Potencial para democratizar a mídia*
A
Fundação Perseu Abramo lançou luz sobre um tema que o Jornalismo B
sempre teve como prioridade e que vem avançando ininterruptamente como
um dos pontos centrais das disputas sociais: a democratização da mídia.
Através de pesquisa, com 2400 entrevistados, a Perseu Abramo identificou o que a população brasileira pensa sobre a mídia
nacional. Os resultados demonstram, ao mesmo tempo, um grande
desconhecimento sobre a estrutura midiática, e uma boa dose de
inconformidade ao conhecer essa realidade. Mostram, portanto, que ainda
estamos muito longe dessa conscientização fundamental, mas que o
potencial para avançar é enorme.
A pesquisa
mostra, por exemplo, que a televisão continua como meio de comunicação
com maior penetração, mas a internet já alcança os jornais impressos.
Por outro lado, o acesso à internet
ainda se dá em direção aos grandes portais, ligados aos conglomerados
de comunicação que já dominam os outros espaços midiáticos.
Há que se destacar ainda que os entrevistados entendem que os meios de comunicação
defendem os interesses dos próprios donos, dos políticos e das elites,
mas isso parece naturalizado na medida em que acreditam que as emissoras
de televisão são propriedades privadas, e não concessões públicas.
Também há desinformação sobre a quantidade de donos desses veículos.
Informados de que cerca de dez famílias detêm a maioria deles, a reação é
pedir mais diversidade. 71% querem mais regras sobre a programação da
televisão.
O contexto retratado deve animar os movimentos sociais
e a mídia alternativa a, juntos, avançarem no trabalho de
conscientização das classes trabalhadoras sobre a necessidade de
democratizar a mídia, sobre o direito à comunicação, sobre a
centralidade dessa temática na luta por uma nova sociedade. Podemos
avançar, podemos vencer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário