quarta-feira, 8 de maio de 2013

ACADEMIAS DE LETRAS DO PARANÁ



Toledo sedia o 8º Encontro de Academias de Letras do Paraná em outubro


A Academia de Letras de Toledo (ALT), com o apoio de instituições, entidades e empresas locais e regionais, promove o 8º Encontro Estadual das Academias de Letras do Paraná, nos dias 12 e 13 de outubro próximo, no Salão de Inverno do Olinda Park Hotel, reunindo delegações de instituições similares de todo o Estado.
Entre os objetivos do evento estarão a promoção da escrita e da leitura, a difusão da literatura e da cultura, a valorização de autores locais e regionais, o intercâmbio de experiências bem sucedidas, o encaminhamento de reivindicações às autoridades municipais e estaduais, a integração, organização e motivação das instituições inscritas e a confraternização entre os acadêmicos presentes.
Para o encontro, que está entre os principais eventos literários com finalidades culturais e educativas do Paraná, são esperados uma centena de escritores, poetas, jornalistas, intelectuais, professores e agentes culturais de, pelo menos, 20 das 36 academias e outras entidades convidadas.
Comprovando a repercussão positiva da iniciativa, a seis meses de sua realização, sete academias de letras, de artes e de poesia, de diversas regiões do Estado, já confirmaram presença e inscreveram mais de duas dezenas de representantes.
Na programação, estarão palestras e debates sobre os desafios de escrever, editar e comercializar livros nas pequenas, médias e grandes cidades, a apresentação de ações inovadoras das instituições presentes, criação de associação estadual das academias de letras e a inserção na Carta de Toledo de aspirações e proposições das academias participantes.
Conforme o presidente da ALT, acadêmico e escritor Bruno Marcos Radunz, a oportunidade de sediar o encontro é um grande desafio para a instituição e entidades e empresas parceiras, mas também representa conquista importante e promoção relevante da cultura local e regional, em nível estadual.
“Realizar em Toledo evento com tamanha repercussão nos meios culturais paranaenses envolve enorme responsabilidade, mas sua organização bem sucedida compensará todo o esforço e orgulhará a instituição, seus acadêmicos, as entidades culturais, os meios e profissionais da comunicação e a própria população, da cidade e região”, afirma o dirigente.
“Estarão em Toledo algumas das academias de letras mais tradicionais Estado, fundadas há décadas, representando grandes cidades do Paraná e trazendo em suas delegações autores famosos, intelectuais respeitados e críticos renomados, todos promotores das artes de escrever, ler e multiplicar conhecimentos, agregando valor à atividade cultural e incentivando a produção artística do município e Oeste do Paraná”, acrescenta Radunz.
Conforme ele, a capacidade da ALT para organizar o encontro está na formação, experiência profissional e produção cultural de seus membros, pois entre os 20 acadêmicos estão docentes experientes, inclusive universitários, administradores bem sucedidos, jornalistas, poetas e escritores consagrados, com o total de 80 livros publicados.
Essa credibilidade vem sendo consolidada desde a sessão solene de instalação da instituição, com posse dos acadêmicos fundadores e 1ºs dirigentes, em 29 de outubro de 2011, reunindo o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, prefeitos, deputados, vereadores, lideranças regionais e delegações visitantes de todo o Paraná, totalizando 200 pessoas.
Como resultado dessa largada exitosa, a ALT teve sua candidatura para sediar o 8º encontro aprovada pela unanimidade das 15 delegações participantes do 7º encontro, em junho de 2012, em Umuarama. Em Toledo o evento ainda é inédito, mas o Oeste já o sediou em maio de 2008, quando a Academia Cascavelense de Letras (ACL), organizou a 3ª edição, com participação de delegações de 15 instituições de diversas regiões do Paraná.
 
 
 

Nenhum comentário: