sexta-feira, 8 de maio de 2015

PROFESSORES X GOVERNO DO PARANÁ III



Servidores Estaduais se mobilizam Estado a fora!


Texto e fotos: Luciano Egidio Palagano*





O movimento dos servidores estaduais do Paraná continua a todo vapor. Hoje (08/05/2015) estão ocorrendo atos regionais em todo o Estado. Em Curitiba, esta agendado para hoje, no final da tarde, às 18:30h, no Teatro do Reitoria da UFPR, um julgamento solene com a presença de juristas de todo o país. O julgamento tem a intenção de avaliar os abusos cometidos contra os servidores, pelo governo estadual no dia 29/04.
Em Sarandi e em Maringá (norte do estado) ocorrerá um debate sobre “A Violência do governo Beto Richa e a greve da educação” às 14h no Colégio Panorama (Sarandi), e, às 16h no Parque de Exposições em Maringá, ocorre concentração dos servidores. Em diversos pontos do Estado, os jogos escolares também foram suspensos devido à mobilização dos profissionais da educação.
Em Toledo, sede do Núcleo Regional de Educação local, ocorreu hoje pela manhã um ato que contou com a presença de profissionais da educação e estudantes de diversos municípios da região. No ato, aproximadamente 150 servidores, saíram da Praça Willy Barth em passeata pelas ruas de Toledo até a sede do NRE, onde ficaram concentrados por aproximadamente meia hora com manifestações  relacionadas as reinvindicações das categorias em greve.
Por diversas vezes, no ato (que também contou com a presença de acadêmicos da UNIOESTE), o massacre ocorrido no dia 29/04 no Centro Cívico foi rememorado. Após o encerramento do ato de rua, foi comunicado que no período da tarde ocorreria outra manifestação pacífica em São José das Palmeiras, numa solenidade de inauguração de casas populares com a presença de representantes do Governo Estadual.
Estava agendado, também para hoje, um ato na abertura dos Jogos Escolares em Santa Helena (município no qual os profissionais da educação já haviam decidido boicotar os jogos escolares, apesar do fato de o mesmo sediar o evento).  Como os jogos foram suspensos (provavelmente devido as mobilizações que estão ocorrendo no estado inteiro), o ato em Santa Helena também foi suspenso, mantendo-se assim apenas o ato em São José.
Já em relação a UNIOESTE: Ontem (07/05/15) a ADUNIOESTE realizou uma assembleia com a presença de mais de 400 professores que deliberou pela continuidade da greve. Também ocorreu ontem, à exemplo do que já foi realizado em Marechal Cândido Rondon,após a Assembleia da entidade, um enterro simbólico da Gestão Beto Richa e da Bancada Governista em Cascavel. O ato contou com a presença dos professores que participaram da Assembleia da categoria.
Ocorre também, desde o dia 06/05, pelo Comando de Greve da UNIOESTE, a recolha de fotografias, filmagens e depoimentos sobre os fatos ocorridos no dia 29/04 no Centro Cívico. O Comando de greve da UNIOESTE pede que todos que tenham estado neste dia no Centro Cívico colaborem com depoimentos e cedendo arquivos de imagens e de vídeo para a entidade. Os dados levantados serão utilizados para a realização de um documentário sobre o fato que ficou conhecido como “massacre do centro cívico”.
O Comando de Greve pediu para hoje, seguindo uma indicação do Fórum das ADES e das Seções Sindicais filiadas ao ANDES/SN, a realização de uma reunião do Conselho Universitário (órgão deliberativo máximo da Universidade), onde será pautada a aprovação de que os responsáveis pelo “massacre no centro cívico”,  mais o Secretário de Ciência e Tecnologia (SETI), sejam considerados “Persona non grata” na UNIOESTE. Também será apresentada a proposta de que os Conselhos Superiores da Universidade aprovem e assinem uma Carta/Moção de repúdio aos fatos ocorridos no dia 29/04 no Centro Cívico.
Outro fato de destaque ocorrido hoje, foi a demissão do Secretário de Segurança do Estado do Paraná, desde o dia 29/04 já é a segunda “cabeça” do primeiro escalão que rola no estado, o que demonstra que o movimento dos servidores está conseguindo desestabilizar o governo, ao mesmo tempo que o Governador insiste em não admitir publicamente o erro e os abusos cometidos no dia 29/04.

Por enquanto a greve continua, a ADUNIOESTE tem uma Assembleia marcada para o dia 12/05 (Terça-feira) e não há previsão de agendamento para uma próxima Assembleia da APP-Sindicato.




* Bacharel e Licenciado em História, é servidor público do Paraná licenciado e membro do Comando de Greve Regional da APP-Sindicato/Núcleo de Toledo. Colaborador dos jornais Brasil de Fato e Pasquim do Oeste Online.


Nenhum comentário: