyan, Azadi.
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