segunda-feira, 3 de maio de 2010

Geração de Empregos

Marechal Rondon figura entre os melhores do Paraná na geração de empregos
Políticas públicas implantada pela administração municipal têm contribuído positivamente neste sentido

Conforme dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão criado pelo Governo Federal, e da Agência do Trabalhador SINE Paraná, Marechal Rondon desponta entre os melhores municípios do Estado na geração de empregos.

Conforme o CAGED no ano passado, no período de janeiro a março, o município apresentou um saldo negativo entre admissões e desligamentos de 470 empregos. Já neste ano, no mesmo período, o número é positivo. Foram 2.385 admissões e 1.932 desligamentos, o que corresponde a 453 pessoas empregadas, com carteira assinada. Ainda no mês de março, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Marechal Rondon obteve o 4º melhor índice em termos percentuais em geração de empregos. Já a agência do trabalhador SINE, apresentou o município como o 5º município em geração de emprego no Paraná, no mês de abril.

Os dados são reflexo dos importantes investimentos que a administração municipal Moacir e Cottica, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, está realizando no setor. São políticas públicas que visam fomentar o comércio e a indústria do município, através de capacitações e incentivos.

Incentivos

Dentre os trabalhos realizados vale ressaltar o amplo programa de capacitação de mão-de-obra através de cursos e treinamentos oferecidos em parceria com o SESI, SENAI e SENAC; apoio às pequenas e médias empresas com projetos, materiais e infra estrutura; melhorias nos parques industriais I, II e III; construção de uma incubadora industrial que poderá abrigar cerca de 20 pequenas empresas; entre outros.

A prefeitura rondonense disponibilizou para o Colégio SESI/SENAI uma estrutura para ser utilizada para ministrar os cursos e também já realizou a doação de dois terrenos para a construção de uma sede própria, que pode iniciar ainda neste ano.

Cursos de qualificação

Conforme o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Dilso Perachi, o aumento das contratações diretas efetivadas no primeiro trimestre de 2010, se devem aos estímulos e incentivos repassados às empresas e indústrias em 2009. Somente no ano passado foram repassados mais de R$ 200 mil em pedra, arreia, padrão de luz, isenção de impostos, entre outros. Mas segundo o chefe da pasta o principal motivo do aumento do número de contratações foram os cursos de qualificação que estão sendo oferecidos em parceria com o SENAC e o SENAI. Dentre as qualificações vale destacar o curso de encanador, eletricista predial, secretariado, solda industrial, auxiliar de mecânica e manutenção industrial, panificação, operador de máquina de costura industrial, eletricista industrial, recepcionista, auxiliar de cozinha e mecânico de manutenção de máquina industrial. “Continuaremos investindo na qualificação profissional, pois sabemos que este é o melhor caminho. A parceria com o SESI, SENAI e o SENAC são muito importantes, bem como os trabalhos realizados pelo CEMEP. Vamos continuar investindo para o desenvolvimento do comércio, indústria e na geração de empregos ”, acrescenta o secretário.

Momento de alegria

O gerente do SINE, Unidade de Marechal Cândido Rondon, Adelar Neumann, lembra que o Paraná é o líder Nacional em empregos com carteira assinada e que o município têm contribuído significativamente para isso. “Nos primeiros três meses deste ano mais de 450 novos postos de trabalho foram criados. Acredito que isso se deve pela estabilidade da economia e pelas políticas públicas aplicadas em Marechal Rondon, que vêm de encontro com a realidade de nosso município. O momento é de alegria, mas não veio por acaso. É fruto de um trabalho estratégico, organizado com objetivos bem definidos”.

Parcerias

O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Luiz Froehlich, lembra que a capacitação de mão-de-obra, bem como os incentivos a empresas e indústrias, foram metas apresentadas ainda durante a campanha eleitoral. Segundo ele, estas eram as principais reivindicações de empresários do município. “Nós nos propusemos a atender este pedido. Logo no início da gestão contactamos aqueles que poderiam ser parceiros em potencial. A indústria através do SESI e do SENAI, o comércio através do SENAC e também o CEMEP, que é uma estrutura municipal. Com isso conseguimos uma série de ações, principalmente cursos de qualificação”.

Froehlich lembra ainda que na atual administração os cursos acontecem com um propósito diferente. Grande número de pessoas que realizaram as qualificações já foram devidamente contratados por empresas da cidade.

O prefeito rondonense destaca com alegria os números positivos apresentados nos últimos meses em termos de geração de emprego. “Os números comprovam este nosso compromisso com Marechal Rondon. O que antes eram números negativos, hoje mostram favoravelmente os novos postos de trabalho gerados. Não é na prefeitura que as pessoas devem buscar emprego. O município está gerando as oportunidades de trabalho em empresas da cidade. Queremos ser a mão estendida para que as pessoas tenham trabalho, dignidade, comida na mesa e perspectivas de futuro”.

Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Dilso Perachi: “oferecemos incentivos a empresas e indústrias do município”. Foto: Ademir Herrmann

Nenhum comentário: