quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Focos do mosquito Aedes Aegypti aumentaram em Marechal Rondon


A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, comandada pelo vice-prefeito, Silvestre Cottica, vem realizando contantes trabalhos para evitar a proliferação do mosquito da dengue, o  Aedes Aegypti. Além de acompanhamentos dos índices através de visitas em residências, constantes  campanhas de conscientização são realizadas.
Apesar de todos os esforços o índice não têm se mostrado favorável neste início de ano. No ano de 2010, o LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti) apresentou no mês de janeiro índice de 6,95%. No mês de abril, 7,10%; em junho 1,44%; em outubro, 1,13 e em novembro 0,70%, o que demonstra uma redução considerável e satisfatória ao longo do ano. Porém, no mês de janeiro deste ano, o índice voltou a subir para 3,10%.
Conforme o Coordenador Municipal do Controle de Dengue, Zacarias Santos Filho, em todo o município estão sendo registrados focos de larva do mosquito principalmente na região central da cidade. Ele pede que todos colaborem, verificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito, caso de calhas, vasos de flores, bebedouros de animais, caixas d'água, garrafas, recipientes plásticos que possam acumular água, entre outros.
O Secretário de Saúde, Silvestre Cottica, destaca que não basta o trabalho que vem sendo realizado pelos agentes de endemias, a população também deve colaborar. “A população não pode descuidar. O trabalho de eliminação dos focos do mosquito deve ser constante. Temos que evitar um possível surto da doença”.
Municípios da região já registraram casos da doença como é o caso de Maripá, Palotina, Santa Helena e Toledo.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM/MCR - Foto: Ademir Herrmann

Nenhum comentário: