terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pablo Neruda


Escritora colombiana ministra palestra sobre a obra do 
escritor chileno no campus de MCRondon


A professora e escritora Berta Lucía Estrada Estrada, professora visitante do Programa de pós-graduação Stricto sensu em Letras da Unioeste - Área de concentração em Linguagem e sociedade, ministrando módulo da disciplina Lírica e sociedade,  participou como conferencista do X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano, ocorrido nos dias 21, 22, 23 de Setembro de 2011, na Unioeste, campus de Cascavel.
A professora colombiana ministrou também nos dias 26-27 e 28 de setembro,  um curso  sobre Literatura latino-americana para alunos matriculados regularmente no mestrado em Letras da Unioeste e aos professores, num  módulo da disciplina Lírica e sociedade, do Mestrado em Letras da Unioeste, no Campus de Cascavel.
No dia 29 de setembro, quinta-feira, das 19h as 21h ele ministrará uma palestra sobre Pablo Neruda aos acadêmicos e professores do curso de Letras da Unioeste – Campus de Marechal Cândido Rondon.
Berta Lucía Estrada Estrada é escritora, poeta, ensaísta e crítica literaria, de Manizales – Colômbia. Foi premiada com o primeiro prêmio na IV versão do Concurso Nacional de Poesia Inédita escrita por Mulheres “Meira del Mar 2011”, realizado pelo Encontro de Mulheres Poetas de Antioquia. Obteve, além disso, o Prêmio Especial, fora do concurso, Edições Embalagem do Museo Rayo -2011 e ocupou o segundo lugar no Concurso Nacional de Poesia Carlos Héctor Trejos Reyes-2011.
Participou como escritora convidada na III Feira do Livro de Manizales, de 14 a 17 de setembro de 2011, e apresentou uma obra de tango teatro, “Sinfonia de um Dipsómano”, sobre a vida e a obra de Malcolm Lowry, no XXXIII Festival Internacional de Teatro de Manizales, celebrado de 09 a 17 de setembro de 2011. Realizou estudos de literatura na Pontifícia Universidade de Javeriana, um Mestrado e um Diploma de Estudos Profundos (DEA) en literatura, pela Universidade de Sorbonne (Paris-França), uma Especialização em Docência Universitária pela Universidade de Caldas, uma Titulação em História e Crítica da Arte do Século XX e uma Titulação em Cultura Latinoamericana.
É livre-pensadora, feminista, laica e defensora da alteridade. Dentre suas publicações estão “Un regalo para la abuelita” y “Léeme una poesía con la luz apagada” (literatura infantil), “...de ninfas, hadas, gnomos y otros seres fantásticos” (manual de literatura infantil y juvenil), “Las cuatro estaciones”, “Féminas o el dulce aroma de las feromonas”, seguido de “Voces del silencio” y un ensayo “¡Cuidado! Escritoras a la vista”.
Ela atuou ainda como docente universitária nas áreas de língua francesa, literatura hispanoamericana e francófona na Universidade de Caldas. Durante 10 anos, trabalhou na Unidade de Cultura da Prefeitura de Manizales/Colômbia.

Fonte: Comunicação Social/UNioeste/MCR

Nenhum comentário: