sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

COMETA ISON



Cometa Ison descoberto por astrônomos da Rússia e Bielorrússia, será visto da Terra


 


Imprimir enviar por E-mail Postar em blog
cometa

EPA

A notícia foi dada hoje pelo serviço informativo do jornal britânico The Independent.

No fim do verão do ano que vem, o cometa poderá ser observado através de pequenos telescópios e binóculos. Em outubro, o corpo celeste passará perto de Marte. À medida de sua aproximação do Sol, formar-se-á a chamada “cauda” do cometa, composta por gás e poeira. Na opinião dos astrônomos, o Ison poderá ser observado também no território da Rússia.
 
O cometa Ison, o C/2012 S1, se tornará visível a olho nu ao final de novembro deste ano e promete ter um brilho comparável a uma Lua cheia ou até mais, na avaliação de astrônomos, entre os quais David Whitehouse, que escreveu um artigo sobre o assunto para o jornal britânico The Independent. “Poderá ser o mais brilhante cometa visto em muitas gerações”, disse.

A maior aproximação com a Terra ocorrerá entre os dias 25 e 28 de dezembro, a uma distância de 60 milhões de quilômetros. A partir de agosto, o cometa poderá ser acompanhado por telescópio amador.

O cometa foi descoberto no Observatório Kislovodsk em 21 de setembro de 2012 pelo bielorusso Vitaly Nevsky e russo Artem Novichonok. Mas há registro de que ele já tinha sido detectado no dia 28 de dezembro de 2011 e 28 de janeiro de 2012 por observadores amadores.
O espetáculo da luminosidade do Ison poderá se frustrar se sua cauda composta de gás e poeira se diluir ao passar próximo do Sol, o que ocorrerá em novembro. Antes, em outubro, ele “visitará” Marte.

Ison nasceu na Nuvem de Oort (ou Opik-Oort), que é um berçário hipótese (não pode ser observado diretamente) de cometas e asteroides. Fica nos limites gravitacionais do sistema solar, é esférica e pode conter até cem bilhões de cometas. O percurso do Ison até a proximidade da Terra está se dando em milhões de anos. Após passar por aqui, ele voltará para o espaço profundo.

Um porta-voz da Nasa disse que os astrônomos de todo o mundo estão “acompanhando esta grande bola de neve suja” para entender a sua evolução. Provavelmente será a única aparição por aqui do Ison.
A Agência Espacial Europa informou estar analisando os prováveis perigos que o cometa poderá representar para a Terra.
 
Ele será melhor observado no hemisfério norte, mas no melhor dos casos poderá ser visto também aqui no hemisfério sul.

O vice-presidente da Sociedade de Astronomia Popular, Robin Scagell, está animado com a possibilidade de assistir ao espetáculo. “É uma descoberta excitante. O cometa poderá oferecer uma visão muito espetacular no céu à noite entre o final de novembro e o início de dezembro.”
O cometa foi batizado Ison porque seus descobridores foram os astrônomos Vitali Nevski e Artyom Novichonok, do telescópio óptico da Rede Científica Internacional (Ison, na sigla em inglês)

Antigos visitantes

Os cometas são bolas de poeira de gelo, que geralmente se originam do cinto Kuipler – uma região de pequenos corpos gelados além de Netuno. Ocasionalmente, um cometa fica desalojado de sua órbita e mergulha para o interior do sistema solar.
Esses corpos celestes diferem de asteroides, que são feitas de metal ou rocha, e são formados de restos de planetas ou luas.
Halley é o cometa mais conhecido, mesmo nome de seu descobridor, Edmond Halley, que previu que sua aparição ocorreria a cada 76 anos. Ele previu que o cometa voltaria em 1758, mas o astrônomo morreu 16 anos antes.
O cometa Halley passou próximo à Terra em 1910. Porém, infelizmente, a aparição seguinte, em 1986, foi a pior em dois mil anos, pois nosso planeta e o astro estavam em lados opostos do sol. ::

Em 2013, em março e abril, outro cometa, o 2014 L4 (PanSTARRS), passará perto da Terra, mas não será tão espetacular como o Ison.

 
 
FONTES: 
 
http://www.paulopes.com.br/2013/01/ison-sera-o-cometa-mais-brilhante-de-varias-geracoes.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+blogspot%2FLHEA+%28Paulopes+Weblog%29#.UOa8xneG7Tp
Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2013/01/ison-sera-o-cometa-mais-brilhante-de-varias-geracoes.html#ixzz2H0Ok6PY7.  Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem. 27.12.2012, 17:57, hora de Moscou

http://blogs.estadao.com.br/jt-radar/cometa-dominara-o-ceu-em-2013/

http://portuguese.ruvr.ru/_print/99448944.html

https://www.facebook.com/bulevoador.com.br/photos_stream

 

Nenhum comentário: