segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Morre Moacyr Scliar

O escritor gaúcho Moacyr Scliar, 73 anos, morreu na madrugada deste domingo (27) no Hospital de Clínicas em Porto Alegre, por falência múltipla de órgãos devido às consequências de um acidente vascular cerebral (AVC).

Scliar havia sofrido um AVC na madrugada de 16 de janeiro enquanto se recuperava de uma cirurgia no intestino. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o escritor morreu à 1h, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele foi velado no domingo, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O sepultamento será nesta segunda-feira (28), em cerimônia reservada a familiares e amigos.

Moacyr Jaime Scliar nasceu em 23 de março de 1937, em Porto Alegre. Era casado com Judith, com quem teve um filho, Roberto . Seus pais, José e Sara Scliar, oriundos da Bessarábia (Rússia), chegaram ao Brasil em 1904. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, era especialista em Saúde Pública e Doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública, tendo exercido a profissão junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência.

Seu primeiro livro, publicado em 1962, foi "Histórias de médico em formação", contos baseados em sua experiência como estudante. Em 1968, publicou "O carnaval dos animais", de contos, que considerava de fato sua primeira obra.

Publicou mais de 70 livros de diversos gêneros literários - entre eles, os romances "O Exército de um homem só", "A estranha nação de Rafael Mendes" e "O centauro no jardim" - e teve textos adaptados para cinema, televisão, rádio e teatro, inclusive no exterior. Era colaborador dos jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo . Desde 2003, era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Scliar ganhou três vezes o Prêmio Jabuti - a mais recente, em 2009, com o romance "Manual da paixão solitária".

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Conselho dos Municípios Lindeiros elege nova diretoria


Na manhã de hoje (25), o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu,  até então presidido pelo prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, realizou Assembléia Geral Ordinária. O ato, que aconteceu na sede do conselho em Santa Helena, reuniu prefeitos de municípios lindeiros, associações comerciais, presidentes de câmaras, técnicos da Itaipu Binacional, representante do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e demais autoridades.
O encontro teve início com a prestação de contas, no período de 01 de agosto de 2010 à 31 de janeiro de 2011, dos valores repassados pelos municípios lindeiros e parceiros. Posteriormente, houve a inauguração da “Galeria dos Presidentes Lindeiros”, desde a gestão de 1990 à 2011. Na sequência, foi apresentado o relatório de atividades da gestão que engloba a realização de projetos e programas por intermédio do apoio dos parceiros que lhes dão suporte. Foram citadas as reuniões, assembléias, câmaras técnicas, fóruns de segurança, projetos e encontros relacionados à indústria e comércio como, por exemplo, o Encomex (Encontros de Comércio Exterior) além da apresentação do acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Cultura, Itaipu Binacional e municípios.
Outros projetos mencionados são a realização do “Festival das Águas”, o “Viva o Verão nos Caminhos ao Lago da Itaipu”, melhorias nos serviços de turismo, estudos mercadológicos, fórum de turismo, programa Ñandeva, que contempla oficinas e cursos de artesanatos, e projetos socio-ambientais para captação de recursos. Ações importantes também foram lembradas como a recuperação de rodovias, a nova sede do Conselho dos  Lindeiros e, mais recentemente, o anúncio da duplicação e restauração da BR-163. Logo após, aconteceu o lançamento do projeto do livro que contará a história dos 21 anos do Conselho dos Lindeiros.

Eleição do Conselho

O principal destaque da assembléia foi o processo eleitoral para a escolha da nova diretoria do conselho sendo que esta aconteceu por aclamação. A partir de agora, ela é formada pelo presidente, prefeito de Entre Rios do Oeste, Elcio Zimmermann, e vice-presidente, prefeito de Marechal Rondon, Moacir Froehlich, que presidiu o Conselho dos Lindeiros nos últimos dois mandatos. O novo secretário nomeado é o representante da Associação Comercial de Missal, Jackson Folmann, vice-secretária, representante da Associação Comercial de Itaipulândia, Liane Gasparini, como tesoureiro, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Helena, Jocelei Sotoriva, vice-tesoureiro, o vereador de Guaíra, Almir Bueno. A prefeita de Santa Helena, Rita Schimidt, foi eleita para acompanhamento de projetos e, para integrar o Conselho Fiscal efetivo, foram nomeados os prefeitos, Manuel Kuba, Ana Carlessi e Adilton Ferrari.     

Dever cumprido

O prefeito Marechal Rondon, Moacir Froehlich, comenta que através do relatório de atividades pode-se ter a percepção e convicção do dever cumprindo. “Foram dois anos de muito trabalho e, no meio disso, um ano de eleição em que coisas já sinalizadas e aprovadas não puderam ser executadas em função da lei eleitoral. No entanto, o relatório mostrou que demos uma dinamizada, pois recuperamos as câmaras técnicas, cobramos muito dos nossos governantes, a nível de  Estado e União, respostas e uma boa parte delas vieram. Outros pleitos que são locais como o ICMS Ecológico e o alongamento do tratado dos royalties da Itaipu são demandas que agora vão carecer do acompanhamento da atual diretoria”, frisa.
Em relação à agricultura, será retomada a conversa com a Itaipu porque há uma série de estudos de diversificações. Segundo o mandatário de Rondon, ele quer estar junto com a nova diretoria, pois se considera parceiro e não deixará o prefeito de Entre Rios do Oeste sozinho porque também contou com o apoio dos seus vices. “Saio da vitrine e passo a ser o suporte do novo presidente. Estou feliz, agradeço as conquistas e deixo o meu nome para os livros da região”, expõe.

Legenda foto: Registro da inauguração da “Galeria dos Presidentes Lindeiros”
Foto: O Presente


Fonte: Assessoria de Imprensa/PMMCR

Centenas de manifestantes pró-democracia estão sendo massacrados pelo exército de Kadafi na Líbia

A ONU está realizando reuniões de emergência e poderá congelar as contas do regime, bloquear o tráfego aéreo e processar os militares em cortes internacionais.

A idéia é  bloquearem o tráfego aéreo sobre a Líbia, congelar as contas do Kadafi e seus generais, implementarem sanções direcionadas ao regime e abrir processos em cortes internacionais contra os militares envolvidos na repressão.
O Coronel Kadafi governou a Líbia com uma mão de ferro por 42 anos sem parlamento ou constituição. Ele é o ditador com mais tempo no poder de toda a África e Oriente Médio. A imprensa estrangeira não é aceita na Líbia e o governo já bloqueou a Internet e redes de telefonia celular como tentativa de esconder a violência brutal do seu exército. Os manifestantes que estão demandando mudanças políticas e direitos básicos, estão relatando que milhares de civis ainda estão tomando as ruas, mesmo depois do massacre de centenas de pessoas. A Chefe dos Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, diz que os ataques do governo “podem constituir crimes contra a humanidade”.

Chocados com as atrocidades, os diplomatas líbios e alguns militares de alto comando já desertaram do regime. Se a ONU conseguir aumentar a pressão sobre o Kadafi e seus aliados confiscando suas riquezas e ameaçando-os com processos criminais -- aqueles que estão comandando a brutalidade poderão pensar duas vezes e parar o massacre.

O Brasil é o atual presidente do Conselho de Segurança da ONU, o que nos dá a esperança de um compromisso maior com os direitos humanos e sendo um governo com o qual a Avaaz já gerou uma reputação de campanhas. Voce também pode ajudar...http://www.avaaz.org/po/libya_stop_the_crackdown_eu/?vl


Fonte: Avaaz*


*A Avaaz é uma rede de campanhas globais de 5,6 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 13 países de 4 continentes, operando em 14 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

Copagril/Faville/Dalponte/MCR Futsal começa a Superliga 2011 com goleada

“Conseguimos superar a expectativa e ansiedade da estreia e fizemos um bom jogo e conseguimos o resultado positivo” Técnico Marquinhos Xavier. Iniciando sua primeira participação da Superliga, a Copagril/Faville/Dalponte/MCR Futsal goleou a equipe do IACC/Águia Seguros/Unimed que representa a cidade de Concórdia-SC pelo placar de 4x0. A atual vice-campeã da Liga Nacional entrou em quadra sem muitos conhecimentos sobre o adversário, mas não teve dificuldade para abrir o placar, Renan (14) marcou e correu pro abraço.
Não demorou muito para o próprio Renan repetir o feito em uma jogada muito semelhante a do gol anterior, fazendo com que a equipe de Marechal Cândido Rondon terminasse a primeira etapa do jogo vencendo por 2x0. Na segunda etapa foi o pivô Marquinhos (05) quem veio com sede de gol e também marcou por duas vezes, sacramentando a goleada.
Com esta vitória a Copagril/Faville/Dalponte/MCR Futsal assumiu a liderança do grupo A e se vencer o adversário desta quinta-feira (24/02) estará matematicamente classificada para a próxima fase. O jogo entre Copagril/Faville/Dalponte/MCR Futsal e ABC/Telepesquisa de Natal-RN acontece às 16 horas de hoje (24/02) no Ginásio Divino Braga.
Da: Assessoria de Imprensa Copagril/Faville/Dalponte/MCR Ftusal 
Foto: Beto Costa/CBPS

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Anderson Picolo/ Pasquim do Oeste 16 anos


Clair Zóia é nomeado Secretário de Fazenda de Marechal Rondon


Durante ato solene realizado nesta manhã (23), na sala de reuniões do gabinete da prefeitura, o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, juntamente com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Silvestre Cottica, empossou na função de secretário municipal de Fazenda, o interino Clair Zóia. Na ocasião, também se fizeram presentes secretários municipais, vereadores, presidentes de partidos, lideranças e funcionários do governo municipal.
Clair Zóia asssumiu interinamente a Secretaria de Fazenda desde que a titular do cargo, Elza Hofer, pediu afastamento para cuidar de assuntos particulares. A decisão de manter Zóia como chefe da pasta atendeu a uma indicação feita pelo PP (Partido Progressista) e, após ser amadurecida pelo prefeito Moacir, foi oficializada.
“Os sete meses que assumi já foi de grande valia e experiência para mim. A partir de agora, o trabalho continua com a mesma lealdade, competência e será priorizado o atendimento aos rondonenses que vem fazer o acerto    tributário. Ao prefeito, também dedico a minha lealdade, como eu fiz durante os sete meses, e quero trabalhar em prol do município. Agradeço por me indicar para continuar respondendo pela pasta”, expõe Clair Zóia. 
O chefe da pasta ressalta ainda que a maioria dos municípios têm problemas de arrecadação atualmente e, inclusive, os federais estão caindo. Por conta disso, a arrecadação está sendo trabalhada no município a fim de alavancar os tributos. “Estamos com alguns problemas no IPTU e ISSQN, mas um trabalho em conjunto deverá ser feito para saber onde está o grande diferencial com o intuito de arrecadar cada vez mais e devolver em benefícios para a sociedade. Afinal, este dinheiro não fica retido nos cofres públicos”, salienta Zóia. 
Em relação à sua nomeação, o vice-prefeito, Silvestre Cottica, destaca que o novo secretário é uma pessoa conceituada na sociedade de Marechal Rondon e um bom profissional. “Ele já foi funcionário de grandes empresas e demonstrou na Secretaria de Fazenda a capacidade que ele têm. O PP está assumindo a secretaria em função de outros ajustes que aconteceram através das adequações das demais secretarias, mas o importante é que ele irá fazer um bom trabalho pela administração, Moacir e Cottica”, diz.

(Foto: Ademir Herrmann) 

Moacir Froehlich/Pasquim do Oeste 16 anos


Cine SESC 2011




Para os amantes do cinema,  para os que querem conhecer um pouco mais da "sétima arte" e com o intuito de promover a discussão sobre a produção cinematográfica mundial e brasileira, o SESC Paraná lança o projeto de cinema Cine SESC 2011.
As exibições acontecem no Salão social do SESC, uma vez por mês, sempre às 20horas, com temáticas selecionadas, objetivando a construção da linguagem da imagem artística do melhor do cinema mundial.
Para o início do programa 2011, foram selecionados três(3) filmes do premiado diretor John Cassavetes, americano conciderado o pai do cinema independente, com apresentação dias 01, 03 e 04/03.
O programa é adulto (14 anos) e gratuito e toda a comunidade está convidada.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O agronegócio, os biocombustíveis e a aviação comercial


Dilceu Sperafico*

As potencialidades do agronegócio brasileiro parecem não ter limites. Além de alimentos, matérias-primas, produtos florestais, biodiesel  e etanol para veículos de carga e passeio, o setor primário já produz combustível para aviões de pequeno e grande porte.
O novo combustível, denominado bioquerosene, destina-se à aviação comercial. Os testes vêm sendo realizados desde o final do ano passado, quando o primeiro avião comercial em operação no Brasil e América Latina voou com o novo produto.
 A aeronave, um Airbus A320, decolou no dia 22 de novembro, no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com 50% do biocombustível misturado ao querosene de aviação em uma das turbinas. Estava sem passageiros, voou 45 minutos e retornou ao ponto de partida, apresentando funcionamento perfeitamente normal.
O bioquerosene foi fornecido pela Associação Brasileira de Produtores de Pinhão Manso. O produto é uma oleaginosa considerada pelo Plano Nacional de Agroenergia como matéria-prima potencial para a produção de biocombustíveis.
O aproveitamento do vegetal rico em óleo é prioridade entre as espécies com potencial para a agroenergia e o governo vem  investindo no domínio tecnológico necessário para a produção de bioquerosene em escala industrial.
Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento do pinhão manso são justificados pelas autoridades com o fato de ser espécie perene, possibilitando produção de energia em maior volume e durante o ano inteiro.
A planta apresenta elevado teor de óleo e grande potencial produtivo, graças às características físico-químicas adequadas à produção de biocombustível.
Entre as principais ações do governo para a domesticação da cultura estão investimentos dos Ministérios da Agricultura e da Ciência e Tecnologia, além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Em 2009 foi realizado o 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso e somente em projetos de formação do Banco Ativo de Germoplasma , coordenado pela Embrapa Agroenergia, estão sendo aplicados 6,8 milhões de reais,  garantindo disponibilidade de maior número de variedades da espécie.
Em 2010, também foi criada Aliança Brasileira para Biocombustíveis de Aviação (Abraba), reunindo empresas aéreas, instituições de pesquisa, produtores de biomassa e fabricantes aeronáuticos, visando o desenvolvimento e certificação de biocombustíveis sustentáveis para aeronaves.
A entidade entende que o aproveitamento de combustíveis renováveis e produzidos a partir de biomassa é opção decisiva para a manutenção da expansão da indústria de aviação, em economia empenhada na redução da emissão de carbono.  
O Brasil se destaca nesse esforço, pela sua vocação e tradição no desenvolvimento de fontes energéticas alternativas, somadas ao domínio de tecnologias aeronáuticas, trazendo ganhos significativos ao meio ambiente, sem prejuízos ao crescimento econômico.
A aviação comercial é responsável por cerca de 2% dos gases de efeito estufa liberados na atmosfera do planeta e a utilização do bioquerosene é uma alternativa para a redução dessas emissões.
Até mesmo a Associação Internacional do Transporte Aéreo reconhece que o pinhão manso é uma das três matérias-primas mais promissoras do mundo para a aviação. Com isso, a previsão de especialistas é que o biocombustível seja utilizado em aviões de todo o mundo no prazo de cinco anos.

*O autor é deputado federal pelo Paraná

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ademir Bier é o novo presidente da Comissão de Finanças



Após sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná realizada no último dia 15 de fevereiro, terça-feira, ficou decidido por consenso entre os parlamentares que o deputado estadual Ademir Bier (PMDB) ficará responsável pela Comissão de Finanças ao longo do próximo biênio.
Ademir Bier já havia sido presidente da Comissão de Finanças em seu primeiro mandato (1999-2002), época em que foi ainda vice-presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente.
Já em seu segundo mandato, de 2003 a 2006, foi presidente da Comissão de Orçamento, tendo também respondido pela presidência da Comissão de Segurança Pública (sendo reconhecido por seu trabalho em prol da aprovação da PEC-64) e pela vice-presidência da Comissão de Transportes e Comunicação entre 2009 e 2010.
O PMDB ficou ainda com mais três comissões, sendo o maior número entre os partidos da Assembleia.  Nereu Moura ficou com a de Orçamento, Luiz Eduardo Cheida com a de Ecologia e mais um nome ainda não definido à comissão de Ciência e Tecnologia.
As outras comissões parlamentares ficaram com os deputados Nelson Justus (Constituição e Justiça), Mauro Moraes ( Segurança Pública),  Rose Litro (Direito da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso),  Ney Leprevost (Esportes) e Duílio Genari (Tomada de Contas), Hermas Brandão Jr (Agricultura), Osmar Bertoldi (Educação), Péricles de Mello (Cultura), André Bueno (Indústria, Comércio e Turismo), Leonaldo Paranhos (Defesa do Consumidor), Dr. Batista (Saúde) e Marcelo Rangel (Obras Públicas, Transportes e Comunicação).

Fonte: Assessoria de Imprensa

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Secretaria de Agricultura realiza operação de limpeza nos bairros de MCRondon


Atendendo a determinação do prefeito Moacir Froehlich e do vice-prefeito Silvestre Cottica, a secretaria de Agricultura e Política Ambiental inicia nesta quarta-feira, operação de limpeza nos bairros.
Conforme o diretor da pasta, Hilário Gauer, o trabalho iniciará nos bairros São Lucas, Jussara e Elizabete. Estarão sendo realizadas podas de árvores, recolha de entulhos, corte de grama nas vias públicas, entre outros. “Pedimos para que os munícipes que queiram realizar podas externas de árvores nestes bairros, peçam durante a realização da operação. Estaremos realizando estes trabalhos em todos os bairros rondonenses”., destaca Hilário Gauer.
Os munícipes devem ficar atentos, pois a operação estará sendo realizada nos outros locais, previamente divulgados nos meios de comunicação do município.

Foto: Ademir Herrmann

sábado, 12 de fevereiro de 2011

R$ 117 milhões serão investidos na recuperação da BR-163 de Rondon a Guaíra


Uma das mais importantes obras para o município de Marechal Cândido Rondon foi apresentada ontem (11), na sala de reuniões do gabinete da prefeitura. Na oportunidade o prefeito Moacir Froehlich, acompanhado do vice-prefeito Silvestre Cottica, explicou em detalhes como será executado o projeto de restauração e duplicação da Rodovia BR-163, que já está em processo de licitação.
O projeto engloba a duplicação do trecho que liga o acesso de Nova Santa Rosa ao portal da cidade, além de melhorias no trevo da AACC, implantação de acostamentos e terceiras faixas. O trecho apresenta grande volume de tráfego e condições geométricas boas, mas as condições operacionais e de segurança variam de regular a ruim principalmente em função do grau de deterioração do revestimento e devido à falta de acostamentos e terceiras faixas. Por conta disso, os principais fatores condicionantes do projeto são o tráfego atual e futuro que é bastante elevado, pois trata-se de uma rodovia que interliga os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul e também faz a ligação com a cidade de Salto de Guairá, Paraguai.
A pista de rolamento está em condições ruins de uso, não existem acostamentos, faixas de segurança, o sistema de sinalização encontra-se em estado bastante precário no que tange aos aspectos de conservação, necessita de complementações e existem ao longo da rodovia vários acessos secundários sendo que a maioria deles está em locais impróprios e mal conservados.
Em virtude disso, a fim de melhorar a segurança no trânsito, além da restauração da pista existente através de várias intervenções, está prevista a implantação de 12 acostamentos, inclusão de terceiras faixas e a melhoria dos acessos já existentes. Para tanto, na duplicação dentro do perímetro urbano de Marechal Cândido Rondon foram revisadas as três interseções em nível existentes adotando-se o tipo canalizada como solução para um melhor fluxo de tráfego o que irá minimizar a interferência urbana neste segmento.
O processo de licitação já está em andamento e as propostas serão abertas no próximo dia 15 de março. A partir da definição da empresa vencedora  a previsão é de que a obra seja concluída no prazo de 720 dias.
Na oportunidade o prefeito Moacir Froehlich também mencionou outras obras que serão realizadas e algumas que estão andamento. Dentre elas destaque para a  duplicação e remodelação da Avenida Irio Welp, que terá investimentos de R$ 2,5 milhões; recuperação urbana, que terá investimentos de R$ 2,8 milhões, com o recape asfáltico e sinalização da Avenida Rio Grande do Sul e outras ruas, entre outras.
O prefeito também apresentou o trabalho realizado na Avenida Maripá e as pavimentações em andamento no interior, caso do trecho do acesso ao Clube Lira até Novo Horizonte, que terá investimentos de R$ 899.603,39, em Novo Três Passos, investimento de R$ 145.500,00 e de Margarida a Pato Bragado, com investimentos de  R$ 985.000,00.
Sobre os investimentos da BR-163, o prefeito municipal diz compartilhar esta conquista com todos os deputados que representam o município. “A obra é muito importante para todos os munícipes, especialmente aqueles que residem ao lado leste da BR-163. Trará maior segurança a todos. Temos muitas indústrias localizadas no trecho entre o trevo de Nova santa Rosa até o portal. Todo este trecho será reformulado. Vale ressaltar que as obras se estenderão até o município de Guaíra”.



O prefeito Moacir Froehlich apresentou em detalhes o projeto de remodelação da BR-163.
Foto: Ademir Herrmann

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Contaminação em ovos convencionais causa demanda excessiva de orgânicos na Alemanha

No início de janeiro, a contaminação com dioxina em ração de aves e suínos na Alemanha foi ainda maior do que o esperado. A estimativa foi de 3 mil toneladas de ração animal contaminada e distribuída para mais de mil produtores. Apesar do Governo ter garantido que toda a ração contaminada foi retirada do mercado, o impacto na população já havia sido causado. Fazendas chegaram a distribuir ovos contaminados em Estados como a Renânia do Norte-Vestfália e a Saxônia-Anhalt. Milhares de aves foram sacrificadas e o Governo ainda não sabe explicar o que pode ter causado esta contaminação.
Esta situação levou a uma procura ainda maior por ovos e carne de porco orgânicos. Entretanto, há um limite para a produção ecológica e já faltam produtos no mercado.  O tempo para preparação de novos animais no manejo orgânico não é suficiente para atender a atual demanda, o que vem levando a importação de países vizinhos.
A contaminação da dioxina foi um dos principais debates realizados na Semana Verde, em Berlin, maior feira dos setores agrícola e alimentício do mundo. O evento conta com mais 1600 expositores de 57 países.

Fonte:http://planetaorganico.com.br/site/index.php/c/noticias/

Fórum Social Mundial 2011: agricultura familiar na África pode representar 85% da produção

O tema principal em debate do Fórum Social Mundial 2011, em Dacar, Senegal, é o desenvolvimento da África. Um dos aspectos importantes a serem examinados é a agricultura do Continente como meio de enfrentar a crise econômica e social. São 60 mil participantes e 300 atividades programadas para cada dia.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o líder do Movimento dos Agricultores, Mamadou Cissokho, trouxe os dados que a agricultura familiar corresponde a 85% de toda a produção africana, e 55% da população vive dessa atividade.  Ele criticou os Governos locais: “Não entendemos por que os governantes não podem negociar melhor a proteção da nossa produção agrícola”. Quanto ao tema do meio-ambiente, citou a necessidade de mais projetos e programas de conservação dos ecossistemas na África.
Fonte: http://planetaorganico.com.br/site/index.php/c/noticias     

Unioeste oferece curso de Gramática do Português

Dominar a ortografia e as estruturas da língua portuguesa é um desafio. Por isso, o Colegiado do curso de Letras e o Programa de Ensino de Línguas (PEL), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, vão oferecer este ano o curso de Gramática do Português.

A atividade é um projeto de extensão, organizada por docentes e acadêmicos do curso de Letras da Universidade. Os objetivos são: desenvolver habilidades metalinguísticas, aprofundar os conhecimentos sobre a variedade padrão da língua portuguesa, viabilizar o domínio da ortografia e das estruturas da língua, nos níveis morfológico e sintático, e desenvolver a autonomia da correção gramatical em diferentes situações de comunicação.

Para as professoras Alcione Tereza Corbari e Sanimar Busse, coordenadoras do projeto, a ideia de oferecer o curso de gramática surgiu pela procura de acadêmicos da Unioeste e pela comunidade externa. Elas lembram ainda que serão enfocados conteúdos de ortografia, morfologia e sintaxe.

Inscrições
O curso é direcionado à comunidade que tenha no mínimo o Ensino Fundamental completo. As inscrições podem ser feitas de 14 a 25 de fevereiro, na sala 3, corredor C, do prédio antigo, do Campus Cascavel, das 14 às 19 horas. Já as aulas serão ministradas nas segundas-feiras, das 18 às 20 horas, a partir de 28 de fevereiro.

Línguas estrangeiras
O PEL abrirá na segunda-feira também as inscrições para os cursos de Inglês, Francês, Espanhol, Italiano, Alemão e Mandarin (chinês). As inscrições para o nível pré-intermediário ao avançado podem ser feitas de 14 a 18 de fevereiro, das 14h às 19h. Já as inscrições para o nível básico podem ser feitas de 21 a 25 de fevereiro. O valor da taxa de inscrição para todos os cursos ofertados pelo PEL é de R$ 150 para pessoas que tenham vínculo com a Unioeste e de R$ 200 para pessoas da comunidade externa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Motocenter

Moacir Froehlich participa de audiência do DNIT em Curitiba


Nesta sexta-feira (11), o prefeito de Marechal Rondon, Moacir Froehlich, apresentará à imprensa regional o projeto de readequação e duplicação da BR-163 que já está em processo de licitação. A obra orçada em R$ 117 milhões também contemplará a área urbana do município. O prefeito se diz entusiasmado com a conquista e o projeto será um verdadeiro cartão postal, pois prevê a duplicação no trecho de acesso a Nova Santa Rosa até o portal da cidade. Travessias de pedestres, alterações no trevo da AACC e outras melhorias que virão para salvar vidas são destacadas pelo prefeito Moacir. Na última terça-feira (08), ele esteve em Curitiba onde participou de audiência com o Superintendente Regional do DNIT, José da Silva Tiago, acompanhado do Deputado Ademir Bier e do Presidente da Câmara de Comércio Brasil/Alemanha, Werner Wanderer (foto). 

Foto: Luciano d'Miguel
Texto: Assessoria de Imprensa