quarta-feira, 22 de maio de 2013

DESERTO VERDE




Comissão Regional dos Atingidos pelo Deserto Verde realiza Seminário sobre Violação de Direitos Humanos e as Plantações Industriais de Eucaliptos em Imbaú - PR

No próximo dia 06 de junho ocorrerá em Imbaú, PR,  um seminário para tratar da violação de direitos humanos fundamentais provocados pelas plantações industriais de eucaliptos e pinus. O evento é organizado pela Comissão Regional dos Atingidos pelo Deserto Verde - CRADE, articulação formada por sindicatos, pastorais e movimentos sociais da região de Telêmaco Borba. O objetivo do Seminário é denunciar os impactos econômicos, sociais, ambientais e culturais que pesam sobre comunidades rurais no município de Imbaú e região. A preocupação central dos organizadores é garantir a justiça social e a equidade ambiental e econômica de comunidades locais na região, uma vez que o modelo de desenvolvimento gestado pelo setor de papel e celulose, baseado em plantações monocultoras de pinus e eucaliptos, tem aprofundado cada vez mais as desigualdades sociais e econômicas em toda a região, além da injustiça ambiental. Este modelo econômico dominante também tem levado os gestores municipais a questionarem seu poder de decisão e autodeterminação, na medida em que o setor de papel e celulose exerce forte influência sobre o planejamento regional, dificultando a implementação de políticas territoriais alternativas, considerando que o cenário dos municípios está em transformação, com o desaparecimento/enfraquecimento das comunidades locais, o que reflete diretamente nos mais baixos IDHs do Paraná.
Na programação do evento, que inicia as 09h00 da manhã e encerra as 18h00, haverá apresentação dos conflitos socioambientais mediante depoimento dos atingidos pelo deserto verde, momento em que será realizado o lançamento oficial do Boletim Informativo: Deserto Verde no Município de Imbaú de autoria da CRADE. Em seguida o Prof. Dr. Roberto Martins de Souza - IFPR irá apresentar a pesquisa que originou o referido Boletim. Na parte da tarde, o espaço está reservado para exposição do Dr. Winfridus Overbeek do Movimento Mundial das Florestas Tropicais/Rede Alerta contra o Deserto Verde, seguido da palestra do Dr. Wagner de La Torre, Defensor Público do Estado de São Paulo, pelo Ministério Publico Estadual do Paraná e Ministério Público Federal.
 

Nenhum comentário: