29/01/2013 editado
Dnit aprova construção de dois viadutos em Marechal Cândido Rondon/Pr
Também estão previstas a construção de três passarelas e de uma rua marginal
Foto: Maria Cristina Kunzler (Jornal O Presente) |
O Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Brasília aprovou o
anteprojeto para a construção de dois viadutos, rua marginal e a
implantação de três passarelas em Marechal Cândido Rondon, mais
precisamente no perímetro urbano da BR-163. Os dois viadutos serão implantados num trecho curto, de
aproximadamente cinco quilômetros, para os quais estavam previstos, inicialmente, e talvez, devido ao custo, apenas uma ou no máximo duas intersseções em desnível (túneis por baixo da rodovia), segundo entrevista concedida ao O Presente em março de 2011, pelo engenheiro civil do órgão, Max Canzian, que acompanhava a obra quando o assunto da acessibilidade passou a ser discutido. Ele dizia, na época, que o investimento na rodovia, com sua recuperação e duplicação naquele trecho, tinha como prioridade o escoamento da produção, o desenvolvimento...
Diz a imprensa local que a implantação de viadutos e passarelas no trecho onde a BR cruza ou dá acesso aos mais populosos bairros da cidade está atendendo uma reivindicação das lideranças de Marechal Cândido Rondon e que, por
se tratar de uma obra federal, o município não pode fazer qualquer
intervenção, nem mesmo a colocação de lombadas ou semáforos. "Diante
disso, restou para as lideranças, especialmente para o prefeito
Moacir Froehlich, vereadores e deputados, reivindicar as melhorias que
vão garantir mais segurança aos moradores", diz a imprensa.
A assessoria de imprensa do DNIT informa que as obras, iniciadas em setembro de 2011, foram licitadas ao valor de R$ 114 milhões, para uma extensão de 63 quilômetros e devem ser concluídas em 2013. Além da restauração do pavimento ao longo de todo trecho, o projeto prevê a implantação de 45 quilômetros de acostamentos, cerca de 12 quilômetros de terceira faixa e a duplicação de 5,4 quilômetros no perímetro urbano de Marechal Cândido Rondon, além da adequação de três das principais interseções no segmento.
Entretanto, o projeto de readequação original da estrada, incluída no PAC foi cedido pelo governo estadaul e não previa nenhuma obra de adequação da recuperação da estrada à realidade urbana que se configurou com o passar dos anos. Até porque, o projeto estadual de recuperação também é antigo.
A aprovação do Dnit para a construção dos dois viadutos mostra que o órgão acabou por optar por esta alternativa (viadutos e passarelas) e não pelas intesesseções em desnível, para atender as características locais de tráfego e acesso aos bairros para as pessoas e veículos que transitam ou transpõem diariamente a pista naquele trecho da rodovia. Em 2011, o superintendente do Dnit, José da Silva Tiago, dizia que esta era uma alternativa descartada devido também ao alto custo.
O investimento nas adequações do projeto deve passar de 30 milhões de reais. Os viadutos devem ser construídos no Trevo da AACC, onde acontecem
muitos acidentes e no trevo de acesso ao aeroporto de Marechal Cândido
Rondon.
As passarelas devem ser instaladas na Rua das Flores, no Bairro Jardim Higienópolis; na Rua Campo Grande, no acesso ao Jardim Primavera, e na rua Presidente Epitácio, imediações da estrada de acesso ao clube São Remo da Linha Guará.
As passarelas devem ser instaladas na Rua das Flores, no Bairro Jardim Higienópolis; na Rua Campo Grande, no acesso ao Jardim Primavera, e na rua Presidente Epitácio, imediações da estrada de acesso ao clube São Remo da Linha Guará.
No Dnit Paraná, a obra considerada emergencial é a recuperação da
BR-163 entre Cascavel e Marmelândia, incluindo a implantação de 17
quilômetros de terceiras-faixas. Em seguida, a prioridade seria a obra
no perímetro urbano rondonense, tendo em vista que o contrato de
duplicação com a construtora Delta já está em andamento e o órgão
federal visa concluir todo o trabalho de uma vez.
De acordo com as informações do site do PAC II do Ministério do Planejamento, o trecho da BR 163 envolvendo os municípios de Cascavel - Toledo - Marechal Cândido Rondon e Guaíra tem um investimento previsto entre 2011 e 2014 de R$ 115 milhões, com um aporte de R$ 45 milhões após 2014.
De acordo com as informações do site do PAC II do Ministério do Planejamento, o trecho da BR 163 envolvendo os municípios de Cascavel - Toledo - Marechal Cândido Rondon e Guaíra tem um investimento previsto entre 2011 e 2014 de R$ 115 milhões, com um aporte de R$ 45 milhões após 2014.
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