quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia do Geógrafo

Conferência marca as comemorações do Dia do Geógrafo

O curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), oferecido no Campus de Marechal Cândido Rondon, por meio do Laboratório de Estudos Regionais (Laber) promove no próximo dia 24, a conferência A Fronteira e a Geografia, a ser proferida pela professora doutora Lia Osório Machado.

O evento, que comemora o Dia do Geógrafo, a ser celebrado no dia 29, terá início às 19h15 no Tribunal do Júri no Campus. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária, Grupo de Estudos Territoriais (Geterr), o curso de Geografia, o Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras (CCHEL) e o Campus de Marechal Cândido Rondon apóiam o evento.

Quem é Lia

Doutora em Geografia pela Universidad de Barcelona (1989), atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordena o Grupo RETIS na UFRJ, do qual participam doutores, mestres, mestrandos e bolsistas de iniciação científica com pesquisas nos temas de Amazônia sul-americana; Limites e Fronteiras na América do Sul; Geografia das Drogas Ilícitas e Sistema Financeiro Internacional; Pensamento Geográfico.
Lia Machado tem artigos e livros publicados no Brasil e no exterior sobre temas relacionados às pesquisas desenvolvidas no Grupo Retis. Faz parte do conselho científico de publicações nacionais e internacionais e orientadora de diversas monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado e coordenadora do Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (PDFF) do Ministério da Integração Nacional, além de ser bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A.

O Curso


O curso de Geografia, oferecido no Campus de Marechal Cândido Rondon, foi implantado no ano de 1997. Funciona no período noturno, ofertando, anualmente, 40 vagas, com o objetivo fundamental de desenvolver no acadêmico a capacidade de buscar informações, a curiosidade e o gosto pelo aperfeiçoamento pessoal e profissional.
Um dos importantes apoios ao curso de Geografia é oferecido por meio do Laboratório de Estudos Regionais (Laber). De acordo com seu coordenador, professor doutor Edson Belo Clemente de Souza, o Laber tem como principais finalidades estudar os dilemas da regionalização turística e a mobilidade populacional na área de fronteira, além de analisar as dinâmicas municipais para o desenvolvimento regional.
“Buscamos promover também outros estudos científicos da região, sob o ponto de vista geográfico procurando atender às necessidades e interesses da sociedade, fornecendo subsídios para a sua transformação, a partir da produção do conhecimento”, observa ele.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário: