quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cursos de qualificação profissional em Marechal Rondon



Com o objetivo de oportunizar qualificação profissional aliada à formação cidadã, convergindo para a necessidade da indústria e a inclusão de profissionais qualificados para o mercado de trabalho, teve início na noite de ontem (01) os cursos de Auxiliar de Panificação e de Auxiliar de Confecção no Cemep (Centro Municipal de Ensino Profissionalizante), em Marechal Rondon. Durante a cerimônia de abertura estiveram presentes a secretária de Assistência Social, primeira-dama Maria Cleonice Froehlich, o diretor de Departamento, Charles Fischer, a pedagoga do Senai, Eliane Byk Herrmann e professores. 
Viabilizados através da parceria entre a prefeitura de Marechal Rondon, por intermédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, SESI/Senai e o Supercopragril, os cursos fazem parte do programa “O caminho da profissão”. Ele é destinado ao público jovem e adulto, excluído do mercado e de baixa renda, mas que buscam oportunidades no mercado de trabalho. Cada curso conta com 160 horas divididas em: 112 horas de formação profissional e 48 horas de formação cidadã, ministradas no Cemep e na panificadora do Supercopagril.

Formação Profissional

Para a formação cidadã estão programadas aulas teóricas sobre as Relações Interpessoais, Saúde e Segurança no Trabalho, Meio Ambiente além de Ética e Cidadania. Por outro lado, a formação profissional do curso de  Confecção engloba os tipos e operação de máquinas para confecção,  conserto de peças e montagem, além de costura. Já o curso de Panificação irá abordar a teoria da panificação, máquinas e equipamentos, ingredientes básicos, processo de panificação e higiene aplicada à manipulação de alimentos. A previsão é de que o encerramento dos cursos aconteça no dia 31 de março, sendo que, ao seu final, os alunos vão receber certificado do Senai e um kit profissional.
A pedagoga do Senai, Eliane Byk Herrmann, explica que “os cursos são de grande importância porque existe um grande número de vagas no município e as empresas sentem falta de qualificação profissional por parte dos candidatos. Ressalto também que ainda estão abertas as incrições para o curso de Auxiliar de Confecção no período da tarde. Os interessados podem fazê-las diretamente no Cemep”. 


Na ocasião, foi feita uma breve explanação sobre os principais objetivos dos cursos aos aluno. 
Foto: Vanderleia Kochepka

   
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: