sábado, 5 de fevereiro de 2011

Prefeitos buscam alternativas para o problema do lixo em municípios da região

Seis municípios da região estão buscando uma alternativa para o tratamento de resíduos e redução dos seus passivos ambientais.
Estão envolvidos neste processo, os prefeitos de Marechal Cândido Rondon, Toledo, Palotina, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa e Maripá.
Juntos, os seis municípios produzem hoje cerca de 150 toneladas de lixo por dia, encaminhados a aterros próprios ou particulares. Existe ainda a possibilidade de outros municípios do Oeste também participarem da iniciativa.
Os prefeitos estão preocupados com alternativas para o destino adequado, evitando passivos ambientais além da preocupação com o crescimento das cidades e conseqüentemente com o volume de materiais gerados. Nesta semana, o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, acompanhado do prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinatto, esteve em Unaí, Minas Gerais, para conhecer uma espécie de usina que transforma lixo em carvão. Trata-se do Projeto Natureza Limpa, que é um sistema altamente sustentável que possibilita a produção de energia termoelétrica, através da produção de briquetes de carvão.
Um produto de alto valor calórico que usa como matéria-prima o lixo residencial, industrial e urbano (resíduos orgânicos, plástico, pneus, papel, madeira, entre outros) das pequenas, médias e grandes cidades, sem a necessidade de coleta seletiva. Resíduos que acabam sendo depositados em lixões e aterros, comprometendo de diversos modos o nosso meio ambiente e a sociedade.

Solução

Por utilizar o lixo como matéria-prima, o Projeto Natureza Limpa visa a médio e longo prazo, a extinção dos lixões e aterros sanitários nos municípios onde forem instaladas as usinas, acabando com os sérios problemas ambientais e sociais causados pelos mesmos.
Outras consultas ainda serão realizadas pelos prefeitos, até que seja encontrada a modalidade ideal para o tratamento de resíduos. Eles também querem conhecer iniciativas em funcionamento em países de primeiro mundo para certificar-se da viabilidade do projeto e necessidade de investimentos. Atualmente existe uma usina desenvolvida na Alemanha para a separação dos materiais recicláveis e tratamento dos resíduos que são transformados em energia elétrica e gás veicular.

Fotos: Divulgação


Na usina o lixo é transformado em carvão













Prefeitos da região em visita a usina em Unaí, Minas Gerais

Nenhum comentário: