sábado, 22 de junho de 2013

200 MIL QUILOS DE LIXO/DIA





Empresas apresentam propostas para destinação do lixo da região

O encontro foi promovido pelo  Consórcio Intermunicipal para o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos e reuniu representantes de vários municípios.


Representantes dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal para o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos e de outros municípios da região se reuniram nesta sexta-feira (21) em Marechal Cândido Rondon para mais uma rodada de trabalho e discussões sobre a destinação do lixo na região.
O encontro aconteceu no auditório do Sicredi e foi conduzido pelo prefeito de Marechal Cândido Rondon Moacir Froehlich. Durante o encontro empresas apresentaram propostas, sugestões e soluções para a destinação do lixo orgânico da região. As ações se somam as demais discussões realizadas anteriormente nas reuniões de trabalho do Consórcio para definir em breve um modelo de atuação e de parceria para a implantação muito provavelmente de um aterro comum aos municípios parceiros em parceria com empresas especializadas do setor.
O prefeito rondonense, Moacir Frohelich, explicou que a partir destas apresentações está se realizando a exclusão de algumas propostas, para que ao final reste apenas uma que deverá efetuar o trabalho. “Será aceita a proposta que a maioria dos prefeitos e das equipes técnicas das prefeituras entendem ser a melhor. No encontro desta sexta-feira foram revistas algumas propostas e houve algumas propostas novas”.
A fabricação de tijolos a partir do aproveitamento do lixo, experiência que está sendo desenvolvida por um professor aposentado de Londrina, foi um dos fatos novos apresentados na reunião, que chamou a atenção de todos. “Temos que observar que seja uma solução para os resíduos sólidos da região e, principalmente, que seja economicamente viável para todos os municípios”, pontuou o prefeito rondonense.
De acordo com a nova legislação ambiental a Secretaria de Estado do Meio Ambiente determinou que os municípios têm até 2014 para ter um aterro sanitário que atenda as exigências legais.
A união através do Consórcio Intermunicipal tem o objetivo de criar alternativas mais baratas e eficientes para os municípios. Segundo o prefeito Moacir Froehlich, o Consórcio tem como objetivo evitar que seja construído um aterro sanitário em cada município. “Tendo um aterro único, colocado em uma posição geográfica equidistante para todos, seria o ideal. Há também propostas que utilizariam estes resíduos para outros fins. São todas opções que estão sendo avaliadas. Esperamos chegar a um denominador comum e através do Consórcio fazer o melhor para todos. Caso não haja um entendimento entre os municípios, através de novos encontros que serão marcados,  voltará a ser analisado a questão individual de cada município. Mas estou confiante que chegaremos a um entendimento”, acrescentou o prefeito rondonense.

Encontro contou com a presença de representantes de vários municípios da região.
Foto: Roges Freitag



Fonte: ACS/PM/MCR/PR/BR 
Links relacionados: http://www.opresente.com.br/geral/consorcio-busca-solucao-para-200-toneladas-de-lixodia-40888/ 



Nenhum comentário: