segunda-feira, 18 de abril de 2016

JORNALISMO ALTERNATIVO



PORTO ALEGRE GANHA INÉDITO CURSO DE JORNALISMO ALTERNATIVO



Do Jornal Já:
O primeiro curso de Jornalismo Alternativo de Porto Alegre, promovido pelo coletivo Nonada – Jornalismo Travessia, começou oficialmente neste final de semana com lotação esgotada de 45 alunos.
A aula inaugural, “Pra que(m) serve o jornalismo alternativo?” teve como convidados Alexandre Haubrich, do site Jornalismo B, e Márcio Figueira, da TV Restinga.
Curso-Jornalismo-Alternativo-03
A iniciativa tem o objetivo de difundir a criação de novos veículos independentes e de atuação contra-hegemônica, bem como incentivar a união dos midialivristas em prol da democratização da comunicação.
O curso, aberto a não jornalistas, é dividido em 6 módulos, e vai abordar questões como a empatia, a representatividade e o lugar de fala no jornalismo, diferenças entre jornalismo alternativo e comunitário, os novos formatos de mídia livre, além da arte política e jornalismo cultural alternativo. Ao final do curso, os integrantes poderão criar seu próprio veículo independente ou realizar uma grande reportagem.
O Jornal JÁ participa da iniciativa, que contará também com aulas de outros profissionais da imprensa gaúcha, historiadores, desenhistas e artistas plásticos.
As aulas ocorrem quinzenalmente, nos sábados à tarde, no Santander Cultural. O projeto integra a campanha de financiamento coletivo contínuo do Nonada. Ainda é possível adquirir passes para os módulos separadamente.
Em 2016, o Nonada também pretende realizar uma versão compacta das aulas, na forma de oficina gratuita, em escolas públicas. Interessados podem escrever para nonada@nonada.com.br.

Fonte: http://jornalismob.com/2016/04/14/porto-alegre-ganha-inedito-curso-de-jornalismo-alternativo/

Nenhum comentário: