quarta-feira, 22 de maio de 2013

HORTO MUNICIPAL






Secretaria da Agricultura de Marechal Rondon reformula o horto para ampliar produção de mudas 

  
Objetivo é garantir a produção de mudas de árvores nativas para áreas de reflorestamento bem como plantas para a arborização urbana



  
A Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental da prefeitura de Marechal Cândido Rondon está realizando obras de ampliação e melhorias junto ao horto municipal, localizado nas proximidades do aeroporto. Segundo o secretário Hilário Gauer, o objetivo do município é ampliar a produção de mudas para atender a demanda da população.
O horto municipal existe há muitos anos, porém com uma produção pequena, até em função da estrutura limitada. Agora, várias intervenções estão sendo realizadas visando melhorar a estrutura do local e garantir a produção de mais plantas, que poderão ser distribuídas gratuitamente à população, conforme a necessidade de cada munícipe.
A reformulação do horto municipal faz parte de um projeto elaborado pelo engenheiro agrônomo Urbano Mertz, diretor da Secretaria. O projeto conta inclusive com o apoio da Itaipu Binacional.
Entre os serviços que estão sendo executados no horto estão a limpeza e organização da área, bem como a instalação de mais canteiros, sistema de irrigação e aproximadamente 800 metros quadrados de sombrite. O secretário Gauer também vai disponibilizar de mais pessoas para trabalhar e atender no horto, uma vez que até agora, todo o serviço era executado por apenas um casal.

Capacidade de produção
A previsão da Secretaria é de que, a partir de concluída a ampliação da estrutura do horto, este passe a ter a capacidade de produzir cerca de 50 mil mudas/ano de árvores nativas, 10 mil mudas/ano de arborização urbana, além de cerca de 20 mil mudas/ano de flores e folhagens, usados nos canteiros públicos.
Conforme o projeto da Secretaria de Agricultura, a intenção é garantir o fornecimento gratuito destas mudas aos munícipes que necessitarem. “Nossa intenção é atender os agricultores que precisam de árvores nativas para áreas de reflorestamento, como as matas ciliares, bem como garantir o fornecimento de mudas para a arborização na cidade. O agricultor, pra se beneficiar terá que apresentar o bloco de produtor, enquanto que o cidadão da cidade poderá requisitar as mudas através de um comprovante de residência”, explica o secretário.

O engenheiro agrônomo Urbano Mertz e o secretário Hilário Gauer acompanhando as intervenções junto ao horto.


 FONTE: ACS/PM/MCR
CRÉDITOS: Jadir Zimmermann

Nenhum comentário: