terça-feira, 21 de junho de 2011

Toledo terá Academia de Letras, Artes e Ciências


Um novo e bonito capítulo da história artístico-cultural de Toledo começou a ser escrito na noite de segunda-feira, 20 de junho, na Casa da Cultura. Foi o 1º encontro para a discussão da proposta de criação da Academia de Letras, Artes e Ciências de Toledo, reunindo escritores, poetas e professores locais e dirigentes da Academia Cascavelense de Letras (ACL), de Cascavel.
O objetivo foi colher informações e orientações sobre o processo legal de constituição, instalação e funcionamento da academia, incluindo normas para eleição de acadêmicos, escolha de patronos e ações práticas que permitam o cumprimento de suas finalidades.
O presidente da ACL, acadêmico Antonio de Jesus, acompanhado do 2º secretário, Jair da Costa, e da professora Sônia Lemanski, da Unioeste, especialista na constituição e formalização de entidades civis, distribuiu revistas com estatuto e regimento interno e publicações da instituição e colocou-se disposição dos anfitriões.
 O convidado aconselhou a elaboração e aprovação do estatuto social e confecção de pelerines e botons para a instalação da instituição, deixando  regimento interno e outras providências para etapas posteriores.  Antonio de Jesus sugeriu também a limitação dos acadêmicos a 20 ou 25 autores associados, com a escolha de patronos entre grandes nomes da literatura nacional, estadual e local, já falecidos.
Recomendou ainda adoção de critérios para eleição de membros da academia, prevendo também sua exclusão como direito formal ou tácito, no caso de ausências às reuniões, não pagamento de mensalidades e/ou não atendimento de outros compromissos, por um determinado período.
Outras orientações foram a criação de categoria de associados especiais ou temporários, abrangência regional da academia, realização de, pelo menos, duas reuniões mensais, uma de trabalho e outra festiva, abertura a todos que trabalham com a palavra ou escrita, como jornalistas e professores de línguas, e escolha de dirigentes capacitados e dedicados.
 “Há um ditado que diz que se o líder senta, os liderados deitam; se o líder fica em pé, os liderados andam; e se o líder avança, os liderados voam”, disse Antonio de Jesus.
Ao final da reunião, foram acertados novos encontros destinados à elaboração e aprovação de estatuto social, criação e instalação da academia, alguns dos quais com a presença de dirigentes da ACL, no prazo de 60 dias.  Antonio de Jesus propôs, inclusive, a realização de reunião da ACL em Toledo, para que escritores e poetas locais conheçam suas atividades. Os trabalhos foram encerrados com apresentação dos presentes e recital de poemas pelo presidente da ACL e professoras Edy das Graças Braun e Otília Stédile.
O encontro foi presidido pelo escritor Bruno Marcos Radunz, coordenador do projeto de criação da academia toledana, por indicação do Clube da Poesia e escritores toledanos.  O clube tem entre suas metas de curto e médio prazo, desde sua criação, em 27 de agosto de 2007, a constituição de Academia de Letras e Artes de Toledo.
Ao ser eleita presidente da entidade, a professora, poeta e artista plástica Edy Braun, revelou haver participado do processo de criação da ACL e tentado constituir a academia toledana há alguns anos sem sucesso, devido à falta de receptividade entre escritores locais.
 Com o interesse manifestado pelo escritor Bruno Radunz na organização da instituição, com total apoio de escritores e poetas locais, Edy o indicou para coordenar o processo ainda em 2010, através secretário do clube, jornalista e poeta Luiz Alberto Martins da Costa.
Bruno aceitou o desafio e iniciou contatos com escritores e autoridades locais e academias de outras cidades e Estados, obtendo o respaldo necessário de todos os autores consultados, entidades culturais e do prefeito José Carlos Schiavinato.
Avançando com seu trabalho, no dia 13 de junho, segunda-feira, juntamente com o escritor Antonio Ruiz Marques, Bruno manteve reunião com a secretária municipal de Cultura, Rosângela Reche. Dela obteve cessão do auditório e sala de música da Casa da Cultura para a realização de reuniões e atividades da academia e marcou a data de 20 de junho para o 1º encontro preparatório da formalização da instituição.
 Coube então ao jornalista Luiz Alberto Martins da Costa, que já residiu e trabalhou em Cascavel, buscar contato com a ACL, através da professora e poeta Teresa Stédile, que tem muitas ligações com Toledo e integra a instituição cascavelense.
O convite foi formalizado a Antonio de Jesus, que prontamente o atendeu, destacando que o apoio à criação de outras academias e entidades culturais na região, está entre os objetivos da instituição que preside, desde sua criação, em 21 de abril de 2005. Convite semelhante também foi expedido a todos os membros do Clube da Poesia, escritores, intelectuais e profissionais de imprensa de Toledo.
Participaram do encontro histórico de 20 de junho, conforme registro de presenças, os escritores Bruno Marcos Radunz, Rubens Bragagnollo, Luiz Alberto Martins da Costa,  Neida John Pitt, Antonio Ruiz Marques, Miguel Campos Sepúlveda, Vítor Beal e Pitágoras da Silva Barros, poetas Edy das Graças Braun, Otília Stédile, Lucas Felipe Batista Bispo e Helga Ivone Viezzer, professor e colunista Valdir José Pagliarini, professora Graciela Alves Souza e a secretária municipal de Cultura, Rosângela Reche.

Nenhum comentário: