segunda-feira, 3 de maio de 2010

Substituição de árvores

Secretário de Agricultura defende substituição de árvores em Marechal Rondon


Com a queda de árvores provocada pelo temporal no final de semana, volta à tona o problema da arborização pública de Marechal Rondon. Os fortes ventos também derrubaram muitos galhos, deixando a cidade bastante suja, principalmente na região do Jardim Primavera, onde inclusive casas foram destelhadas.
Entre as árvores que caíram, chamou atenção uma com mais de 12 metros de altura, que caiu na rua 7 de Setembro e danificou três veículos que estavam estacionados. A queda fez com que autoridades municipais retomassem a discussão em torno da arborização pública. Atualmente, segundo informações da secretaria Municipal de Agricultura, existem 40 mil árvores em Marechal Rondon e, destas, cerca de 30 mil estão plantadas no centro da cidade. O secretário de Agricultura, Jaimer Tasso, acredita que a sibipiruna, espécie de árvore que predomina no município, não é a melhor opção para a arborização pública. “São árvores de grande porte e que apresentam constante queda de galhos. Nossa equipe está nas ruas fazendo a limpeza de todos os galhos que caíram no final de semana”.

Jaimer Tasso adianta também que vários encontros já foram realizados para discutir sobre o assunto e que diversas entidades já concordaram pela substituição das árvores. “É uma preocupação do poder pública, de entidades e da população de Marechal Rondon. A meta, agora, é fazer um plano de arborização pública. Em locais onde não existem árvores, o plantio está sendo realizado com a espécie oiti. No centro, a intenção é fazer um trabalho de substituição das árvores. Este trabalho será realizado após pesquisas a serem realizadas e com o aprovo de entidades e especialistas na área”.

Jaimer Tasso, secretário de Agricultura e Política Ambiental.Foto: Ademir Herrmann

Nenhum comentário: