sexta-feira, 17 de junho de 2011

Geógrafo cubano profere palestra na Unioeste




Numa promoção do Laboratório e Grupo de Pesquisa Geolutas – Geografia das Lutas no Campo e na Cidade, juntamente com o Centro Acadêmico de Geografia “Chico Mendes” e Seção local da AGB – Associação dos Geógrafos Brasileiros, acontece nesta sexta-feira, na sala de videoconferências da biblioteca da Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, uma palestra com o professor Dr. Roberto González Sousa.
González Sousa é professor do curso de Geografia da Universidade de Havana, capital de Cuba e atua desde a década de 90 em parceria com pesquisadores e professores brasileiros em estudos e pesquisas relacionadas com as questões agrárias e estudos comparativos nesta área entre os dois países.
Neste momento, suas atividades neste sentido são relativas a um projeto de cooperação científica internacional Brasil-Cuba intitulado "Políticas públicas de soberania alimentar e agrocombustíveis no Brasil e Cuba", financiado pela Capes/BR e Ministério da Educação Superior de Cuba.  A pesquisa é desenvolvida por professores de universidades brasileiras (UNESP, UNIOESTE, UFU e UFS) e da Universidade de Havana.
A palestra a ser proferida pelo professor Roberto Gonzalez Sousa terá como tema “Socialismo e agricultura cubana no século XXI”, e acontecerá na sala de videoconferências da Biblioteca do campus, a partir das 19:30 horas. Nesta quinta-feira, 16, contudo, o professor cubano já realiza algumas visitas com conteúdo relacionado ao projeto de cooperação científica internacional Brasil – Cuba na área de soberania alimentar e agrocombustíveis.
Neste sentido, ele visitou nesta quinta-feira, pela manhã, a propriedade agroecológica de Luis Hedel, nas proximidades da Linha Arara, interior de Marechal Cândido Rondon e, à tarde, a propriedade de Pedro Regelmeier, produtor rural integrante do Condomínio de Agroenergia da Linha Ajuricaba, projeto que tem atraído atenção internacional.
Nesta sexta-feira, à tarde, o professor participa ainda de uma reunião no Geolutas para falar sobre a pesquisa em Geografia em Cuba. Segundo o professor Dr. João Edmilson Fabrini, coordenador do Geolutas e responsável pela vinda do pesquisador cubano, a visita e a palestra são oportunidades para ambas as partes, que têm a oportunidade de conhecer e ouvir as experiências vividas por cada um dos países no que se refere ao estudo e a pesquisa na área da geografia agrária.





Texto: Ana Maria de Carvalho
Comunicação Social
Unioeste – Campus de Marechal Cândido Rondon

Nenhum comentário: