sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Contaminação em ovos convencionais causa demanda excessiva de orgânicos na Alemanha

No início de janeiro, a contaminação com dioxina em ração de aves e suínos na Alemanha foi ainda maior do que o esperado. A estimativa foi de 3 mil toneladas de ração animal contaminada e distribuída para mais de mil produtores. Apesar do Governo ter garantido que toda a ração contaminada foi retirada do mercado, o impacto na população já havia sido causado. Fazendas chegaram a distribuir ovos contaminados em Estados como a Renânia do Norte-Vestfália e a Saxônia-Anhalt. Milhares de aves foram sacrificadas e o Governo ainda não sabe explicar o que pode ter causado esta contaminação.
Esta situação levou a uma procura ainda maior por ovos e carne de porco orgânicos. Entretanto, há um limite para a produção ecológica e já faltam produtos no mercado.  O tempo para preparação de novos animais no manejo orgânico não é suficiente para atender a atual demanda, o que vem levando a importação de países vizinhos.
A contaminação da dioxina foi um dos principais debates realizados na Semana Verde, em Berlin, maior feira dos setores agrícola e alimentício do mundo. O evento conta com mais 1600 expositores de 57 países.

Fonte:http://planetaorganico.com.br/site/index.php/c/noticias/

Nenhum comentário: